Trabalhos Aceitos
- Desenvolvimento de Artefatos Educacionais para o Letramento Digital de Pessoas Idosas: Trabalhando com IHC na disciplina de Tecnologias na Educação - Taciana Pontual Falcão (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
- Design Critique: Promovendo a Reflexão em Ação em Projetos Práticos de IHC - Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará)
- Design Ético em Black Mirror: Identificando e discutindo Padrões Obscuros em IHC - Yuska Paola Costa Aguiar (Universidade Federal da Paraíba)
- Explorando - com massinha de modelar - o processo de design em IHC&UX - Milene Silveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
- GamifiCHI: Emblemas Tematizados - Milene Silveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Roberto Pereira (Universidade Federal do Paraná) e Kamila Rodrigues (Universidade de São Paulo)
- Ideando e visualizando grupo de usuários: dos personagens às proto-personas - Luciana Zaina (Universidade Federal de São Carlos)
- O que as aplicações querem saber sobre nós? Prática de inspeção de Transparência de Dados Pessoais - Thiago Coleti (Universidade Estadual do Norte Paraná) e Marcelo Morandini (Universidade de São Paulo)
- O que esperar de Interação Humano-Computador? Explorando visões dos pesquisadores sêniores da área - Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina)
- Passa-ou-Repassa de IHC: Uma Revisão Divertida dos Conteúdos Estudados - Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará)
- Prova em Teia: Avaliando o Conhecimento Teórico de IHC com Modelos Conceituais - Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará)
Chamada de Trabalhos
O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2023, é o principal fórum brasileiro no qual docentes, cientistas e estudantes de IHC, entre outras pessoas interessadas no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar experiências, métodos e ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem de IHC.
Em linha com o tema do IHC 2023 - “Tecendo as interfaces entre o físico e o virtual” - nosso espaço estará dedicado a atividades mão-na-massa com foco, principalmente, na divulgação de práticas a serem utilizadas em sala de aula.
Consideramos que artigos mais aprofundados sobre experiências no Ensino de IHC serão submetidos à Trilha de Relatos de Experiência, este ano trabalharemos com submissão de práticas usadas em sala de aula com o intuito de gerar um livro digital a ser disponibilizado à comunidade. Durante o evento, estas práticas serão discutidas e experimentadas pelos participantes.
Instruções para Submissão
As submissões não são anônimas, portanto os nomes das pessoas autoras devem ser incluídos. As práticas devem ser escritas em português, seguindo template específico , que incluirá os seguintes itens:
- Nome da prática
- Tópico (O que trata?)
- Objetivo (Para que?)
- Materiais (Com que materiais?)
- Método (Como usar em aula?)
- Avaliação (Como avaliar? se aplicado ao caso)
- Experiência de uso (Quantas vezes foi aplicada? Quantas turmas/alunos já participaram? Em qual modalidade de ensino? Quais foram as lições aprendidas?)
As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo todos os itens anteriormente expostos). As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.
Processo de Revisão
Cada submissão será revisada por pelo menos dois especialistas em IHC. As práticas serão selecionadas para publicação como capítulo do referido livro com base na qualidade do trabalho e no detalhamento que leve a reflexão e possível replicação de uso.
Publicação
Será necessária a inscrição de ao menos uma pessoa autora e a apresentação do trabalho durante o Workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação para inserção do artigo no livro.
Apresentação
As apresentações das práticas deverão ser feitas presencialmente durante o evento e instruções específicas serão dadas às pessoas autoras em momento oportuno.
Comitê de Programa
- Isabela Gasparini (UDESC)
- Luciana Aparecida Martinez Zaina (UFSCar)
- Milene Selbach Silveira (PUCRS)
- Roberto Pereira (UFPR)
Coordenação
Isabela Gasparini (UDESC) – isabela.gasparini@udesc.br
Milene Selbach Silveira (PUCRS) – milene.silveira@pucrs.br