Trabalhos Aceitos
-
Socorro Chatbot: Promoting regular blood donation through a conversation agent
- Paulo Henrique Souto Maior Serrano (Federal University of Paraíba)
-
Analyzing the Results of a Gerontology Data Collection Instrument: How do Specialists and Non-specialists Interpret the Data
- Suzane Santos dos Santos (Universidade de São Paulo)
- Marcelle Pereira Mota (Universidade Federal do Pará)
- Brunela Della Maggiori Orlandi (Universidade de São Paulo)
- Kamila Rios da Hora Rodrigues (Universidade de São Paulo)
-
Online interaction codesign: an experience report with elderly women
- Valéria Argôlo Rosa (State University of Southwest Bahia)
- Diego Zabot (Federal University of Bahia)
- Ecivaldo de Souza Matos (Federal University of Bahia)
- Juliana Maria Oliveira dos Santos (Federal University of Bahia)
-
May We Consult ChatGPT in Our Human-Computer Interaction Written Exam? An Experience Report After a Professor Answered Yes
- André Pimenta Freire (Universidade Federal de Lavras)
- Paula Christina Figueira Cardoso (Universidade Federal de Lavras)
- André de Lima Salgado (Universidade Federal de Lavras)
-
Inclusion of deaf people in industry: Lessons learned from the usability evaluation of AppTalk
- Saymon Holanda (Universidade Federal do Ceará)
- Larah Virginia (Universidade Federal do Ceará)
- Ingrid Monteiro (Universidade Federal do Ceará)
-
Exploring Digital Misinformation as a Sociotechnical Phenomenon: Insights from a Small-scale Study
- Alisson Puska (Federal University of Paraná)
- Roberto Pereira (Federal University of Paraná)
-
Beauty is in the eye of the beholder: An Experience Report on Evaluating Aesthetics of a Design System for HUDs in EUD Serious Games
- Mariana Bernardino Muri (Universidade Federal do Ceará)
- Kamila Rios da Hora Rodrigues (Universidade de São Paulo)
- Ticianne de Gois Ribeiro Darin (Universidade Federal do Ceará)
-
Encouraging learners to seek and explain communicability issues about Consent Request
- Wesley Nunes da Silva (Universidade Federal Fluminense)
- Mônica da Silva (Universidade Federal Fluminense)
- Luciana C. de Castro Salgado (Universidade Federal Fluminense)
Chamada de Trabalhos
Neste ano, o XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023) ocorrerá em Maceió (AL) de 16 a 20 de outubro. Trata-se do maior evento nacional na área de Interação Humano-Computador, classificado pela CAPES no estrato Qualis A3 no quadriênio 2017-2020, com índice H5 11 em 2020.
Convidamos docentes, extensionistas e profissionais da indústria (setor público ou privado) que atuam na área a submeterem artigos completos para a Trilha de Relatos de Experiências. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente experiências voltadas à área de IHC, seja, por exemplo, no campo do ensino de IHC, na avaliação de experiências de/por usuários, na adoção de conceitos e métodos da IHC em ações de extensão universitária, assim como experiências na indústria (pública ou privada) com fundamentação teórico-metodológica na área.
Em seu relato de experiência, as pessoas autoras devem caracterizar o contexto, as partes envolvidas e a relevância da experiência relatada; também devem estar atentas à qualidade da apresentação metodológica para apropriação por outras pessoas; além de oportunizar reflexões significativas sobre essa experiência a partir de adequada fundamentação teórico-metodológica. Espera-se que os relatos submetidos a esta trilha sejam originais, portanto, não tenham sido publicados ou submetidos a outros fóruns ou veículos.
Instruções para Submissão
Artigos da Trilha de Relatos de Experiências devem ter até 10 páginas, excluindo referências. Podem ser escritos em Inglês ou Português, e devem ser anônimos. Recomendamos fortemente o uso do modelo Latex do Overleaf , sendo também possível trabalhar diretamente com os arquivos fontes do Latex. Alternativamente, você pode utilizar o modelo do MS-Word. Ao produzir seu artigo, sugerimos que você consulte o texto Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro.
Antes de submeter o artigo, certifique-se de atender aos seguintes requisitos de formatação:
- garantir que o título está apenas em inglês;
- garantir que as keywords estão apenas em inglês;
- garantir que o abstract está apenas em inglês e se o título da seção está definido como “Abstract” (e não Resumo);
- garantir que a seção “CCS Codes” está definida de acordo com o padrão da ACM;
- garantir que haja uma seção “ACM reference format”, conforme modelo;
- garantir que o cabeçalho das páginas pares contém o nome/data/local do evento do lado esquerdo e os nomes das pessoas autoras do lado direito;
- garantir que o cabeçalho das páginas ímpares contém o título do artigo do lado esquerdo e nome/data/local do evento do lado direito.
As pessoas autoras também são encorajadas a examinarem criticamente suas referências, histórico e métodos, esforçando-se para evitar e combater diferentes preconceitos na ciência (por exemplo, preconceito de gênero, raça, etnia, classe social, deficiência, etc.)
Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF, adotando-se o sistema JEMS. Ao submeter seu artigo, você se declara responsável por qualquer aspecto ético relacionado, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, quando necessário. Encorajamos fortemente que você atente para a acessibilidade dos artigos produzidos em formato digital. Recomendamos utilizar o Guia para produção de artigos acessíveis do CHI 2021 e o Guia produzido pelo Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO.
Para fins de agilidade no processo de publicação, as pessoas que compartilham da autoria de um artigo aceito deverão preencher formulários enviados pela pessoa coordenadora de publicação nas datas estipuladas. Tais formulários serão enviados para a pessoa listada como contato principal e deverão ser respondidos uma única vez por essa mesma pessoa. Por favor, atentem-se ao formato das referências indicadas, que devem conter o nome completo das pessoas autoras (de acordo com o modelo). As referências são numeradas e ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome da primeira pessoa autora.
Anonimização
A Trilha de Relatos de Experiências do IHC adotará um processo de revisão duplamente anônima. Os artigos submetidos devem ocultar os nomes e afiliação das pessoas autoras e as seguintes regras devem ser seguidas: (1) as citações a trabalhos relacionados das próprias pessoas autoras devem ser escritas em terceira pessoa; (2) o artigo submetido não deve mencionar artefatos em repositórios ou websites que permitam a identificação das pessoas autoras, ou isso deve ser feito de forma anônima; (3) se o artigo submetido apresentar uma evolução de um trabalho anterior, pode-se anonimizar a referência a esse trabalho na seção de referências bibliográficas; e (4) os revisores não serão encorajados a procurar referências que identifiquem as pessoas autoras em outras fontes, pois buscas em bibliotecas digitais ou artefatos existentes não invalidam as regras de anonimização. Em caso de aceitação do artigo, os dados devem ser incluídos na versão final.
Processo de Revisão
As submissões serão rejeitadas sem revisão se (1) não estiverem em conformidade com todas as instruções de submissão apresentadas acima, (2) estiverem fora do escopo da Trilha de Relatos de Experiências do IHC 2023 ou (3) tiverem sido enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou periódico). Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa. Se a submissão for aceita, as pessoas autoras devem considerar os comentários das revisões para preparar a versão final do artigo.
Em termos quantitativos, as pessoas revisoras devem avaliar cada artigo de acordo com vários critérios, a saber:
- Aderência à trilha. O artigo é aderente à trilha de Relatos de Experiências do IHC 2023? Contribuição à comunidade: As discussões e contribuições apresentadas são significativas para a comunidade de IHC e praticantes da área? Artigos submetidos a esta trilha não precisam necessariamente avançar o/a estado de/a conhecimento/arte.
- Qualidade da apresentação textual. O artigo está bem escrito e adequadamente apresentado quanto à linguagem, conteúdo e forma, seguindo o padrão do evento?
- Caracterização do contexto. O contexto está bem caracterizado, situando a experiência no tempo e no espaço? A apresentação do relato está bem justificada?
- Referência a trabalhos correlatos. São apresentadas referências que valorizem outras experiências? Atenção: artigos submetidos a esta trilha não precisam necessariamente avançar o/a estado de/a conhecimento/arte.
- Fundamentação teórico-metodológica. A experiência relatada possui base teórico-metodológica adequada e sólida?
- Qualidade da apresentação da experiência. Há alinhamento da experiência relatada com a fundamentação teórico-metodológica? As partes envolvidas são apresentadas? Os materiais e métodos são caracterizados adequadamente, de modo que outras pessoas ou grupos possam ressignificá-los?
- Reflexões sobre a experiência. As discussões são consistentes com a fundamentação teórico-metodológica apresentada? São significativas a ponto de provocarem revisões/evolução de práticas locais e/ou no âmbito da comunidade de IHC?
Além desses critérios, também será verificado o uso correto do modelo de formatação e referência adotado pelo evento, bem como o atendimento aos aspectos éticos.
Embora não interfira na avaliação final do artigo, as pessoas revisoras também serão convidadas a verificarem a existência de referências a publicações do IHC ou do JIS, além da adoção de referências a trabalhos relevantes de mulheres, pesquisadores de países em desenvolvimento (por exemplo, os da Sociedade Brasileira de Computação) e grupos sub-representados.
Publicação
Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento e serão indexados na Biblioteca Digital da ACM. A publicação está condicionada à inscrição, na categoria Profissional, de pelo menos uma das pessoas que participaram da autoria do artigo; ou, quando não houver alguém inscrito nesta categoria, ao pagamento da taxa de publicação adicional, além da inscrição. Para a publicação de mais de um artigo vinculado a uma mesma inscrição, será cobrada também a taxa de publicação para cada artigo adicional. Além disso, a publicação também está condicionada à apresentação do artigo durante o evento.
As pessoas autoras dos melhores artigos serão convidadas a submeter versões estendidas às revistas Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS) ou Journal on Interactive Systems (JIS).
Comitê de Programa
- Amanda Meincke Melo - UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa)
- Andre Freire - UFLA (Universidade Federal de Lavras)
- Angela Peres - UNCISAL (Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas)
- Anna Beatriz Marques - UFC (Universidade Federal do Ceará)
- Antúlio Oliveira - UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
- Bruno Gadelha - UFAM (Universidade Federal do Amazonas)
- Carla Rodriguez - UFABC (Universidade Federal do ABC)
- Caroline Queiroz Santos - UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
- Claiton Correa - IFFar (Instituto Federal Farroupilha)
- Clodis Boscarioli - Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
- Daniel Domingos Alves - IFMT (Instituto Federal de Mato Grosso)
- Ecivaldo de Souza Matos - USP (Universidade de São Paulo)
- Edson Rufino - UFES (Universidade Federal do Espírito Santo)
- Eduardo Tanaka - ELDORADO (Eldorado Research Institute)
- Emanuel Felipe Duarte - UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)
- Fernanda Lima - UnB (Universidade de Brasília)
- Francisco Barretto - UFBA (Universidade Federal da Bahia)
- Guilherme Guerino - UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná)
- Ildevana Poltronieri - 2Day
- Ingrid Monteiro - UFC (Universidade Federal do Ceará)
- Isabela Gasparini - UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)
- João Soares de Oliveira Neto - UFBA (Universidade Federal da Bahia)
- Kamila Rodrigues - USP (Universidade de São Paulo)
- Luciana Salgado - UFF (Universidade Federal Fluminense)
- Marcelle Pereira Mota - UFPA (Universidade Federal do Pará)
- Marcos Alexandre Rose Silva - UFSM (Universidade Federal de Santa Maria)
- Maria Villela - UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
- Maria Amelia Eliseo - MACKENZIE (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
- Mônica Paz - IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia)
- Milene Silveira - PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)
- Napoliana Souza - UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas)
- Patricia Freitas Campos de Vasconcelos - UFC (Universidade Federal do Ceará)
- Paulo Henrique Souto Maior Serrano - UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
- Priscilla Braz - UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
- Roberto Pereira - UFPR (Universidade Federal do Paraná)
- Rodrigo Bonacin - CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer)
- Silvia Amélia Bim - UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
- Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos - IFB (Instituto Federal de Brasília)
- Taciana Pontual da Rocha Falcão - UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
- Thiago Coleti - UENP (Universidade Estadual do Norte Paraná)
- Ticianne Darin - UFC (Universidade Federal do Ceará)
- Valéria Argôlo Rosa de Queiróz - UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
- Vania Almeida Neris - UFSCar (Universidade Federal de São Carlos)
- Vinicius Hartmann Ferreira - IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul)
- Williamson Silva - UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa)
- Yuska Paola Costa Aguiar - UFPB (Universidade Federal da Paraíba)
- Diego Zabot (Convidado) - UFBA (Universidade Federal da Bahia)
- Jean Felipe Patikowski Cheiran (Convidado) - UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa)
- Suzane Santos dos Santos (Convidado) - USP (Universidade de São Paulo)
Coordenação
Amanda Meincke Melo (UNIPAMPA) - amandamelo@unipampa.edu.br
Ecivaldo Matos (USP) – ecivaldo@ffclrp.usp.br