Minicursos Aceitos
Título: Evoluir é preciso: Movendo da Interação para a Integração Humano-Computador
Duração: 6h
Ministrantes: Glívia Barbosa (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Brazil), Raquel Prates (Universidade Federal de Minas Gerais - Brazil)
Resumo:
A ascensão das tecnologias autônomas e/ou inteligentes (e.g., veículos semi autônomos e assistentes virtuais inteligentes) está modificando a relação entre humanos e tecnologias de modo que, a “Era” da Interação está se estendendo para a “Era” da Integração Humano-Computador. Nessa nova “Era”, humanos e tecnologias se integram fisicamente e/ou conceitualmente e se tornam parceiros codependentes com autonomia para cooperar e colaborar entre si para atingir objetivos em comum. Para acompanhar essa evolução, pesquisadores de IHC definiram e caracterizaram um novo paradigma de interação, a Integração Humano-Computador (HInt), que estende o foco da área de IHC para abranger essa nova relação de parceria entre humanos e tecnologias [Farooq and Grudin 2016, Mueller et al. 2020, Barbosa et al. 2023]. O paradigma da HInt e as tecnologias parceiras oferecem novos desafios para a Comunidade de IHC, incluindo as demandas por ampliar o escopo de teorias e métodos de IHC para explorar os impactos, o design, o uso e a avaliação da HInt. Como a HInt é um paradigma emergente, essas demandas podem ser exploradas em diferentes perspectivas teóricas, inclusive na perspectiva da Teoria da Engenharia Semiótica (EngSem) [Barbosa and Prates 2022]. Diante deste cenário, o objetivo deste minicurso é: (1) expandir o conhecimento da Comunidade de IHC sobre a HInt e (2) apresentar uma base teórica, fundamentada na EngSem, para que estudantes, profissionais e pesquisadores da área possam explorar os desafios da HInt no âmbito de IHC. Esse minicurso é relevante e se justifica porque pode contribuir para que os participantes avancem no conhecimento sobre a existência da HInt e comecem a abordar esse novo paradigma na perspectiva da Teoria da EngSem. Assim, este minicurso pode fornecer uma lente teórica para que a Comunidade de IHC do Brasil possa contribuir para a evolução e consolidação da HInt como um paradigma de IHC.
Título: Análise Qualitativa em IHC: da codificação à criação de visualizações
Duração: 6h
Ministrantes: Suéllen Martinelli (Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Brazil), Joelma Choma (Universidade Federal de São Carlos - Brazil), Jullia Saad (Locaweb - Brazil), Luciana Zaina (UFSCar - Brazil)
Resumo:
Os estudos conduzidos na área de Interação Humano-Computador usualmente requerem análises qualitativas sobre diferentes tipos de dados coletados a partir de métodos como entrevistas, observações, etc. A análise qualitativa combinada ou não com análises quantitativas, possibilitam maior profundidade de análises e novas maneiras de representar os resultados. Artigos científicos que utilizam métodos de análise qualitativa nem sempre apresentam uma visão sistematizada deste processo o que pode gerar dúvidas sobre como reproduzir os mesmos passos em outra análise qualitativa similar. Desta maneira, este minicurso tem como propósito apresentar métodos para análise qualitativa baseadas em técnicas de codificação em diferentes níveis de abstração, que podem ser utilizadas por pesquisadores e profissionais de IHC em estudos com diversos propósitos.
Título: Ética em UX: Como Evitar Padrões Manipulativos de Design
Duração: 3h
Ministrantes: George Valença (Universidade Federal Rural de Pernambuco - Brazil), Davi Pradines (CESAR School - Brazil)
Resumo:
As Big Techs (GAFAM – Google, Amazon, Facebook, Apple e Microsoft; somadas à ByteDance, proprietária do TikTok) implementam estratégias para atrair um público diverso e monetizar sua atenção. No entanto, tais artifícios costumam negligenciar a proteção, segurança e até mesmo o bem-estar das pessoas que consomem ou produzem conteúdo online. Em suas plataformas, estas empresas adotam padrões manipulativos de design para modificar o conjunto de escolhas de usuários(as) e moldar seu fluxo de informações. Acima de tudo, tais padrões afetam a ética no desenvolvimento. Os prejuízos causados por esses padrões variam de acordo com o público, como o uso de interfaces “fofas” (cuteness) em robôs domésticos para idosos, que cria um forte apego emocional e promove uma “miopia de dados”. Crianças, por sua vez, são expostas a aplicativos com design manipulativo, que incluem pressão de tempo artificial, restrições de navegação e estímulos para prolongar o tempo de jogo ou realizar compras (RADESKY, 2022). Essas práticas comprometem o bem-estar online, transferência indevida de dados e violações de privacidade (SCHAFFNER et al., 2022). Esse cenário aumentou o escrutínio em relação ao bem-estar e autonomia dos usuários, especialmente de crianças e pessoas com baixa literacia digital. Nesse contexto, o objetivo do minicurso é incentivar a construção de soluções de software socialmente responsáveis e éticas, por meio de uma abordagem conceitual e prática de reflexão sobre padrões obscuros de design na experiência do usuário (UX).
Título: Pesquisa em Interação Humano-Computador com Pessoas com Deficiência
Duração: 3h
Ministrantes: André Freire (Universidade Federal de Lavras - Brazil), Daniela Tavares (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brazil), Renan Vinicius Aranha (IFMT - Brazil)
Resumo:
O desenvolvimento e avaliação de tecnologias interativas inclusivas demanda o efetivo envolvimento de pessoas com deficiência nos processos de concepção, construção e avaliação. Para que isso seja feito de forma efetiva, é necessário conhecimento sobre características dessas pessoas e sobre recursos de Tecnologia Assistiva utilizados por elas.
Sobre os minicursos
Os minicursos são eventos de curta duração sobre um tópico de pesquisa, desenvolvimento, ou tecnologia atual e/ou inovador(a), relacionado(a) à área da Interação Humano Computador (IHC), que possibilitam a pessoa participante aprender um novo assunto vinculado a sua área de atuação e/ou extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática. O público-alvo dos minicursos envolve estudantes de graduação, de pós-graduação, profissionais da área, pesquisadores e professores. Para estudantes de graduação e de pós-graduação, a inscrição nos minicursos será gratuita. No entanto, ainda assim será necessário se inscrever no evento principal. Todas as pessoas participantes dos minicursos receberão certificado.
Chamadas de trabalhos
A presente chamada visa convidar especialistas da academia e da indústria a organizar minicursos a serem oferecidos durante o XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023). Os minicursos do IHC 2023 terão a duração de 3 (três) ou 6 (seis) horas e podem ser apresentados em português ou inglês.
Submissão e seleção das propostas
As propostas devem se limitar a até duas páginas, em português ou inglês, utilizando o formato para artigos da SBC. As submissões devem, obrigatoriamente, conter as seguintes seções:
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Título, autores(as) e instituição (a submissão de minicursos não deve ser anônima);
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Indicação sobre o perfil do minicurso: teórico, prático ou teórico-prático;
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Justificativa (síntese da importância da temática escolhida);
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Sumário estendido (explicação resumida do que será ministrado em cada tópico);
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Público-alvo e pré-requisitos (especificar o público-alvo, delimitar o número máximo de participantes e sinalizar por que o minicurso proposto deve atrair a atenção desse público. Caso existam pré-requisitos, explicitar e justificar os mesmos);
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Biografia dos(as) autores(as) (apresentar cada autor(a) brevemente com ênfase na experiência relacionada ao minicurso);
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Duração do minicurso (3 ou 6 horas);
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Idioma em que será ministrado (português ou inglês);
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Infraestrutura e materiais necessários e desejáveis (tais como post-its, flipcharts, projetores, etc.);
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Referências bibliográficas básicas.
As pessoas autoras devem ficar atentas ao formato das referências, de acordo com o template requerido. As propostas de minicurso devem ser submetidas eletronicamente, em formato PDF, por meio do sistema JEMS .
As submissões serão revisadas e avaliadas por no mínimo 2 (dois) pesquisadores da comunidade de IHC, com o objetivo de analisar a interseção da proposta de minicurso com temas ligados à área e que sejam de interesse da comunidade.
Publicação dos minicursos selecionados
As pessoas autoras dos minicursos selecionados deverão enviar como versão final um resumo expandido de até duas páginas, seguindo o mesmo template, para publicação nos Anais Estendidos do IHC 2023. Além disso, as pessoas autoras podem disponibilizar recursos de apoio, como notas ou slides de curso, substanciais e autocontidos, acompanhados de uma bibliografia, aos participantes do evento, para aprofundamento dos tópicos abordados no curso. Sugere-se que os recursos de apoio sejam a posteriori disponibilizados à comunidade em geral na plataforma SOL da SBC.
Opcionalmente, caso tenham interesse, as pessoas autoras poderão submeter um artigo completo, descrevendo didaticamente o conteúdo apresentado no minicurso e outros dados provenientes da execução do minicurso como síntese da discussão e sugestões de trabalhos futuros. Este texto facultativo deve ter entre seis e oito páginas, e será publicado como artigo completo nos Anais Estendidos do IHC 2023. Este artigo substitui a submissão do resumo expandido. Caso as pessoas autoras das propostas de minicursos aprovados tenham interesse na publicação de capítulos de livros, haverá esforço da comissão organizadora para a publicação da obra. As tratativas para tal serão realizadas após o evento.
As pessoas autoras deverão autorizar a publicação do resumo expandido ou do artigo completo, além dos recursos do minicurso ou do capítulo de livro, se for o caso. Uma pessoa apresentadora de cada minicurso ganhará a inscrição gratuita no evento.
A publicação de um capítulo de livro depende de acertos futuros e seguirá cronograma a ser definido entre as pessoas interessadas.
Comitê de Programa
- Alessandro Assis - Nuance Communications
- André Freire - Universidade Federal de Lavras
- Anna Beatriz Marques - Universidade Federal do Ceará
- Bruna Rodrigues da Cunha - Instituto Federal de São Paulo
- Caroline Queiroz Santos - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
- Celso Saibel Santos - Universidade Federal do Espírito Santo
- Claudia Cappelli - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
- Diego Cardoso - Universidade Federal do Pará
- Ecivaldo Matos - Universidade Federal da Bahia
- Edson Rufino - Universidade Federal do Espírito Santo
- Evandro Miletto - Instituto Federal do Rio Grande do Sul
- Fábio Henrique Oliveira - Instituto Federal de Brasília
- Fernanda Lima - Universidade de Brasília
- Flávio Soares Corrêa da Silva - Universidade de São Paulo
- Georgia Pereira - Universidade Federal do Ceará
- Heitor Costa - Universidade Federal de Lavras
- Isabela Gasparini - Universidade do Estado de Santa Catarina
- Jair Leite - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
- Jean Rosa - ITI/LARSyS
- Kadidja de Oliveira - Instituto Federal de Brasília
- Kamila Rodrigues - Universidade de São Paulo
- Luciana Zaina - Universidade Federal de São Carlos
- Marcelo Pimenta - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Marcos Alexandre Rose Silva - Universidade Federal de Santa Maria
- Marilia Mendes - Universidade Federal do Ceará
- Roberto Pereira - Universidade Federal do Paraná
- Silvia Berenice Fajardo-Flores - Universidad de Colima
- Sylvana Karla Santos - Instituto Federal de Brasília
- Taciana Pontual Falcão - Universidade Federal Rural de Pernambuco
- Tayana Conte - Universidade Federal do Amazonas
- Tiago Barros Pontes e Silva - Universidade de Brasília
- Valdecir Becker - Universidade Federal da Paraíba
- Vania Almeida Neris - Universidade Federal de São Carlos
- Yuska Paola Costa Aguiar - Universidade Federal da Paraíba
Coordenação dos Minicursos
Valdecir Becker (UFPB) – valdecir@ci.ufpb.br
Vânia Neris (UFSCar) – vania.neris@ufscar.br