PREMIAÇÃO DE MELHORES ARTIGOS

Processo de premiação de melhores artigos

Este processo, alinhado com as coordenações de trilha e aprovado pela CEIHC, se aplica às trilhas de Artigos de Pesquisa, Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes, Relatos de Experiências, Pôsteres e Demonstrações, e IHC na Prática.

  1. Coordenadores de trilha identificam pelo ranking do JEMS os cinco artigos com melhor pontuação:

    • Para evitar conflitos de interesse:
      • Caso um dos coordenadores tenha artigo aceito na trilha, a outra pessoa coordenadora deve fazer essa verificação inicial, e, se necessário, conduzir o processo sem a participação da pessoa que é autora.
      • Caso ambas as pessoas coordenadoras tenham artigos aceitos na trilha, a verificação inicial deve ser feita pela coordenação de programa (da mesma forma, se for necessário, a coordenação de programa assume a condução do processo)
      • Caso as duas pessoas coordenadoras de programa também tenham artigos aceitos na trilha, a verificação inicial (e, se necessário, a condução do processo) deverá ficar a cargo da CEIHC.
    • Caminho no JEMS para gerar o ranking: Papers-> List Papers

      • Listing style: Paper list
      • Include: Accepted
      • Fields to show: paper number; paper title; average review score
      • Clicar em GAvg para ordenar pelo global average
      • Selecionar os cinco primeiros artigos
  2. Coordenadores de trilha analisam as revisões que os cinco artigos receberam, em termos de qualidade, coerência e profundidade, para verificar se os artigos deveriam de fato ser indicados:

    • Em caso de dúvidas, coordenadores devem fazer a leitura do(s) artigo(s)
    • Podem ser indicados menos de cinco artigos, se os coordenadores avaliarem que não há cinco artigos adequados à indicação
    • Artigos da sexta posição do ranking em diante podem ser analisados também, caso haja artigo(s) entre os cinco primeiros que não seja(m) considerado(s) adequado(s) à indicação.
  3. Coordenadores de trilha convidam pelo menos três pessoas (se forem mais pessoas, recomenda-se número ímpar) para formar a comissão que avaliará os artigos indicados:

    • A comissão deve ser formada logo após o envio das versões finais dos artigos e pré-análise pelos coordenadores de trilha, para que haja tempo razoável para o trabalho da comissão
    • Integrantes da comissão não podem ser autores dos artigos indicados
    • Integrantes não devem ter sido revisores dos artigos indicados
    • Integrantes devem ser pessoas da comunidade, por exemplo: frequentam e publicam no IHC / JIS; sejam ou tenham sido da CEIHC; tenham sido coordenadores da trilha.
  4. Coordenadores de trilha criam formulário de avaliação para passar para a comissão, com dois conjuntos de critérios pré-definidos:

    • Critérios gerais do IHC:

      • Contribuição à área de IHC (para a trilha de Relatos de Experiências, será usado: Contribuição à comunidade de IHC)
      • Corretude técnica (para a trilha de Relatos de Experiências, será usado: Qualidade da apresentação da experiência)
    • Critérios específicos da trilha (definidos pelos coordenadores da trilha, devem estar coerentes com o formulário de revisão usado na trilha)

      • Trilha de Pesquisa: Originalidade
      • Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes: Originalidade e Inovação
      • Trilha de Relatos de experiências: Reflexões sobre a experiência
      • Trilha de Pôsteres e demonstrações:

        • Pôsteres: Quão promissor é o trabalho em andamento?
        • Demonstrações: Aplicabilidade (o quão a ferramenta é aplicável na prática?)
      • Trilha de IHC na prática:

        • contribuição para as comunidades empresariais e acadêmicas.
    • Campo aberto para comentários auxiliares que complementem a avaliação de cada integrante
  5. Coordenadores de trilha enviam aos integrantes da comissão:

    • artigos (anônimos)
    • revisões recebidas na trilha (anônimas)
    • formulário de avaliação com todos os critérios
  6. Comissão faz a avaliação dos artigos indicados em duas etapas, no prazo de até duas semanas

    • Cada integrante da comissão faz sua avaliação individual preenchendo o formulário
    • A comissão se reúne para debater e deliberar sobre o resultado final
  7. Comissão comunica aos coordenadores de trilha o resultado da avaliação:

    • Melhor artigo
    • Menções honrosas (geralmente dadas a segundo e terceiro lugar)
  8. Coordenadores de trilha comunicam os resultados aos coordenadores de programa, tomando cuidado para manter o máximo de sigilo.

  9. Coordenadores de programa solicitam a produção dos certificados à organização geral

  10. Coordenadores de trilha enviam notificação a todos os autores que estão concorrendo à premiação

  11. Coordenadores de programa comunicam aos editores das revistas parceiras as informações sobre os indicados e premiados, para convites à submissão de versões estendidas