XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais

de 16 a 20 de Outubro de 2023

Maceió - AL, Brasil
imagem de fundo para boas vindas

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é um evento itinerante e a cada ano acontece em uma cidade do Brasil, para, dessa forma, atingir todas as regiões e possibilitar uma ampla participação da comunidade. A vigésima segunda edição do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023) comemora os 25 anos de realização do IHC, trazendo o evento para Maceió, a ensolarada capital do estado de Alagoas. O evento ocorrerá entre os dias 16 e 20 de outubro de 2023, em plena primavera, com "sol na medida certa" e início da época de alta temporada turística na cidade.

tecendo as interfaces entre o físico e o virtual

O IHC 2023 convida a comunidade científica a explorar o tema “Tecendo as interfaces entre o físico e o virtual”, em referência aos desafios recentes vividos durante, e após, a pandemia da COVID-19. O IHC tem sido um fórum científico de alto nível onde ideias têm sido apresentadas e discutidas, no intuito de avançar as pesquisas relacionadas à acessibilidade, ao design, e, ao uso e à avaliação de tecnologias computacionais voltadas para melhorar a vida das pessoas.


Fazendo uma alusão ao bordado de filé, artesanato registrado como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, nosso tema é formado por uma rede de fios com cores florais que lembram as atividades de pesca dos maridos das artesãs que vivem à beira das Lagoas Manguaba e Mundaú, no litoral alagoano. Os fios do bordado de filé remetem às interfaces que conectam os desafios da comunidade de IHC em construir debates e avanços científicos no campo da Interação Humano-Computador, vivenciada atualmente entre o mundo físico e o virtual.

MACEIÓ

Cultura e Belezas Naturais

Maceió é a capital do estado de Alagoas, situada na costa Nordeste do Brasil. Com suas praias de águas cristalinas e areias brancas, é um dos principais destinos turísticos da região, recebendo visitantes de todo o mundo ao longo do ano. A gastronomia local é outro destaque, com uma grande variedade de pratos de frutos do mar e culinária regional, que podem ser saboreados em diversos restaurantes espalhados pela cidade. Maceió é considerada de clima tropical úmido, com temperaturas médias que variam entre 23ºC e 28ºC ao longo do ano e sua população é de mais de 1 milhão de habitantes, sendo a quinta maior cidade do Nordeste do Brasil.


As praias de Maceió são, sem dúvida, sua principal atração turística. Entre as mais famosas estão a Praia do Francês, a Praia de Pajuçara, a Praia de Ponta Verde e a Praia de Jatiúca. Além disso, a cidade conta com diversas opções de lazer, como passeios de jangada, caminhadas ecológicas, mergulhos, museus, mirantes, pontos "instagramáveis", entre outros. A vida noturna é bastante agitada, com bares, boates e shows de música ao vivo, que animam moradores e turistas. Portanto, Maceió é uma ótima cidade para visitar praias paradisíacas, conhecer a cultura nordestina, se divertir em um ambiente acolhedor e participar de eventos de todos os tipos.

Maceió, um símbolo de Cultura

O símbolo deste ano é a vela das jangadas típicas das praias Maceió, com o interior preenchido com o filé, um bordado típico da região.

A vela das jangadas é um elemento icônico da região, sendo uma imagem facilmente reconhecida pelos moradores locais e visitantes. Ao incorporar essa imagem na logo do evento, queremos transmitir uma mensagem de identificação com a cultura local e um senso de pertencimento. Além disso, o interior preenchido com o bordado de filé é uma homenagem ao artesanato tradicional da região e mostrar nosso respeito e valorização pela cultura local, e também o incentivo de promover a preservação e continuidade da arte do bordado de filé.

O bordado de filé alinha um item da cultura local com o tema deste ano: “Tecendo as interfaces entre o físico e o virtual”.

Logo IHC
Imagem de um boradado de filé

O bordado de filé

O bordado de filé é uma técnica artesanal de bordado que tem origem na cidade de Maceió, sendo inclusive registrado como Patrimônio Cultural Imaterial. Além de ser uma técnica bonita e elegante, o bordado de filé tem um importante papel na preservação da cultura local e é uma importante fonte de renda para muitas famílias da região, ajudando a impulsionar a economia local.

Muitos dos desenhos e padrões utilizados na técnica são inspirados na natureza e nas tradições da região. Essa técnica utiliza uma malha de algodão como base para o bordado, e o resultado final é um trabalho delicado e intricado que pode ser utilizado em diversos tipos de peças, como roupas, acessórios e itens de decoração.

Conheça o IHC: 25 anos de história

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC), promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC), é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. O IHC tem sido bem-sucedido na missão de divulgar resultados de pesquisa, atraindo pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria interessados em investigação científica e prática relacionadas à criação, construção e avaliação de soluções computacionais para uso pelas pessoas. A integração de diferentes perfis, resultantes da interdisciplinaridade inerente à Interação Humano-Computador, resulta em um ambiente vibrante para troca de ideias sobre trabalhos em andamento e propício para o surgimento de parcerias, projetos, orientações, contatos profissionais, entre outros.

Em 2023, a comunidade brasileira de Interação Humano-Computador (IHC) celebra os 25 anos do seu principal evento, cuja primeira edição ocorreu em 1998, com o intuito de trocar experiências entre pesquisadores da área de IHC no Brasil. Na época, foi um Workshop dentro do Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software. Em 2000, o encontro ganhou autonomia e passou a integrar a série de “Simpósios Brasileiros” da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Entre 2002 e 2010, foi realizado a cada dois anos, em alternância com a Conferência Latino Americana de IHC (CLIHC). A decisão de mudança de periodicidade, em 2002, visava permitir que a comunidade brasileira, em formação naquela época, tivesse prazos mais longos para realizar pesquisas empíricas com usuários e apresentar resultados mais consolidados a cada edição do simpósio.

O crescimento dessa comunidade, no entanto, foi muito acentuado, quantitativa e qualitativamente, de modo que, em 2010, a assembleia da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC), reunida durante o IX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2011), optou por retomar a periodicidade anual do evento, a partir de 2011. Neste mesmo ano, em conjunto com o CLIHC, o simpósio foi realizado em Porto de Galinhas-PE e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas.

Antes de 2023, as edições do evento foram as seguintes: IHC 2022, em Diamantina-MG; IHC 2021, online; IHC 2020, no ciberespaço; IHC 2019, em Vitória-ES; IHC 2018, em Belém-PA; IHC 2017, em Joinville-SC; IHC 2016, em São Paulo-SP; IHC 2015, em Salvador-BA; HC 2014, em Foz do Iguaçu-PR; IHC 2013, em Manaus-AM; IHC 2012, em Cuiabá-MT; IHC 2011, em Porto de Galinhas-PE; IHC 2010, em Belo Horizonte-MG; IHC 2008 em Porto Alegre-RS; IHC 2006, em Natal-RN; IHC 2004, em Curitiba-PR; IHC 2002 em Fortaleza-CE; IHC 2001, em Florianópolis-SC; IHC 2000, em Gramado-RS; IHC 1999, em Campinas-SP; e, IHC 1998, em Maringá-PR. Mais informações sobre as edições anteriores podem ser encontradas na página da CEIHC.

A comemoração de 25 anos de encontros da comunidade de IHC no Brasil será em Maceió-AL, durante o IHC 2023. Todos e todas estão convidados a comparecer ao evento e celebrar essa data conosco.

Sobre a SBC

A Sociedade Brasileira de Computação – SBC é uma Sociedade Científica sem fins lucrativos, fundada em julho de 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o Brasil.

A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil, contribuindo para a formação do profissional da Computação com responsabilidade social.

Para a organização e divulgação de atividades, ações e eventos científicos, técnicos, educacionais e políticos, a SBC mantém uma estrutura de três tipos de Grupos Temáticos (GT), que são as Grandes Áreas (GA), as Comissões Especiais (CE) e os Grupos de Interesses (GI). Estes grupos reúnem associados com interesses comuns numa subárea da computação.

As Comissões Especiais (CE) representam grupos de associados da SBC que compartilham interesses e valores em determinada área da Computação. O associado vigente pode se inscrever nas listas de e-mail das Comissões Especiais (CE) da área que deseja acompanhar. Se você ainda não é um associado ou deseja renovar sua associação à nossa comunidade clique aqui e venha fazer parte da SBC.