PALESTRAS

Palestra de Abertura

Título: Fatores humanos, computação e crianças

Palestrante: Juan Pablo Hourcade

Descrição:

Os fatores humanos têm desempenhado um papel fundamental na história da computação, tornando processos mais eficientes, ampliando quem pode usar computadores e expandindo as aplicações da computação. Essas transformações levaram à onipresença da computação em nossas vidas, afetando até mesmo as crianças, nem sempre de maneira positiva. Nesta palestra, Hourcade apresenta uma visão para as tecnologias infantis que contrasta com as abordagens predominantes na indústria, com foco na criatividade, colaboração, conexões e controle, e apresenta um exemplo de tecnologia, o StoryCarnival, que segue na direção por ele proposta. Ele conclui discutindo diretrizes-chave para o design de tecnologias para crianças.

Mini CV:

Juan Pablo Hourcade é Professor no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Iowa e Diretor de Estudos de Pós-Graduação do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Informática. Sua principal área de pesquisa é Interação Humano-Computador, com foco no design, implementação, avaliação e ética de tecnologias que apoiam a criatividade, colaboração, bem-estar, desenvolvimento saudável e acesso à informação para diversos usuários, incluindo crianças e idosos.

O Dr. Hourcade é autor do livro "Child-Computer Interaction", o primeiro livro abrangente sobre o tema, e ocupou diversos cargos de liderança em sua comunidade de pesquisa (por exemplo, Co-Chair de Papers para CHI 2016 e CHI 2017). Ele faz parte do Conselho Editorial da revista "Interacting with Computers" e do "International Journal of Child-Computer Interaction". Em 2022, foi nomeadoPalestrante Distinto da ACM.

Foto de Juan Pablo

Palestra de Encerramento

Título: Interação apoiada por sensores para a saúde mental e o bem-estar

Palestrante: Vânia Neris

Descrição:

A vida cotidiana está repleta de sensores que capturam dados de interesse, incluindo aqueles para a saúde mental e o bem-estar. No entanto, o desafio maior está em como dar sentido a tantos dados de forma que o contexto real esteja bem representado. A palestra visa discutir esse desafio e, para tal, apresenta uma síntese de uma trajetória acadêmica que começa com a oferta de interfaces de usuário sob medida a partir de dados informados pelo usuário, passando pela coleta de indícios emocionais por meio de sensores e o design de sistemas computacionais que visam apoiar a saúde mental e o bem-estar colocando o humano como parte central no processamento dos dados em uma abordagem human-in-the-loop.

Mini CV:

Vânia Neris é Professora Associada no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde lidera o Laboratório de Interação Flexível e Sustentável (LIFeS). Esteve como pesquisadora visitante, em nível de pós-doutorado no Departamento de Ciência da Informação e Tecnologia da Universidade de George Mason, nos Estados Unidos. Ela recebeu um título de doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e realizou pesquisas na Universidade de Reading, no Reino Unido, durante o doutorado. É formada em Engenharia de Computação pela UFSCar e pesquisa na área de Interação Humano-Computador desde 1999.

Palestra Encerramento
Logo IHC
Logo NEES Logo SBC Logo UFAL
Acompanhe nossas redes sociais:
Instagram (abre em nova janela) Facebook (abre em nova janela) linkedin (abre em nova janela)