IHC 2024

Workshops

Workshops Aceitos

Título: III WIDE: Grandes Desafios em Interação Humano-Dados no Brasil para os próximos 10 anos
 
Autores: Luciana Sá Brito (UFRJ); Juliana Baptista dos Santos França (UFRJ); Angélica Fonseca da Silva Dias UFRJ); Adriana Santarosa Vivacqua (UFRJ); Luiz Augusto Morais (UFPE); Caroline Queiroz Santos (UFVJM); André Pimenta Freire (UFLA) e Juliana de Albuquerque Gonçalves Saraiva (UFPB)
 
Resumo: 
A produção contemporânea de dados tem afetado a nossa sociedade e a nossa vida pessoal. Populações sofrem consequências pela dificuldade em entender dados, processos e resultados derivados, além de não conseguirem expressar-se com dados. A Interação Humano-dados (IHC) investiga e fomenta a interação de pessoas com dados de forma significativa, indo da capacidade de ler dados à apropriação dos dados e negociação sobre sistemas e dados. A IHD torna-se cada vez mais relevante, abordando questões sobre acesso da população leiga a dados e visualizações, a capacidade de lidar com esses dados e entender o que está sendo dito, bem como limitações e vieses dos datasets que afetarão resultados e as representações apresentadas.
O objetivo do III Workshop on Interactions with Human Experiences (WIDE) é aprofundar discussões sobre grandes temas em IHC e sistemas correlatos (ex: visualização, fiscalizações, literacia de dados), continuando a apoiar o crescimento da comunidade e traçando caminhos para pesquisas futuras. Haverá chamada de trabalhos e recorreremos a estes e às contribuições de convidados como ponto de partida para discussões.
 
Datas Importantes: 
  • Submissão de artigo – 19/08/2024  31/08/2024 08/09/2024 (Nova data!)
  • Notificação de resultados – 16/09/2024 22/09/2024 26/09/2024
  • Participação no workshop – 09/10/2024 (durante o IHC 2024)
  • Envio da versão final – 06/11/2024
 
Link para o site e/ou redes sociais:
Artigos Aceitos
 
  • Does it make you shiver under your skin? Stating the importance of psychophysiological measures of well-being in player’s experience – Bosco Borges (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  • Incluir é Preciso: Análise de Requisitos de Adaptação para o Redesign de um Jogo da Memória – Caio Carvalho (UFPR), Deógenes Silva Junior (UFPR), Roberto Pereira (UFPR)
  • Integração de Periféricos no MiritiBoard VR: Análise de Usabilidade e Preferências – Walter Oliveira Júnior (UFPA), João Carvalho (UFPA), Leonardo Estevam (UFPA), Marcos Seruffo (UFPA), André Vinicius Neves Alves (UFPA), Lyanh Lopes Pinto (UFPA), Diego Cardoso (UFPA), Paulo Andre Pontes (UFPA)
  • Jogos Digitais e Padrões de Design: Um Protótipo de Jogo Crítico para Despertar Reflexões sobre Suas Consequências – Luiz Gonzaga dos Santos Filho (UFC), Alairton Sousa Junior (UFC), Giovanna Ribeiro (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  • Let’s Play with Facts: Lessons Learned in Developing a Serious Game to Raise Awareness about Digital Desinformation – Bruna Rodrigues da Cunha (USP), Gabriel Salere Brandine (IFSP), Francine Ribeiro (IFSP)
  • Redefining Gamification: From Elements to Experiences – Paula Palomino (FATEC), Ana Carolina Tomé Klock (Tampere University), Luiz Rodrigues (NEES – UFAL), Armando Toda (Universidade de Durham), Carlos Portela (UFPA), Grace Lis Porto (UNIARA), Leonardo Andrade (UFSCar), André Luiz Palomino (Anhembi Morumbi)
  • ReqJourney: Ferramenta Gamificada no Metaverso 2D para Ensino de Engenharia de Requisitos – Claudia Susie Rodrigues (COPPE / UFRJ), Vitoria Nazareth (UFRJ), Thiago Nobre (UFRJ), Claudia Werner (COPPE / UFRJ)
  • Towards Evaluating a Procedural Content Orchestrator Gameplay Data to Differentiate User Profiles – Leonardo Pereira (UNESP), Tyago Teoi (USP), Claudio Toledo (USP)
  • You’ve Got the Music in You, Don’t You?’ Designing Emotionally Engaging Musical Visualizations – Mariana Castro (UFC), Isabelle Reinbold (UFC), Caio Eduardo Nunes (UFC), Ticianne Darin (UFC)
 
Título: III Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos (III WIPLay)
 
Autores: Ticianne Darin (UFC); Alysson Diniz (UFC); Kamila Rodrigues (ICMC/USP)
 
Resumo: 
Ao longo dos anos, pesquisadores têm discutido como a evolução da pesquisa na área de jogos digitais se relaciona com diversos fatores da Interação Humano-Computador. Nesse contexto, identificamos a oportunidade de fomentar a discussão e troca de experiências sobre as várias dimensões dos fatores humanos em jogos digitais no cenário nacional, trazendo a perspectiva dos pesquisadores e profissionais de IHC e áreas correlatas para o contexto específico do desenvolvimento de jogos brasileiro. Assim, propomos o III Workshop sobre Interação e Pesquisa de Usuários no Desenvolvimento de Jogos (III WIPlay), que visa reunir as comunidades de pesquisa e desenvolvimento de jogos e IHC em torno de discussões interdisciplinares sobre suas respectivas contribuições, fronteiras e possibilidades na área.
Esse ano, além de artigos que apresentam pesquisas e relatos de experiências com jogadores, convidamos a comunidade a compartilhar suas perspectivas no formato “Ideias em Jogo” e a demonstrar e discutir seus produtos no formato “Laboratório de Jogos“. As submissões devem possuir de 4 a 10 páginas (excluindo referências), de acordo com sua categoria.
 
Datas Importantes: 
  • Prazo de submissão: 07/09/2024 (nova data!)
  • Notificação dos resultados: 24/09/2024
  • Envio da versão final do trabalho: 29/09/2024
  • Inscrição de pelo menos uma pessoa: 29/09/2024
  • Envio do comprovante de inscrição: 29/09/2024
  • Envio do termo de autorização: 29/09/2024
  • Participação no Workshop: 10/10/2024
 
Link para o site e/ou redes sociais: 

Chamada de Trabalhos

O objetivo dos workshops é oferecer um fórum para a troca de opiniões, apresentação de ideias e discussão de resultados de trabalhos preliminares, em um ambiente interativo. Pesquisadores de IHC e profissionais da indústria são convidados a apresentar propostas de workshops a serem realizados em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2024).

As propostas, de no máximo 4 páginas, devem incluir:

  1. O nome do workshop bem como um resumo (150-200 palavras) que indique o tema central, relevância do tema e adequação do workshop aos tópicos/tema do IHC 2024 (relevância para o evento de acordo com seus tópicos – aqui, cabe incluir informações sobre ocorrências anteriores do workshop, se houver);
  2. Informações gerais sobre o workshop, contendo:
    • planejamento da divulgação: ex: redes sociais, site próprio, listas de emails, etc.; 
    • processo de seleção de trabalhos e/ou participantes;
    • execução do workshop: formato/dinâmica, equipamentos necessários, tempo estimado, número esperado de participantes e se haverá ou não declarações de participação/apresentação;
    • planejamento de publicação de artigos aceitos: pretende-se oferecer apoio para publicação dos artigos aceitos na SBC-OpenLib, conforme seção Responsabilidades. Entretanto, os proponentes podem viabilizar formas adicionais de divulgação de artigos aceitos, inclusive antes do evento, para facilitar a leitura prévia dos trabalhos e maior engajamento.
  3. Um breve currículo de cada pessoa que compõe a organização, incluindo e-mails de contato e indicação do contato primário;
  4. Um cronograma com datas para a submissão de artigos, notificação de aceitação e envio da versão final, respeitando as datas propostas da trilha de workshops; 
  5. Caso o workshop tenha sido organizado em anos anteriores, é necessário indicar  o potencial interesse para a edição atual do evento (audiência, número de submissões, etc.).

Os prazos para submissão de artigos do workshop devem ser depois da data de notificação de aceite do workshop, e as notificações de artigos aceitos para o workshop devem ser enviadas até uma semana antes da data de inscrição antecipada (com desconto), a ser definida pela organização do IHC 2024.

Todas as propostas serão julgadas por seus méritos e as melhores propostas serão aceitas. Ressalte-se que mesmo os workshops organizados em edições anteriores do IHC passarão pelo mesmo processo de seleção.

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.

Instruções para Submissão

Os autores deverão efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF por meio do sistema JEMS, de acordo com o modelo de artigos da SBC. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe de coordenação (abaixo).

Não será permitida a alteração de idioma e nem de autores, após a submissão da proposta.

Processo de Revisão

As propostas de workshop serão revisadas por, pelo menos, 3 membros do comitê de programa.

Responsabilidades

A organização do IHC 2024 oferecerá: 

  • Página hospedada ou link no site do IHC 2024;
  • Apoio na inclusão dos workshops aceitos no sistema JEMS;
  • Gestão do processo de inscrições para participantes no evento principal IHC 2024;
  • Apoio para publicação dos artigos aceitos na SBC-OpenLib (SOL);
  • Espaço para instalação do workshop e equipamentos requisitados na proposta;
  • Coffee-breaks.

 

As pessoas proponentes deverão organizar e executar o workshop proposto e aprovado observando os seguintes itens:

  • Sincronizar os prazos do workshop com os prazos do IHC 2024;
  • Definir os processos de divulgação do workshop, da chamada e do recebimento de trabalhos, da revisão e do contato com os autores (notificações);
  • As pessoas autoras terão acesso ao JEMS para gestão do recebimento, avaliação e notificação dos artigos dos workshops;
  • Fornecer uma breve descrição do workshop para inclusão na página do IHC 2024, na versão final, conforme calendário em Datas Importantes desta chamada;
  • Agendar as atividades do workshop, em colaboração com os organizadores locais do IHC 2024.

Exemplos de Workshops aceitos em 2023

Coordenação

Ana Luiza Dias (EMBRAPA) – ana.luiza@embrapa.br 

Fernanda Lima (UnB) – ferlima@unb.br

Comitê de Programa

Diego Zabot
Georgia Pereira
Marcelle Mota
Marcelo Pimenta

Datas Importantes

Prazo de submissão de propostas: 10/06/2024 (era 03/06)

Notificação dos resultados: 07/07/2024

Envio da Versão final: 18/07/2024

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)