Gilbert Cockton se aposentou em fevereiro de 2019 como Professor de Teoria do Design na Northumbria University, onde continua a supervisionar estudantes de doutorado e retornou à Escola de Computação da Universidade de Sunderland como pesquisador professoral em meio período em abril de 2016. esse cargo em março de 2021 e agora é professor emérito em Northumbria e Sunderland. Ele continua a servir como examinador externo e revisor para programas de HCI, doutorados, publicações e revisões departamentais, como professor visitante e como especialista convidado em projetos de pesquisa.
Gilbert trabalhou em Design de Interação por quase 40 anos, começando com design e implementação de programas de e-learning como professor do ensino médio, seguido por programação de jogos freelance. Esses interesses o levaram a buscar um doutorado em Arquitetura e Especificação de Interface de Usuário. Muito do seu tempo desde a sua bolsa de doutoramento foi passado a trabalhar para e dentro de empresas no Scottish HCI Centre, para a investigação da Bell Northern (agora Nortel), MARI Computer Systems, Microsoft Research, vários trabalhos de consultoria e direcção de grandes projectos regionais de apoio ao sector digital (Digital Rede de Mídia, CODEWORKS NITRO, HEFCE Digital CoKE). Nas últimas funções, ele contribuiu para o desenvolvimento do nordeste da Inglaterra em um importante centro de tecnologia digital criativa.
A pesquisa de Interação Humano-Computador de Gilbert baseia-se em uma formação multidisciplinar (bacharelado e pós-graduação em Humanidades e Ciências Humanas Aplicadas, PhD em Ciência da Computação, bolsa nacional NESTA do Reino Unido em design centrado em valor). Ele publicou sobre arquiteturas de software, notações de especificação, contexto de uso, acessibilidade, usabilidade, experiência do usuário, e-learning, teoria de design e recursos para trabalho de design (incluindo ágil/lean). Seu principal interesse são as abordagens de design de software que equilibram e integram fatores criativos, estratégicos e de engenharia. Embora as abordagens ágeis tenham feito um bom progresso nas últimas duas décadas, elas ainda podem aprender muito com as práticas de negócios criativas e estratégicas. Na Escola de Design da Northumbria University, ele trabalhou em vários ambientes de estúdio,
Seu trabalho é altamente citado, com mais de 270 publicações desde 1985 e quase 260 apresentações convidadas em 25 países (incluindo 19 palestras). Ele apresenta cursos há mais de 30 anos para públicos mistos acadêmicos e industriais na ACM CHI e em outros grandes eventos. Ele atuou em conselhos editoriais de periódicos e séries de livros e em cargos importantes em conferências do IFIP e do Reino Unido (BCS). Ele esteve envolvido na supervisão ou exame de mais de 90 alunos de doutorado em Design, Computação e disciplinas de HCI relacionadas. Ele dirigiu projetos financiados com um valor total de quase US$ 9 milhões, incluindo cargos de liderança em duas grandes redes de pesquisa abrangendo dezenas de países europeus (MAUSE e TwinTide). Ele ocupou 5 cargos de professor no Reino Unido e na Holanda (2 em Design e 3 em Computação). Ele aconselhou projetos na Finlândia, Japão e Polônia.
Gilbert foi editor-chefe da revista ACM Interactions (2016-2020). Ele está envolvido na ACM SIGCHI desde 1992, como co-presidente de pôsteres e palestras curtas para INTERCHI’93. Ele foi presidente geral do CHI 2003, também presidiu trilhas no CHI 1998, 2000, 2009, 2010 e 2012, e foi presidente do subcomitê/associate papers do CHI 2000 e 2001, e de 2008-2011. Entre 1997 e 2009, ele atuou em uma SIGCHI International Advisory Task Force, um grupo de trabalho de publicações, seu Comitê de Gerenciamento de Conferências e seu Comitê de Prêmios de Serviço e Impacto Social SIGCHI. Foi Membro do Subcomitê do Prêmio ACM Software Systems (1999-2003, Presidente 2002).