Pôsteres e Demonstrações

Trabalhos Aceitos e Programação

18/10/2022 – Terça Feira (manhã e tarde)

  • Avaliação das respostas afetivas no uso de um aplicativo para fruição de serviços digitais” Lesandra Kobus (Fundação CPQD), Ismael M.A. Avila (Fundação CPQD), André P. Rodrigues (CPFL Energia), Larissa J.G. Perini (CPFL Energia)”
  • “MyStory: um prototipo de sistema com vistas à imortalidade digital” “Renan L. L. de Souza (UFMT), Cristiano Maciel (UFMT), Eunice P. dos Santos Nunes (UFMT), Fabiana Freitas Mendes (UnB), Ailton Ribeiro (UFBA)”
  • Pimpolho Kids: Um jogo digital para alfabetização infantil ” Camila Nascimento de Carvalho (IFB), Sylvana Karla S. L. Santos (IFB), Tiago H. F. Segato (IFB)”
  • Ambiente colaborativo de gestão do conhecimento em Interação Humano-Computador para experiência de usuário e usabilidade em transparência dos dados pessoais ” Thiago Adriano Coleti (UENP-CCT), Andre Luis Andrade Menolli (UENP-CCT), Marcelo Morandini (EACH-SP), Carla Fioravante (UENP-CCT), Maria Luiza Moreira de Souza (UENP-CCT), Larissa Amadeu Teixeira (UENP-CCT)”
  • A novel intelligent mobile application using human-centered AR: Acase study in orange inspection “Jonathan C.F. da Silva (UFOP), Mateus Coelho Silva (UFOP), Saul Delabrida (UFOP), Eduardo Jose da Silva Luz (UFOP), Ricardo A.R. Oliveira (UFOP)”
  • U2XECS.tech: Ferramenta para Avaliação de Usabilidade e Experiência de Usuário de Sistemas Conversacionais ” Kevin Katzer (UFPR), Vinícius Binder (UFPR), Guilherme Corredato Guerino (UEM), Natasha M. C. Valentim (UFPR)”
  • Análise de atributos visuais de personagens em jogos de plataforma para dispositivos móveis ” Mateus Pinheiro (UFC), Windson Viana (UFC), Ticianne Darin (UFC)”

 

19/10/2022 – Quarta Feira – manhã e tarde

  • Evasão Universitária e Estratégias para Retenção de Alunos com Base em Intervenções Remotas ” Rodolfo S. Sanches (ICMC-USP), Moacir A. Ponti (ICMC-USP), Kamila R. Rodrigues (ICMC-USP)”
  • Análise e Escolha de Dispositivo Vestível para Coletar Dados de Movimento de Crianças do Ensino Fundamental I ” Poliana Nascimento Ferreira (UFABC), Carla Lopes Rodriguez (UFABC), Vivian Genaro Motti (George Mason University)”
  • Boas Praticas para o Design de Jogos Sérios em Ferramentas de Autoria EUD ” Mariana Muri (UFC), Rachel Carvalho (UFC), Tiago Silva (ICMC-USP), Kamila Rodrigues (ICMC-USP), Ticianne Darin (UFC)”
  • betterwrite.io – Processador de Texto voltado para a Criatividade ” Giovane Silva Cardoso (IFMG), Ângelo Magno de Jesus (IFMG)”
  • Avaliação dos Termos de Uso, Política de Privacidade e Coleta de Dados do Conecte SUS” Gabriel Vaz (PUCRS), Luiz Henrique Mosmann (PUCRS), Renata Vinadé (PUCRS), Milene Silveira (PUCRS), Rafael Bordini (PUCRS), Rafael Prikladnicki (PUCRS), Sabrina Marczak (PUCRS)”
  • Internet Banking e Políticas de Privacidade de Dados ” Andrea Gnecco (PUCRS), Daniel dos Santos Krug (PUCRS), Ana Carla Gomes da Silva (PUCRS), Nayara Silva das Neves (PUCRS), Afonso Sales (PUCRS), Milene Silveira Selbach (PUCRS)”
  • Análise e Comparação de Usabilidade em Configurações de Privacidade: um Estudo de Caso das Redes Sociais Instagram, Facebook e Twitter ” Nayara Santos (PUCRS), Guilherme Schüler (PUCRS), Julio Sieg (PUCRS), Gustavo Duarte (PUCRS), Cesar Marcon (PUCRS), Isabel Manssour (PUCRS), Márcio Pinho (PUCRS), Sabrina Marczak (PUCRS), Milene Silveira (PUCRS)”

 

20/10/2022 Quinta Feira – manhã e tarde

  • Recording the Learners’ Experience and Personalizing of Teaching with Serious Games in Virtual Reality ” Paula C. Fernandes (UFOP), Arilton J.D. A. Nunes (UFOP), Koda Melo (UFOP), André S.G.M. Pimenta (UFOP), Mariana Rezende (UFOP), Claudia Martins Carneiro (UFOP), Saul Delabrida (UFOP)”
  • Rumo à Concepção de Diretrizes para Design da Gamificação sob a ótica da IHC feminista ” Karine Alessandra Cordova (UDESC), Ana Carolina Tomé Klock (Tampere University), Isabela Gasparini (UDESC)”
  • Camaleão: Uma plataforma para criação de surveys on-line adaptáveis ” Caio Nunes (UFC), Ticianne Darin (UFC)”
  • Avaliação da usabilidade de um chatbot por meio das heurísticas de Nielsen adaptadas ” Natalia Coelho (UFC), Alex Alan Santos (UFC), Naum da Silva (UFC), Pedro da Silva (UFC), Samuel Lima (UFC), Alexandre Arruda (UFC), Anna Beatriz Marques (UFC)”
  • Design de interação com a notação USINN: resultados iniciais sobre a experiência prática de designers ” Victor Feitosa (UFC), Alex Alan Santos (UFC), Maria Victoria Fiori (UFC), Anna Beatriz Marques (UFC)”
  • ChartLab 2.0: Uma Comunicação Simples além dos Gráficos ” Rodrigo Oliveira (UFRJ), Claudia Cappelli (UERJ), Jonice Oliveira (UFRJ)”
  • Proposta de avaliação de usabilidade da interface do usuário do ventilador mecânico Ticê ” Mateus L. da Silva (IFB), Fábio F. Amorim (ESCS), Carlos H.L. Quintero (UnB), Guilhermo A. Bestard (UnB), Sérgio H. Evangelista (UFSCar), Sanderson C. M. Barbalho (UnB), Fábio Henrique M. Oliveira (IFB)”

Chamada de Trabalhos

A sessão de pôsteres virtuais se destina a apresentações e discussões de trabalhos em andamento, em estágio inicial ou intermediário, ainda sem resultados consolidados, porém relevantes à área de IHC e de interesse para o evento. 

Atenção: Caso seu trabalho já tenha resultados consolidados, ou trate-se de pesquisas inovadoras voltadas para o futuro em IHC, a Trilha correta para sua submissão é a de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes.

Por sua vez, a sessão de demos se destina à exposição de sistemas interativos computacionais dos mais variados tipos, em fase de desenvolvimento ou finalizados, que sejam relevantes à área de IHC, incluindo, mas não limitados a: apresentação de novas soluções de design, instalações de arte digital, concepção de novos estilos de interação, soluções de design, ambientes inteligentes, soluções em Internet das Coisas, realidade aumentada e virtual, jogos, entre outros. Em ambas as sessões, são bem-vindas submissões de autores que buscam receber contribuições construtivas de membros atuantes da comunidade de IHC no Brasil.

Submissões

As submissões devem ser anônimas, com o limite de 2 a 4 páginas, incluindo referências, na formatação indicada pelo template da SBC. Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.
Espera-se que os trabalhos submetidos como pôsteres virtuais contenham:

  • Definição da contribuição e originalidade do trabalho de maneira clara e explícita: Qual é o problema? Como a sua abordagem de solução pode ajudar? Por que a sua abordagem é melhor que as outras existentes?
  • Foco na contribuição do seu trabalho mais do que na fundamentação teórica, incluindo apenas a base teórica suficiente para tornar claro como seu trabalho difere de pesquisas existentes;
  • Os resumos dos pôsteres virtuais e demos podem ser selecionados com base na significância do problema ou na originalidade da sua abordagem de solução.

Para as demonstrações, além dos itens listados acima, deve-se incluir:

  • Descrição do sistema e sua contribuição científica e/ou tecnológica, incluindo impactos sociais e na Interação Humano-Computador;
  • Em uma página à parte (isto é, adicional ao limite de duas páginas), descrever informações para operacionalização da demonstração, como espaço necessário, dispositivos que os autores pretendem levar para demonstração, interação com o público etc.

Processo de Revisão

As submissões serão revisadas por pelo menos dois pesquisadores da área. Em caso de disparidade e inconsistência entre pareceres, um terceiro pesquisador será convidado para realizar a avaliação. Um processo de meta revisão também poderá apoiar a decisão final da coordenação. Se a submissão for aceita, os autores devem considerar os comentários dos revisores para preparar a versão final do artigo.

Apresentação e Publicação

Os artigos aceitos serão publicados nos anais estendidos do IHC 2022, indexados na SBC OpenLib. Pelo menos um dos autores deve obrigatoriamente se inscrever no evento e apresentar o trabalho aprovado em exposição coletiva e interativa. A ausência não justificada na apresentação acarretará em cancelamento da publicação. Os pôsteres virtuais e as demos serão apresentados em formato de vídeo durante os coffee-breaks, para discussão com os participantes. As demos também serão apresentadas aos participantes em espaço destinado pela organização do evento. Informações sobre os procedimentos, recomendações e recursos disponíveis no evento serão encaminhadas posteriormente aos autores.

Comitê de Programa

Alessandro Rubim Assis (Nuance Communications)
Amanda Meincke Melo (Universidade Federal do Pampa)
Ana Luiza Dias (Embrapa)
André Constantino da Silva (Instituto Federal de São Paulo – Campus Hortolândia / NIED-UNICAMP)
Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará)
Breno Nunes de Sena Keller (Universidade Federal de Ouro Preto)
Bruno Azevedo Chagas (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG)
Carla Rodriguez (Universidade Federal do ABC – UFABC)
Celso Alberto Saibel Santos (UFES)
Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Eduardo H. Tanaka Eldorado (Research Institute)
Fábio Henrique Monteiro Oliveira (Instituto Federal de Brasília)
Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC)
Jair Cavalcanti Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
José Maria David (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Kadidja Valéria Reginaldo de Oliveira (Instituto Federal de Brasília – Centro Universitário UDF)
Leticia Mara Peres (Universidade Federal do Paraná)
Luciana Martinez Zaina (UFSCAR)
Marilia Soares Mendes (Universidade Federal do Ceará – UFC)
Nayana Carneiro (Universidade Federal do Ceará)
Paulo Andre Ignacio Pontes (Universidade Federal do Pará)
Paulyne M. Jucá (Universidade Federal do Ceará)
Roberto Pereira (Universidade Federal do Paraná)
Tiago Barros Pontes e Silva (Universidade de Brasília – UnB)
Valdemar Vicente Graciano Neto (Universidade Federal de Goiás)

Coordenação

Saul Delabrida (UFOP) – saul.delabrida@ufop.edu.br
Sylvana Santos (IF Brasília) – sylvana.santos@ifb.edu.br

Datas importantes

Prazo de submissão de propostas: 11/07/2022, era 13/06/2022
Notificação dos resultados: 15/08/2022
Orientações para produção dos pôsteres virtuais e demos: 22/08/2022
Prazo final para entrega dos pôsteres e demos: 05/09/2022

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)