Pôsteres e Demonstrações

Chamada de Trabalhos

A sessão de pôsteres virtuais se destina a apresentações e discussões de trabalhos em andamento, em estágio inicial ou intermediário, ainda sem resultados consolidados, porém relevantes à área de IHC e de interesse para o evento. 

Atenção: Caso seu trabalho já tenha resultados consolidados, ou trate-se de pesquisas inovadoras voltadas para o futuro em IHC, a Trilha correta para sua submissão é a de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes.

Por sua vez, a sessão de demos se destina à exposição de sistemas interativos computacionais dos mais variados tipos, em fase de desenvolvimento ou finalizados, que sejam relevantes à área de IHC, incluindo, mas não limitados a: apresentação de novas soluções de design, instalações de arte digital, concepção de novos estilos de interação, soluções de design, ambientes inteligentes, soluções em Internet das Coisas, realidade aumentada e virtual, jogos, entre outros. Em ambas as sessões, são bem-vindas submissões de autores que buscam receber contribuições construtivas de membros atuantes da comunidade de IHC no Brasil.

Submissões

As submissões devem ser anônimas, com o limite de 2 (duas) páginas, incluindo referências, seguindo o modelo ACM Proceedings Template. Usuários do MS Word e LaTex devem usar o respectivo template. Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.
Espera-se que os trabalhos submetidos como pôsteres virtuais contenham:

  • Definição da contribuição e originalidade do trabalho de maneira clara e explícita: Qual é o problema? Como a sua abordagem de solução pode ajudar? Por que a sua abordagem é melhor que as outras existentes?
  • Foco na contribuição do seu trabalho mais do que na fundamentação teórica, incluindo apenas a base teórica suficiente para tornar claro como seu trabalho difere de pesquisas existentes;
  • Os resumos dos pôsteres virtuais e demos podem ser selecionados com base na significância do problema ou na originalidade da sua abordagem de solução.

Para as demonstrações, além dos itens listados acima, deve-se incluir:

  • Descrição do sistema e sua contribuição científica e/ou tecnológica, incluindo impactos sociais e na Interação Humano-Computador;
  • Em uma página à parte (isto é, adicional ao limite de duas páginas), descrever informações para operacionalização da demonstração, como espaço necessário, dispositivos que os autores pretendem levar para demonstração, interação com o público etc.

Processo de Revisão

As submissões serão revisadas por pelo menos dois pesquisadores da área. Em caso de disparidade e inconsistência entre pareceres, um terceiro pesquisador será convidado para realizar a avaliação. Um processo de meta revisão também poderá apoiar a decisão final da coordenação. Se a submissão for aceita, os autores devem considerar os comentários dos revisores para preparar a versão final do artigo.

Apresentação e Publicação

Os artigos aceitos serão publicados nos anais estendidos do IHC 2022, indexados na SBC OpenLib. Pelo menos um dos autores deve obrigatoriamente se inscrever no evento e apresentar o trabalho aprovado em exposição coletiva e interativa. A ausência não justificada na apresentação acarretará em cancelamento da publicação. Os pôsteres virtuais e as demos serão apresentados em formato de vídeo durante os coffee-breaks, para discussão com os participantes. As demos também serão apresentadas aos participantes em espaço destinado pela organização do evento. Informações sobre os procedimentos, recomendações e recursos disponíveis no evento serão encaminhadas posteriormente aos autores.

Revisores

Em breve

Coordenação

Saul Delabrida (UFOP) – saul.delabrida@ufop.edu.br
Sylvana Santos (IF Brasília) – sylvana.santos@ifb.edu.br

Datas importantes

Prazo de submissão de propostas: 11/07/2022, era 13/06/2022
Notificação dos resultados: 15/08/2022
Orientações para produção dos pôsteres virtuais e demos: 22/08/2022
Prazo final para entrega dos pôsteres e demos: 05/09/2022

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)