Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

Em 2021, o tema do IHC é “Interação do Caburaí ao Chuí”. O evento é um convite à reflexão sobre a diversidade de nossas pesquisas em Interação Humano-Computador (IHC). A ideia é explorar nossa diversidade de culturas, de temas de estudo, de regiões, públicos-alvos, formas diferentes de interação, entre outros. O IHC 2021 será realizado online, de 18 a 22 de outubro de 2021.  Assim, convidamos submissões de artigos de qualidade dos quatro cantos do país e além, com a diminuição das barreiras geográficas e das dificuldades com deslocamento que um evento online traz.

O IHC é um evento classificado pela CAPES com extrato B2 no quadriênio 2013-2016. No Qualis único provisório sua classificação está apontada como A4. O índice H5 do IHC em 2019 é de 9, enquanto o índice H5 em 2020 é de 11. É o nosso maior evento nacional na área de Interação Humano-Computador e continua em crescimento nos últimos anos.

Pela segunda vez no IHC, a trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes convida a comunidade a submeter artigos que apresentem pesquisas inovadoras e instigantes na área de IHC, com o objetivo de acelerar a exposição da comunidade científica a inovações ou a esforços de pesquisa promissores e potencialmente inspiradores. 

São esperadas publicações relacionadas a uma diversidade de tópicos e metodologias em IHC,  que podem incluir:  

  • tecnologias, técnicas ou protótipos originais e inovadores;
  • estudos qualitativos ou quantitativos contendo uma análise completa;
  • contribuições que ampliem discussões de pesquisas anteriores;
  • apontamentos e reflexões que motivem novos debates ou trabalhos futuros;
  • contribuições teóricas ou metodológicas que promovam discussões de alta relevância para a comunidade.

É importante destacar que não se trata de uma trilha para trabalhos em andamento ou artigos curtos e, sim, para pesquisas inovadoras voltadas para o futuro em IHC. O objetivo é acelerar a exposição de resultados de pesquisa iniciais, mas potencialmente inovadores, ou técnicas e perspectivas que desafiam o status quo na área de IHC.

As submissões devem apresentar uma contribuição original, não publicada em outro fórum e nem sujeita a revisão em outras conferências e publicações.  

Artigos da trilha de ideias inovadoras e resultados emergentes devem ter 06  páginas excluindo referências. As submissões podem ser escritas em Inglês ou Português, devem ser anônimas e seguir o template ACM CHI2020 (acm-sigconf). Recomendamos que as pessoas autoras consultem o artigo Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro.

Recomendamos fortemente o uso do template Latex do Overleaf

Se você preferir, pode trabalhar diretamente com os arquivos fontes do Latex.

Opcionalmente pode-se utilizar o template do MS-Word.

Antes de submeter o artigo, as pessoas autoras devem certificar-se de atender aos seguintes requisitos de formatação:

  1. Garantir que o título está apenas em inglês;
  2. Garantir que as keywords estão apenas em inglês;
  3. Garantir que o abstract está apenas em inglês e se o título da seção está definido como “abstract” (e não resumo);
  4. Garantir que a seção “CCS Codes” está definida de acordo com o padrão da ACM;
  5. Garantir que haja uma seção “ACM reference format”, conforme template;
  6. Garantir que o cabeçalho das páginas pares contém o nome/data/local do evento do lado esquerdo e nomes das pessoas autoras do lado direito;
  7. Garantir que o cabeçalho das páginas ímpares contém o título do artigo do lado esquerdo e nome/data/local do evento do lado direito;

Para fins de agilidade no processo de publicação, as pessoas autoras dos artigos aceitos deverão preencher formulários enviados pelo coordenador de publicação nas datas estipuladas. Tais formulários serão enviados para a pessoa autora listada como contato e deverão ser respondidos uma única vez por esta mesma pessoa.

As pessoas autoras devem estar atentas ao formato das referências indicadas, que devem conter o nome completo de cada pessoa autora (de acordo com o template). As referências são numeradas e ordenadas alfabeticamente pelo último nome da primeira pessoa autora.

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

Encorajamos fortemente que as pessoas autoras atentem-se para a acessibilidade dos artigos produzidos em formato digital.  Recomendamos utilizar o Guia para produção de artigos acessíveis do CHI 2021 e o guia produzido pelo Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO.

As submissões que não estiverem em conformidade com o formato de submissão exigido ou que estiverem fora do escopo do simpósio, ou que foram enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou periódico), serão rejeitadas sem revisão. 

Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa. Em caso de disparidade ou inconsistência entre os pareceres, um processo de metarrevisão será realizado por um revisor sênior para apoiar o parecer final. Os artigos serão avaliados com base em sua novidade, relevância, solidez técnica e metodológica, e clareza na apresentação das ideias.

Os artigos aceitos serão publicados nos anais principais do evento e serão indexados na biblioteca digital da ACM. A publicação está condicionada à inscrição de pelo menos uma das pessoas autoras na categoria Profissional, ou, quando não houver inscrição nesta categoria, ao pagamento da taxa de publicação adicional, além da inscrição. Além disso, a publicação também está condicionada à apresentação do artigo durante o evento.

Para a publicação de mais de um artigo vinculado a uma mesma inscrição, será cobrada também a taxa de publicação para cada artigo adicional.

Caroline Queiroz Santos (UFVJM) – caroline.queiroz@ufvjm.edu.br

Maria Lúcia Bento Villela (UFVJM) – smvillela@gmail.com

Submissão do resumo: 31/05/21 (era 23/05)
Submissão do artigo: 07/06/21 (era 30/05)
Notificação dos resultados: 09/08/21
Envio da versão final: 16/08/21