IHC 2024

Workshop de Teses e Dissertações em IHC

Trabalhos Aceitos

Collaborative design of IoT systems for smart cities with and for citizen participation – Tatiana Alencar (Universidade Federal de São Carlos), Luciana Zaina (Universidade Federal de São Carlos)

Explorando Estruturas de Componentes em Visualizações Narrativas de Dados – Mariana Borges (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Milene Silveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Um framework para avaliação do Retorno sobre o Investimento em Design de Experiência do Usuário – Gessé Evangelista (Universidade Federal de Minas Gerais), Luciana Zaina (Universidade Federal de São Carlos)

Desenvolvimento de um framework de apoio à etapa de avaliação de soluções computacionais e à coleta de dados de indivíduos – Suzane dos Santos (Universidade de São Paulo), Kamila Rodrigues (Universidade de São Paulo)

Um Método Para Avaliar o Pensamento Espacial em Mapas Sociais Web – André Silva Neto (Universidade Federal do Pará), Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará)

Uma análise sobre o controle dos usuários idosos sob suas redes sociais na perspectiva de IHC – Isadora Santos (Universidade Federal Rural da Amazonia), Marcelle Mota  (Universidade Federal do Pará), Vinicius Abreu  (Universidade Federal do Pará)

Evaluating ChatGPT to Support Data Visualization Design – George de Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Simone Barbosa  (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)

Uso de tecnologias imersivas para avaliação do comportamento e seus desafios de implementação na Indústria – Mateus Coelho (Universidade Federal de Ouro Preto), Saul Silva  (Universidade Federal de Ouro Preto), Flávia Silvas (Instituto Tecnológico Vale)

Chamada de Trabalhos

O Workshop de Teses e Dissertações em IHC (WTD-IHC) é um fórum dedicado à apresentação, discussão e aprimoramento de pesquisas de mestrado e de doutorado em andamento no campo da Interação Humano-Computador (IHC).

É uma oportunidade rica de o/a estudante de mestrado/doutorado receber apontamentos, sugestões, observações e críticas sobre sua pesquisa por meio de mentoria com especialistas da área. Trata-se de um espaço para reflexão conjunta com o objetivo de enriquecer os trabalhos e contribuir para sua conclusão.

Não é necessário ter uma pesquisa totalmente definida para participar do WTD-IHC! Pelo contrário, este fórum é destinado a trabalhos em andamento que possam se beneficiar das discussões e ainda haja tempo para mudanças. 

Os principais objetivos do WTD-IHC são:

  1. Favorecer a visibilidade e o aperfeiçoamento das pesquisas em andamento;
  2. Oferecer às pessoas participantes críticas sobre sua pesquisa e futuros direcionamentos a partir do formato de mentoria com pesquisadores experientes na área;
  3. Fomentar uma comunidade cooperativa entre estudantes de pós-graduação stricto sensu e um espírito colaborativo de pesquisa;
  4. Proporcionar uma oportunidade de estudantes interagirem com pesquisadores e especialistas experientes da comunidade de IHC.

 

Em 2024, o WTD-IHC terá um formato dinâmico com momentos voltados à mentoria individual ou coletiva, discussão e avaliação.

Submissões

As submissões serão analisadas considerando o maior potencial de contribuições para sua melhoria a partir da participação no WTD-IHC. Serão selecionados, preferencialmente, trabalhos que estejam em estágio intermediário de desenvolvimento e maturidade, ou seja, já tenha algumas definições, mas ainda tenha condições para possíveis redirecionamentos. Pesquisas muito iniciais, concluídas ou próximas de serem concluídas estão fora do escopo do workshop.

O trabalho pode ser submetido ao WTD-IHC mesmo que outra versão da pesquisa tenha sido submetida a outra trilha do IHC 2024 (por exemplo, artigos de pesquisa e artigos de ideias inovadoras e resultados emergentes em IHC), devendo-se considerar que o foco da submissão no workshop deve estar no projeto/desenho da pesquisa em andamento, não em seus resultados, como em outras trilhas. Serão aceitas submissões em língua portuguesa ou inglesa.

As pessoas autoras deverão submeter um resumo estendido nominado de até 05 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, bibliografia e anexos), contendo:

  • O título da pesquisa, o nome do(a) estudante de doutorado/mestrado, o nome do(a) orientador(a) e co-orientador(a), o nome da instituição e do programa de pós-graduação, a quantidade de meses de desenvolvimento do trabalho e o tempo previsto para conclusão;
  • A motivação para a pesquisa, indicando claramente o problema abordado e a sua relevância, além dos objetivos do trabalho;
  • A base teórica que fundamenta a pesquisa e, caso aplicável, a comparação da pesquisa proposta com trabalhos relacionados;
  • A metodologia de pesquisa proposta para abordar o problema, com o devido detalhamento, explicando como o trabalho tem sido desenvolvido e avaliado;
  • Os procedimentos éticos da pesquisa, caso se aplique, e o status de submissão para avaliação de um Comitê de Ética, se for necessário.
  • Os resultados esperados ou resultados parciais já obtidos, relacionados às contribuições esperadas para a área de IHC.
  • O cronograma de atividades, destacando as etapas já concluídas (qualificação, proposta etc.) e as etapas futuras;
  • Opcionalmente, um link para artefatos adicionais da pesquisa (por exemplo, texto de qualificação, artigos publicados, dados brutos de pesquisa, repositórios digitais etc.).

A autoria nominada da submissão deve ser exclusivamente da/o estudante de mestrado/doutorado e seus orientadores/as.

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.

As pessoas autoras deverão efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF por meio do sistema JEMS, de acordo com o modelo da SBC. Serão desconsideradas submissões que não sigam as formalidades indicadas anteriormente.

Não será permitida a alteração de idioma e nem de autores, após a submissão do artigo.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe de coordenação (abaixo).

Processo de Revisão

Cada submissão será revisada por pelo menos três pessoas pesquisadoras na área de IHC. As recomendações apresentadas nas revisões recebidas devem guiar uma adequação da versão final do artigo, no caso de seu aceite.

Apresentação e Publicação

Os trabalhos selecionados serão apresentados e discutidos durante o WTD-IHC, com membros do comitê de programa e pesquisadores convidados. Visto que o workshop se caracteriza como um fórum de debate sobre trabalhos em andamento, as pessoas autoras deverão se inscrever na conferência e participar ativamente do WTD-IHC, não apenas apresentando seu trabalho, mas também contribuindo para os demais trabalhos aceitos no workshop.

Para fazer jus aos objetivos do workshop, os trabalhos deverão ser apresentados exclusivamente pela/o estudante autor/a, não podendo ser apresentado pelo/a orientador/a ou por qualquer outra pessoa.

Na edição de 2024, haverá uma sessão de mentoria entre as/os pesquisadores convidadas/os e as pessoas autoras de trabalhos aceitos, a fim de propiciar discussões mais aprofundadas sobre os trabalhos apresentados. Após a mentoria, as pessoas autoras terão a oportunidade de melhorar suas propostas a partir do feedback recebido e em seguida apresentarão essas melhorias para o grupo. 

Os detalhes sobre as atividades e o formato do workshop serão divulgados a tempo de as pessoas participantes poderem se preparar com antecedência, não se preocupe. 😉

Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais estendidos do IHC 2024 na plataforma SBC Open Lib (SOL), condicionados à inscrição e apresentação do(a) estudante no evento.

Coordenação

Ecivaldo Matos (USP) – ecivaldo@usp.br

Taciana Pontual (UFRPE) – taciana.pontual@ufrpe.br

Comitê de Programa

Alan Keller Gomes – Instituto Federal de Goiás
Alessandro Assis – Nuance Communications
Awdren Fontão – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Carla Rodriguez – Universidade Federal do ABC
Claiton Marques Correa – Instituto Federal de Farroupilha
Jean Rosa – ITI/LARSyS
Marcelle Mota – Universidade Federal do Pará
Marcos Alexandre Rose Silva – Universidade Federal de Santa Maria
Milene Silveira – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Renato Balancieri – Universidade Estadual de Maringá
Valéria Rosa – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Datas Importantes

Prazo de submissão do resumo estendido:  24/06/2024 (era 17/06)

Notificação dos resultados: 21/07/2024

Envio da Versão final: 01/08/2024

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)