IHC 2024

Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social

Artigos Aceitos

From Barriers to Inclusion: A Female-Inclusive Assessment Framework for Interface Evaluation – Barbara Drummond (Universidade Federal Fluminense), Luciana Salgado (Universidade Federal Fluminense), José Viterbo (Universidade Federal Fluminense)

Desenvolvimento de uma plataforma de dados abertos a partir do design sensível ao gênero –  Rodrigo Oliveira (Universidade Federal Fluminense), Luciana Salgado (Universidade Federal Fluminense), Silvia Amelia Bim (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Acessibilidade nas Redes Sociais: Análises Sobre a Inclusão Social de Usuários de Baixo Letramento e Idosos – Clarice Mendes (Universidade Federal do Pará), Nicoly Menezes (Universidade Federal do Pará), Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará)

Um Estudo Sobre as Dificuldades Enfrentadas por Pessoas com Deficiência Visual em Aplicativos de Redes Sociais – Jonas Gomes (Universidade Federal do Pará), Giselle Melo (Universidade Federal do Pará), Nicoly Menezes (Universidade Federal do Pará)
Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará)

Desafios da Inteligência Artificial Generativa na Construção de Sistemas Computacionais Acessíveis – Ingrid da Silva (Universidade Federal do Pará), Luciano Teran (Universidade Federal do Pará), Marcelo Pereira (Universidade Federal do Pará), Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará)

Chamada de Trabalhos

A décima quinta edição do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’24) põe em pauta o tema: “O papel das Tecnologias Emergentes na Web Social“. O workshop tem o objetivo de promover discussões sobre abordagens, metodologias e desafios relacionados à Web social e, neste ano, no seu aniversário de quinze anos, busca discutir os desafios relacionados à interação e uso de tecnologias emergentes na Web social.  Trabalhos inter ou transdisciplinares com as ciências humanas e sociais nos contextos citados são também encorajados nesta edição do WAIHCWS.  

São esperados trabalhos que relatam estudos descrevendo os desafios emergentes, bem como as abordagens e metodologias que vêm sendo adotadas dentro dessa temática para finalidades diversas, como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada e Virtual, Metaverso e outras tecnologias emergentes e os desafios advindos do uso destas tecnologias, como a preocupação com ética, diversidade e inclusão social. É esperado que os trabalhos foquem nos aspectos humanos resultantes da interação direta ou indireta com essas tecnologias ou seu uso no design de softwares sociais.

O tema representa uma oportunidade para pessoas pesquisadoras e usuárias da Web Social relatarem suas experiências, opiniões sobre melhorias, discussões sobre questões éticas e afirmarem pontos positivos e negativos das novas tecnologias, além de contribuírem com estudos de novas tendências para as mídias sociais. Trabalhos inter ou transdisciplinares com as ciências humanas e sociais nos contextos citados são também encorajados nesta edição do WAIHCWS.

Os tópicos de interesse do workskop incluem aspectos relacionados ao tema, mas não estão restritos a:

  • O uso da Inteligência Artificial associado à Web Social;
  • Metaverso, Realidade Aumentada e Virtual na Web Social;
  • Diversidade e Inclusão na Web Social;
  • Identidade, privacidade, segurança e aspectos éticos da Web Social;
  • Uso de técnicas computacionais para a geração de textos, áudios e vídeos falsos (deep fake) ;
  • Análise de sentimento e polarização nas redes sociais;
  • Discursos de ódio, preconceituosos e/ou antidemocráticos nas mídias sociais;
  • Monitoramento de desinformação e bots nas redes sociais;
  • Abordagens, boas práticas, metodologias e desafios relacionados ao uso das tecnologias emergentes;
  • Avaliação das interações interpessoais por meio das redes sociais;
  • Mecanismos de interpretação textual para mensurar sentimentos hedônicos positivos ou negativos;
  • Sustentabilidade no design para Web Social utilizando Tecnologias Emergentes;
  • Métodos de design e de avaliação que considerem questões sociais e de valores humanos;
  • Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
  • Aspectos culturais, de apropriação, emocionais, afetivos e o estímulo ao comportamento sustentável e equitativo;
  • Comunicação, expressão, colaboração e compartilhamento;
  • Auditabilidade, confiança e reputação em redes sociais;
  • Ética no design, desenvolvimento, avaliação e uso de soluções computacionais na Web social;
  • Interfaces e soluções para promoção da acessibilidade e aspectos de usabilidade em mídias sociais;
  • Métodos e técnicas para avaliação da User eXperience (UX) em mídias sociais;
  • Educação online, interação em ambientes virtuais de aprendizagem e comunidades de práticas;
  • Interfaces e dispositivos de interação social sob a perspectiva do Design Universal (ou Design for all), Design Inclusivo e Design para Equidade;
  • Fatores, características e medidas de sucesso em software social;
  • Aproveitamento do conhecimento social;
  • Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional aliadas aos aspectos técnicos, humanos, sociais e organizacionais no desenvolvimento de software social.

Submissões

São esperados trabalhos em todos os estágios de desenvolvimento, descrevendo resultados de pesquisas, resultados empíricos, sistemas aplicados e propostas que abordem aspectos da Web Social, no contexto da democracia e com foco na Interação Humano-Computador. Posições e discussões fundamentadas teoricamente acerca dos tópicos de interesse também são bem-vindas.

Os artigos devem ser resumos expandidos, escritos em Inglês ou em Português, seguindo o template para artigos da SBC. Na fase de submissão, devem conter entre 2 e 5 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas e excluindo referências e anexos) e deverão ser submetidos em formato PDF por meio do sistema JEMS. Em caso de aceite, a versão final deve conter entre 6 e 8 páginas, e será enviada após o evento. Assim, as pessoas  autoras poderão refletir nas versões finais as sugestões dadas por participantes durante o workshop.

Seção obrigatória: Os artigos devem conter a seção “Contribuições para a Web Social” com a defesa da originalidade, impacto e contribuições da pesquisa para o contexto da Web Social, área do workshop. Os trabalhos sem a seção acima serão automaticamente rejeitados e não passarão pelo processo de revisão.

O WAIHCWS adota um processo de revisão duplamente anônima. As pessoas autoras devem seguir instruções sobre anonimização.

Ressalta-se que trabalhos que envolvam a participação de indivíduos humanos devem seguir as recomendações sobre aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos.

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.

Ademais, recomendamos fortemente que as pessoas autoras consultem o Guia de acessibilidade para autores do SIGCHI e os guias disponíveis no site do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da UNIRIO.

Não será permitida a alteração de idioma e também de autores, após a submissão do artigo.

Processo de Revisão

As submissões serão revisadas por pelo menos dois pesquisadores da área. Em caso de disparidade e inconsistência entre pareceres, um terceiro pesquisador será convidado para realizar a avaliação. Um processo de meta revisão também poderá apoiar a decisão final da coordenação. 

Se a submissão for aceita, as pessoas autoras deverão (ao menos uma) apresentar o trabalho durante o evento. A versão submetida não será publicada. As versões finais deverão ser submetidas após o evento, refletindo as sugestões dadas nas revisões e por participantes do evento.

Apresentação e Publicação

A publicação na SBC Open Lib (SOL) está condicionada à inscrição de pelo menos uma das pessoas que participaram da autoria do artigo.  Além disso, a publicação também está condicionada à apresentação presencial do artigo durante o evento.

As versões finais dos trabalhos aceitos serão publicadas nos anais do WAIHCWS, após a ocorrência do evento, e serão disponibilizados online na SOL, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, ISSN 2596-0296. Todos os artigos serão indexados com DOI. Atualmente o WAIHCWS tem qualis B4.

Coordenação

Bruna Cunha  (ICMC/USP) – brunaru@icmc.usp.br
Paula Palomino (FATEC-Matão) – paula.palomino@fatec.sp.gov.br

Comitê de Programa

Alan Keller Gomes – Instituto Federal de Goiás
Alessandro Rubim Assis – Nuance Communications
Caio Carvalho – Universidade Federal do Paraná
Camila Dias de Oliveira Sestito – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Carlos Portela – Universidade Federal do Pará
Daniela Freitas Guilhermino Trindade – Universidade Estadual do Norte do Paraná
Deógenes P. Silva Junior – Universidade Federal do Paraná
Eduardo H. Tanaka – Eldorado Research Institute
Emanuel Ferreira Coutinho – Universidade Federal do Ceará
Flávia de Souza Santos – Universidade de São Paulo
Heitor Augustus Xavier Costa – Universidade Federal de Lavras
Isadora Mendes dos Santos – Universidade Federal Rural da Amazônia
José Maria David – Universidade Federal de Juiz de Fora
Marilia Soares Mendes – Universidade Federal do Ceará
Patricia Freitas Campos de Vasconcelos – Universidade Federal do Ceará
Priscilla Fonseca de Abreu Braz – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Renan Vinicius Aranha – Universidade Federal de Mato Grosso
Rodrigo Bonacin – Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Rodrigo Oliveira Zacarias – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Sandra Souza Rodrigues – Universidade Federal de Lavras
Thayssa Aguila da Rocha – Universidade Federal do Pará
Thiago Adriano Coleti – Universidade Estadual do Norte Paraná
Vinicius Hartmann Ferreira – Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Datas Importantes

Registro e submissão do artigo: 22/07/2024 (era 15/07)

Notificação dos resultados: 18/08/2024

Apresentação no evento: data específica durante o IHC 2024 (a ser definida)

Envio da versão final (após o evento):  12/11/2024

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)