IHC 2024

Workshop sobre Educação em IHC

Programação

Segunda - 07/10

14h - 14h10

Abertura do Workshop

14h10 - 15h

Apresentações das Práticas (7 minutos):

  • Cartas de Mediação Tecnológica – Marcelo Soares Loutfi (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Charles Siqueira Xavier (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Beatriz Ventorini Lins de Albuquerque (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), Sean Wolfgand Matsui Siqueira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
  • Aprendizagem Imersiva: A Efetividade da Gamificação Narrativa nas Disciplinas de IHC e UX – Paula T. Palomino (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Carlos Portela (Universidade Federal do Pará), Douglas Ribeiro (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo)
  • O Uso do Design Thinking como Metodologia de Ensino da Disciplina de Interação Humano-Computador  – Klebson Silva (Universidade Federal do Pará), Gleyciane B. Freitas (Universidade Federal do Pará), Taylor C. Alves (Universidade Federal do Pará), Josué V. Ferreira (Universidade Federal do Pará), Paula T. Palomino (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), Carlos S. Portela (Universidade Federal do Pará)
  • SimLab: uma abordagem integradora no ensino de IHC  – Cristiane Aparecida Lana (Centro Universitário de Viçosa), Sandra Rodrigues (Universidade Federal de Lavras)
  • GERSI: uma prática de plano de projeto centrado no usuário – Cristiane Aparecida Lana  (Centro Universitário de Viçosa)
  • Estudo Exploratório: articulação de problema em perspectiva –  Amanda Meincke Melo (Universidade Federal do Pampa)
  • Registro Fotográfico no Ensino de Acessibilidade – Amanda Meincke Melo (Universidade Federal do Pampa)

15h - 15h30

Discussões, dúvidas e trocas de experiência entre apresentadores

15h30 - 16h

Coffe Break

16h - 17h30

Dinâmica | Future Workshop

Chamada de Trabalhos

O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2024, é o principal fórum brasileiro no qual docentes, cientistas e estudantes de Interação Humano-Computador (IHC), entre outras pessoas interessadas no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar experiências, métodos e ferramentas didáticas para o ensino e a aprendizagem de IHC.

Dando continuidade à proposta da edição anterior, o workshop será dedicado a atividades mão-na-massa com foco, principalmente, na divulgação de práticas de ensino de IHC. Alinhado ao tema do IHC 2024 – “IHC em convergência no centro do Brasil” –, serão priorizadas práticas que valorizem o encontro, o diálogo e a troca de experiências entre as partes interessadas no design e na avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano. 

É desejável que essas práticas já tenham sido experimentadas em ações extensionistas. Contudo, serão aceitas práticas que já tenham sido adotadas no ensino de IHC com potencial para sua aplicação na Extensão Universitária. Espera-se, assim, contribuir para o processo de Curricularização da Extensão Universitária com práticas que possam ser adotadas em ações extensionistas, valorizando atividades colaborativas. 

Consideramos que artigos mais aprofundados sobre experiências no Ensino de IHC serão submetidos à Trilha de Relatos de Experiência. Neste ano daremos continuidade à submissão de práticas de ensino de IHC com o intuito de gerar um livro digital a ser disponibilizado à comunidade. Durante o evento, essas práticas serão discutidas e experimentadas pelos participantes, tendo a curricularização como elemento central.

Para contribuir às reflexões sobre a Curricularização da Extensão em cursos de Computação, recomendamos a leitura do artigo Curricularização da Extensão Universitária: o que a comunidade brasileira de Computação tem a ver com isso?, disponível na revista SBC Horizontes.

Instruções para Submisssão

As submissões não são anônimas, portanto os nomes das pessoas autoras devem ser incluídos. As práticas devem ser escritas em português, seguindo modelo de capítulo de livro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), devendo incluir os seguintes itens:

  • Nome da prática
  • Tópico (O que trata?)
  • Objetivo (Para quê?)
  • Materiais (Com que materiais?)
  • Método (Como usar em aula?)
  • Avaliação (Como avaliar? se aplicado ao caso)
  • Experiência de uso (Quantas vezes foi aplicada? Quantas turmas/ações de extensão/alunos já participaram? Em qual modalidade de ensino? Quais foram as lições aprendidas?) 
  • Prática no contexto da Curricularização da Extensão (reflexões e possibilidades de adoção)

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.

As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo todos os itens anteriormente expostos) – excluindo-se as referências. As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.

Não será permitida a alteração de idioma e nem de autores, após a submissão.

Privacidade e Lei Geral de Proteção de Dados

Considerando a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD), devem-se observar aspectos de privacidade das pessoas participantes das atividades. Assim, recomendamos que sejam tomados os cuidados a fim de preservar a privacidade dessas pessoas em fotos, vídeos e demais materiais submetidos ao WEIHC e que possam expor suas identidades.

Recomendamos que os rostos sejam borrados, apagados ou realizadas ações para impedir a identificação. Em caso de impossibilidade de anonimização, deverão ser disponibilizados acessos para os termos de uso de imagens do projeto, assinados pelo participante ou seus respectivos responsáveis legais.

Processo de Revisão

Cada submissão será revisada por pelo menos dois especialistas em IHC com experiência docente ou na Extensão Universitária. As práticas serão selecionadas para publicação como capítulo do referido livro com base na qualidade do trabalho e no detalhamento que leve a reflexão e possível replicação de uso em ações de Extensão Universitária.

Apresentação e Publicação

As apresentações das práticas deverão ser feitas presencialmente durante o evento e instruções específicas serão dadas às pessoas autoras em momento oportuno.

Será necessária a inscrição de ao menos uma pessoa autora e a apresentação do trabalho durante o Workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação para inserção do artigo no livro.

Coordenação

Amanda Meincke Melo (UNIPAMPA) – amandamelo@unipampa.edu.br

Thiago Adriano Coleti (UENP) – thiago.coleti@uenp.edu.br

Comitê de Programa

Marcelo Morandini – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo
Guilherme Corredato Guerino – Universidade Estadual do Paraná  (UNESPAR)
Maria Renata de Mira Gobbo – Centro de Ciências Tecnológicas – Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Datas Importantes

Submissão da prática: 29/07/2024 (era 15/07)

Notificação dos resultados: 21/08/2024 (era 18/08)

Envio da versão final: 29/08/2024

Apresentação: data específica durante o IHC 2024 (a ser definida)

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)