IHC 2024

Minicursos

Minicursos Aceitos

Título: Acessibilidade nas Mídias Sociais para Pessoas com Deficiência Visual

Duração: 6h

Ministrantes: 

  • Daniela Tavares (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  • Sara Lobato (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
  • Kamila Rodrigues (Universidade de São Paulo (USP)
  • Carolina Sacramento (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Fundação Oswaldo Cruz)
  • Mariana Faria (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio)
  • Yndiana Gouveia (Instituto Benjamin Constant | Unirio)

Resumo: Esta proposta visa um minicurso teórico-prático com a duração de 6 horas, sendo 3 horas usadas no período da manhã para exposição do conteúdo teórico do curso, e 3 horas na parte da tarde para as atividades práticas. O objetivo é fornecer conhecimento e habilidades para tornar as mídias sociais mais acessíveis para pessoas com deficiência visual, com foco nas plataformas Facebook e Instagram.

Título: Minicurso de Design Especulativo: Construindo Pontes entre Tecnologia, Ética e Inclusão Social

Duração: 6h

Ministrantes: 

  • Marcelo Loutfi (UNIRIO)
  • Beatriz Ventorini Lins de Albuquerque (UNIRIO)
  • Charles Xavier (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
  • Sean Siqueira (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

 

Resumo: Este minicurso tem como objetivo apresentar os fundamentos e explorar algumas ferramentas práticas do Design Especulativo. Embora abordagens tradicionais, como Design Thinking, possam contemplar questões sociais e culturais, o Design Especulativo amplia essa visão ao projetar futuros possíveis e explorar suas implicações. Este minicurso oferece um conjunto de atividades práticas em grupo para capacitar profissionais da área de IHC a realizar uma avaliação inclusiva e crítica do impacto social das tecnologias que desenvolvem, promovendo considerações sobre ética e inclusão social.

Título: Aquele sobre Linguagem Simples: ou como isso também é IHC

Duração: 3h

Ministrantes: 

  • Georgia Pereira (Universidade Federal do Ceará)
  • Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará)


Resumo: O minicurso tem como objetivo apresentar de maneira geral o conceito de Linguagem Simples (LS) e sua relação com projetos de sistemas interativos. A formação é composta de elementos teóricos e práticos para permitir a profissionais e pesquisadores a compreensão e aplicação dos conhecimentos tratados. Serão trabalhados os princípios da LS, técnicas de análise e etapas para aplicação em projetos de sistemas interativos. Os participantes poderão experimentar com exemplos reais e discutir suas impressões.

Título: Avaliação da Usabilidade e da Experiência do Usuário em Realidade Aumentada e Virtual 

Duração: 3h

Ministrantes: 

  • Thiago Campos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Saul Delabrida (Federal University of Ouro Preto)
  • Natasha Valentim (Universidade Federal do Paraná)

 

Resumo:

Este minicurso oferece uma abordagem teórico-prática de 3 horas sobre como utilizar e avaliar tecnologias de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV). Destinado a profissionais, pesquisadores e professores em Interação Humano-Computador, o curso aborda conceitos fundamentais de usabilidade e experiência do usuário (User eXperience, UX), métodos de avaliação como System Usability Scale (SUS), User Experience Questionnaire (UEQ), NASA Task-Load Index (NASA-TLX) e Usability and User Experience Evaluation in Touchable Hologram (UUXE-ToH) com dispositivos Meta Quest (2, 3 e Pro). Os participantes aprenderão a enfrentar desafios específicos dessas tecnologias e a aplicar métodos de avaliação em ambientes imersivos.

Chamada de Trabalhos

Os minicursos são eventos de curta duração sobre um tópico de pesquisa, desenvolvimento, ou tecnologia atual e/ou inovador(a), relacionado(a) à área da Interação Humano Computador (IHC), que possibilitam a pessoa participante aprender um novo assunto vinculado a sua área de atuação e/ou extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática. O público-alvo dos minicursos envolve estudantes de graduação, de pós-graduação, profissionais da área, pesquisadores e professores.

A presente chamada visa convidar especialistas da academia e da indústria a organizar minicursos a serem oferecidos durante o  XXIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2024). Os minicursos do IHC 2024 terão a duração de 3 (três) ou 6 (seis) horas e podem ser apresentados em português ou inglês.

Submissão e Seleção das Propostas

As propostas devem se limitar a até duas páginas, em português ou inglês, utilizando o formato para artigos da SBC. As submissões devem, obrigatoriamente, conter as seguintes seções:

  1. Título, autores(as) e instituição (a submissão de minicursos não deve ser anônima);
  2. Indicação sobre o perfil do minicurso: teórico, prático ou teórico-prático;
  3. Justificativa (síntese da importância da temática escolhida);
  4. Sumário estendido (explicação resumida do que será ministrado em cada tópico);
  5. Público-alvo e pré-requisitos (especificar o público-alvo, delimitar o número máximo de participantes e sinalizar por que o minicurso proposto deve atrair a atenção desse público. Caso existam pré-requisitos, explicitar e justificar os mesmos);
  6. Biografia dos(as) autores(as) (apresentar cada autor(a) brevemente com ênfase na experiência relacionada ao minicurso);
  7. Duração do minicurso (3 ou 6 horas);
  8. Idioma em que será ministrado (português ou inglês);
  9. Infraestrutura e materiais necessários e desejáveis (tais como post-its, flipcharts, projetores, etc.);
  10. Referências bibliográficas básicas.

As pessoas autoras devem ficar atentas ao formato das referências, de acordo com o template requerido. As propostas de minicurso devem ser submetidas eletronicamente, em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.

As submissões serão revisadas e avaliadas por no mínimo 2 (dois) pesquisadores da comunidade de IHC, com o objetivo de analisar a interseção da proposta de minicurso com temas ligados à área e que sejam de interesse da comunidade.

Não será permitida a alteração de idioma e nem de autores, após a submissão da proposta.

Realização dos Minicursos

As propostas selecionadas serão notificadas na data prevista nesta chamada. A oferta dos minicursos deve ser presencial, não sendo permitida a participação de pessoas online, mesmo que em formato híbrido e deverá ocorrer entre os dias 07 e 11 de outubro de 2024 em dia e horário a ser confirmado pela organização do IHC 2024. É obrigatório que pelo menos uma das pessoas autoras esteja presente fisicamente para conduzir as atividades planejadas. 

A oferta de minicurso pode ser uma oportunidade para realização de pesquisas, uma vez que, os principais pesquisadores de IHC do Brasil estarão no evento. Entretanto, cabe ressaltar que esta prática deve ser em consonância com os aspectos éticos de pesquisa com pessoas vigentes no Brasil (de acordo com as Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 ). Nesse caso, cabe aos proponentes do minicurso efetuar, anteriomente à sua realização, todos os procedimentos éticos necessários para a condução da pesquisa. Note que, uma pessoa inscrita do minicurso que não consente como voluntária da pesquisa não pode ter sua participação no minicurso cancelada ou prejudicada.

Publicação dos Minicursos Selecionados

As pessoas autoras dos minicursos selecionados deverão enviar uma versão final da proposta que será publicada nos Anais Estendidos do IHC 2024, contendo até duas páginas, seguindo o mesmo template, para publicação nos Anais Estendidos do IHC 2024. Além disso, as pessoas autoras podem disponibilizar recursos de apoio, como notas ou slides de curso, substanciais e autocontidos, acompanhados de uma bibliografia, aos participantes do evento, para aprofundamento dos tópicos abordados no curso. Sugere-se que os recursos de apoio sejam a posteriori disponibilizados à comunidade em geral na plataforma SBC-OpenLib (SOL).

Caso as pessoas autoras das propostas de minicursos aprovados tenham interesse na publicação de capítulos de livros ou livro (em caso de aprovação de apenas um minicurso, ou apenas os autores de um minicurso manifestarem interesse no livro), haverá esforço da comissão organizadora para a publicação da obra. As tratativas para tal serão realizadas após o evento.

As pessoas autoras deverão autorizar a publicação da proposta de minicurso nos Anais Estendidos, além dos recursos do minicurso ou do capítulo de livro, se for o caso. Uma pessoa apresentadora de cada minicurso ganhará a inscrição gratuita no evento.

A publicação de um capítulo de livro ou livro depende de acertos futuros e seguirá cronograma a ser definido entre as pessoas interessadas.

Coordenação

Claiton Marques Correa(IFFar) – claiton.correa@iffar.edu.br

Saul Delabrida (UFOP) – saul.delabrida@ufop.edu.br

Comitê de Programa

André Freire – Universidade Federal de Lavras
Awdren Fontão – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Caroline Queiroz Santos – Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri
Claudia Motta – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ecivaldo Mattos – Universidade de São Paulo
Eduardo Tanaka – Instituto de Pesquisa Eldorado
Emanuel Felipe Duarte – Universidade Estadual de Campinas
Georgia Pereira – Universidade Federal do Ceará
Heitor Costa – Universidade Federal de Lavras
Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina
Jair Leite – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Juan Pablo Oracad – University of Iowa
Kadidja de Oliveira – Instituto Federal de Brasília
Lesandro Ponciano – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Lilian Passos Scatalon – Universidade Estadual de Maringá
Luciana Zaina – Universidade Federal de São Carlos
Marcelle Motta – Universidade Federal do Pará
Nayana Carneiro – Universidade Federal do Ceará
Rafael Baldiati Parizi – Instituto Federal Farroupilha
Renan Vinícius Aranha – Universidade Federal do Mato Grosso
Rodrigo Zacarias – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Sylvana Karla Santos – Instituto Federal de Brasília
Taciana Pontual Falcão – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Tayana Conte – Universidade Federal do Amazonas
Ticianne Darin – Universidade Federal do Ceará
Vanessa Maike – SUNY Oswego
Vinícius Pereira – Universidade Federal do Mato Grosso

Datas Importantes

Submissão da proposta: 24/06/2024 (era 17/06)

Notificação do resultado: 21/07/2024

Envio da Versão Final: 01/08/2024

Realização do minicurso: entre 07 e 11/10/2024

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SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)