IHC 2024

Instruções para Publicação

As instruções a seguir são aplicáveis às trilhas indicadas abaixo. Para informações adicionais sobre as trilhas, consulte as páginas específicas:

Trilha de Pesquisa

Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

Relatos de Experiência

Prêmio Junia Coutinho Anacleto

Se o seu artigo for aceito para publicação, você deverá seguir os passos abaixo:

  • Preparar uma versão final do seu artigo:
    • No Word, o template de publicação permanecerá sendo de uma coluna, sendo  mantido o mesmo template de submissão, com adição do modelo do Word “Primary Article Template“, e o mesmo limite de no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, excluindo referências bibliográficas.
      • Há versões diferentes desse modelo para Microsoft Word para Windows, Macintosh Office 2011 e Macintosh Office 2016 
      • Faça download da versão apropriada para o seu sistema operacional e versão do Microsoft Word (o Macintosh Office 2016 também funciona com o Microsoft Office 365 e Microsoft Office para Macintosh)
      • Este não é um documento novo, mas sim um modelo/suplemento do Word para anexar ao documento que você enviou para revisão. Escolha a versão correta do modelo com base na sua plataforma.
    • No Latex, o template de publicação será de duas colunas, devendo  apenas substituir o comando\documentclass[manuscript,review,anonymous]{acmart}”, que estava na versão do artigo submetida, para  “\documentclass[sigconf]{acmart}”.
      • Não foi definido um limite para o número de páginas para os artigos no template de publicação de duas colunas, visto que pode haver variação no número de páginas quando se faz a conversão do template de submissão (uma coluna) para o template de publicação (duas colunas), dependendo dos tipos de conteúdo (texto, figuras e tabelas) do artigo. No entato, após preparar a versão final do seu artigo, mas antes de fazer a substituição de comandos acima, observe se o número de páginas do artigo, ainda no formato de submissão (com uma coluna), permanece dentro do limite de 15 a 20 páginas. 
    • Para mais detalhes, veja as instruções da ACM para preparação das versões de submissão e de publicação dos artigos no Word e no Latex;
  • Preencher o formulário de metadados, usando o sistema próprio do evento e seguindo instruções específicas.
  • Enviar, pelo sistema JEMS:
    • O arquivo de metadados gerado no item anterior;
    • O Termo de Autorização de Publicação;
    • A versão final do artigo, em pdf;
    • Comprovante de inscrição, com pagamento da taxa de publicação, nos casos aplicáveis (ver seção “Condições para Publicação” abaixo).

 

Após a Coordenação de Publicação enviar os dados dos artigos para a ACM,  esta entrará em contato com a pessoa autora correspondente, por e-mail (portanto, a pessoa autora correspondente deverá aguardar o e-mail da ACM), para: 

  • Preencher o formulário de direitos autorais da ACM;
  • Enviar o artigo editável (em Latex ou Word) no sistema o seu artigo ao TAPS (The ACM Production System),  para ser processado (certifique-se que esteja recebendo e-mails do endereço  tapsadmin@aptaracorp.awsapps.com, de forma que não perca nenhuma informação importante do TAPS).
  • Revisar as versões PDF e HTML do seu artigo gerado pelo TAPS, corrigindo erros, se necessário (nesse caso, deve-se reprocessar ou entrar em contato com o suporte do TAPS), e aprovar o resultado, para que ele possa ser publicado nos anais do IHC 2024.

 

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento e  indexados na Biblioteca Digital da ACM.

Informação Adicional sobre o Fluxo de Publicação da ACM

O principal propósito do Fluxo de Publicação da ACM é suportar múltiplos formatos de representação (aqui um exemplo). Para isso, a ACM decidiu mudar para uma nova cultura de publicação que separa o conteúdo da apresentação. Outro propósito é reduzir o trabalho manual e os custos decorrentes da detecção e correção de problemas nas versões finais dos artigos pelas pessoas editoras. O TAPS e o novo template permite automatizar várias tarefas que antes eram realizadas manualmente. A seguir, são descritos alguns aspectos resultantes dessa mudança:

  • O formato do artigo que as pessoas revisoras vêem durante a revisão (uma coluna) é diferente do formato da publicação final (duas colunas);
  • As pessoas autoras submetem inicialmente seus artigos utilizando o template de submissão da ACM (uma coluna), em PDF. Se aceitos, as pessoas autoras preparam a versão final dos seus artigos (que terá uma coluna no Word e duas colunas no Latex) e os submetem ao TAPS, que irá então gerar o PDF no formato de duas colunas e o documento HTML5 responsivo.

É importante que as pessoas autoras acessem o template e se familiarizem com ele, antes de utilizá-lo. Recomendamos fortemente o uso do template do Overleaf (ou, caso as pessoas autoras prefiram, pode-se trabalhar diretamente com os arquivos fontes do Latex), dado que ele simplifica a posterior preparação do artigo para publicação, caso ele seja aceito. 

Condições para Publicação

A publicação está condicionada à inscrição, na categoria Profissional, de pelo menos uma das pessoas que participaram da autoria do artigo; ou, quando não houver alguém inscrito nesta categoria, ao pagamento da taxa de publicação adicional, além da inscrição. Para a publicação de mais de um artigo vinculado a uma mesma inscrição, será cobrada também a taxa de publicação para cada artigo adicional. Além disso, a publicação também está condicionada à apresentação do artigo durante o evento. 

Para fins de agilidade no processo de publicação, as pessoas que compartilham da autoria de um artigo aceito deverão preencher formulários enviados pela Coordenação de Publicação nas datas estipuladas. Tais formulários serão enviados para a pessoa listada como contato principal e deverão ser respondidos uma única vez por essa mesma pessoa.

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)