IHC 2024

Instruções para Escrita e Formatação dos Artigos

As instruções a seguir são aplicáveis às trilhas indicadas abaixo. Para informações adicionais sobre as trilhas, consulte as páginas específicas:

Trilha de Pesquisa

Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

Relatos de Experiência

Prêmio Junia Coutinho Anacleto

Os artigos podem ser escritos em Inglês ou Português e devem ter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, excluindo referências bibliográficas.

O IHC 2024 usará o “ACM Conference Proceedings Primary Article Template” e  seguirá o fluxo de publicações definido pela ACM, para publicação dos anais principais na Biblioteca Digital da ACM. Assim, para submissão, será utilizado o template de submissão de uma coluna, que pode pode ser baixado/acessado, de acordo com o editor que você irá utilizar para preparar o seu artigo, nos links abaixo:

 

Sugerimos que você acesse o template e se familiarize com ele, antes de utilizá-lo. Recomendamos fortemente o uso do template do Overleaf (ou, se preferir, pode trabalhar diretamente com os arquivos fontes do Latex), dado que ele simplifica a posterior preparação do seu artigo para publicação, caso ele seja aceito. 

Certifique-se de usar o template de submissão correto: para a fase de revisão, deve ser usado o formato de uma coluna. O uso de modelos ou formatos diferentes pode resultar em desk rejection.

*Se o seu artigo for aceito para publicaçãovocê deverá criar a versão do seu artigo que será publicada, que utilizará então um template de duas colunas. Nesse caso, você receberá instruções detalhadas para preparar o seu artigo e gerar a versão final de publicação, usando o sistema de produção de artigos da ACM (The ACM Publication System – TAPS). 

As submissões, com exceção dos artigos do Prêmio Junia Coutinho Anacleto, devem ser anônimas. Assim, assegure-se de seguir as instruções sobre anonimização ao escrever o seu artigo. 

Encorajamos fortemente que você atente para a acessibilidade dos artigos produzidos em formato digital. Recomendamos utilizar o Guia de acessibilidade para autores do SIGCHI e os guias disponíveis no site do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da UNIRIO.

As pessoas autoras também são encorajadas a examinarem criticamente suas referências, histórico e métodos, esforçando-se para evitar e combater diferentes preconceitos na ciência (por exemplo, preconceito de gênero, raça, etnia, classe social, deficiência, etc.)

Antes de submeter o artigo, pedimos que você se certifique de atender aos seguintes requisitos de formatação:

  • Garantir que o título está apenas em inglês;
  • Garantir que as keywords estão apenas em inglês;
  • Garantir que o abstract está apenas em inglês e que o título da seção está definido como “Abstract” (e não “Resumo”);
  • Garantir que a seção “CCS Codes” está definida segundo o padrão da ACM;
  • Garantir que haja uma seção “ACM reference format”, conforme template;
  • Garantir que o cabeçalho das páginas pares contém o nome/data/local do evento do lado esquerdo e os nomes das pessoas autoras do lado direito (apenas na versão final, para as trilhas que adotam revisão duplamente anônima);
  • Garantir que o cabeçalho das páginas ímpares contém o título do artigo do lado esquerdo e nome/data/local do evento do lado direito.
  • Garantir que as referências indicadas contenham o nome completo das pessoas autoras (de acordo com o template). As referências são numeradas e ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome da primeira pessoa autora.

Não será permitida a alteração de idioma e também de autores, após a submissão do artigo.

Pessoas autoras que desejarem algum suporte no uso do template, no que diz respeito especificamente às questões de acessibilidade, deverão manifestar com antecedência esse desejo à coordenação de acessibilidade do IHC 2024, respeitando as datas definidas para a trilha.

Dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para a coordenação da trilha correspondente.

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)