Abertura da trilha de IHC na Prática – dados gerais e formato
Grupo 1 (10 min cada artigo): Técnicas e métodos aplicados a visualização e organização de dados
Perguntas e debate do tema
Grupo 2 (10 min cada artigo): Processos de Design e Redesign
Coffee Break
Grupo 3 (10 min cada artigo): Melhoria da interação a partir do Design Centrado no Usuário
Perguntas e debate do tema
Grupo 4 (10 min cada artigo): Promovendo a inclusão centrada no ser humano
Perguntas e debate do tema
Fechamento da trilha
A trilha IHC na Prática é dirigida a todos os profissionais e pesquisadores da Indústria ou da academia, professores e estudantes de todos os níveis, interessados em apresentar as suas experiências com a aplicação da Interação Humano-Computador (IHC) em problemas concretos. Essas experiências podem envolver aspectos técnicos, comerciais, sociais, de gestão e os principais desafios relacionados à aplicação de métodos e técnicas da área no desenvolvimento de produtos e serviços.
Em 2024, a trilha de IHC na Prática propõe ressignificar a prática. E, para isto, trará uma novidade! Além de artigos tradicionais que relatam experiências com técnicas e métodos de IHC (“Experiências de IHC na prática”), a trilha abrirá espaço para submissões de “Práticas de IHC na prática”. Este tipo de submissão envolve artigos que apresentam novas práticas ou práticas já conhecidas em que as pessoas autoras desejam coletar feedback com a comunidade de IHC. A ideia é enviar a descrição da prática e uma proposta de aplicação dessa prática que será realizada dentro da sessão da trilha IHC na Prática. As pessoas autoras terão a oportunidade de discutir junto a comunidade os prós e contras da aplicação de tal prática.
É uma oportunidade interessante para a troca de experiências entre profissionais e pesquisadores que aplicam IHC na prática. A trilha de IHC na prática oferece um espaço para discussão crítica e reflexiva tanto para as pessoas que usam práticas de IHC no seu dia a dia quanto para aquelas que desenvolvem pesquisas e avançam o conhecimento da área. Constitui-se, assim, em um ambiente que estimula o surgimento de novas oportunidades de cooperação, criação de soluções inovadoras, exposição de desafios práticos e identificação de tendências, visando principalmente minimizar o distanciamento comumente existente entre teoria e prática.
Os trabalhos da trilha de IHC na Prática se diferem dos artigos das trilhas de pesquisa, ideias inovadoras e relato de experiências por não precisarem se definir como parte de uma pesquisa acadêmica potencialmente de longo prazo. Está focado no uso e aplicação de métodos, técnicas e ferramentas que auxiliam o desenvolvimento e avaliação de IHC.
Todos os temas relevantes à prática de IHC são esperados nesta trilha, incluindo, mas não limitados a:
As submissões devem ser produzidas em português ou inglês e podem ser feitas na modalidade “experiências de IHC na prática” ou “prática de IHC na prática”. Submissões na modalidade de “experiências de IHC na prática” podem relatar casos e vivências reais relevantes para a área de IHC, de sucesso ou mesmo de insucesso vindas de projetos da Universidade, de empresas, instituições governamentais ou startups. No caso da modalidade de “prática de IHC na prática”, as submissões podem abordar práticas de IHC conhecidas e estabelecidas ou práticas em desenvolvimento ou avaliação que podem se beneficiar do feedback da comunidade de IHC.
Observe-se que as submissões não requerem anonimização das pessoas autoras. No caso de experiências advindas da indústria, ressalta-se ainda que a responsabilidade pelo conteúdo é das pessoas autoras, cabendo a elas obter autorização da empresa para a submissão da proposta e a exposição do caso, se necessário. Os artigos aceitos serão publicados nos anais estendidos do evento e serão indexados na SBC OpenLib.
O documento para submissão por meio do sistema JEMS, está descrito a seguir:
Artigo como resumo expandido (em .pdf) de no mínimo duas páginas e no máximo quatro (excluindo referências), seguindo o formato de artigos da SBC para publicação do trabalho. Além de título, autores, e-mail, afiliação (nome da empresa, universidade etc) e referências, a submissão deve contemplar o conteúdo abaixo de acordo com a modalidade:
Deve ser incluído na submissão a minibiografia das pessoas autoras. Caso deseje, as pessoas autoras podem gravar vídeo de até 5 minutos (com link compartilhado via YouTube) para sua apresentação e/ou da empresa e detalhamento do caso ou experiência; ou da prática que deseja aplicar. O link deve ser incluído dentro do documento do artigo que será enviado na submissão.
As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.
As submissões serão avaliadas por três membros do comitê do programa, sendo consideradas na avaliação a concretude do problema, adequação (ou não) para a trilha de IHC na prática, a clareza da descrição da experiência relatada ou da prática que será aplicada; a relevância da experiência ou prática para a trilha, bem como a contribuição para as comunidades empresariais e acadêmicas.
Ao menos uma das pessoas autoras dos trabalhos aceitos deve se inscrever no Simpósio na categoria Profissional para apresentar o trabalho oralmente e presencialmente nas sessões técnicas do evento. Apenas trabalhos apresentados serão publicados nos anais estendidos do simpósio. Informações detalhadas sobre o formato da apresentação de acordo com cada modalidade serão encaminhadas posteriormente.
Juliana Jansen Ferreira (IBM Research) – jjansen@br.ibm.com
Luciana Zaina (UFSCar) – lzaina@ufscar.br
André Luís Andrade Menolli – Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP
Anna Beatriz Marques – Universidade Federal do Ceará
Claudia Cappelli – UERJ – Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Daniel Domingos Alves – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Edson Rufino – Universidade Federal do Espírito Santo
Gabriela Corbari Dos Santos – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Gessé Gerônimo Pereira Evangelista – Universidade Federal de São Carlos
Heloísa Candello – IBM Research
Ildevana Poltronieri – Universidade Federal do Pampa
José Maria David – Universidade Federal de Juiz de Fora
Juliana de Albuquerque G. Saraiva – Universidade Federal da Paraiba
Karla Cruz – Jeeves
Larissa Albano Lopes – Arco Educação
Maria Amelia Eliseo – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Simone Dornelas Costa – Universidade Federal do Espírito Santo
Talita C. Pagani Britto – Google Brasil
Thayssa Aguila da Rocha – UFPA – Universidade Federal do Pará
Vinícius Segura – IBM Research
Viviane Ortiz Delvequio – Serasa Experian
Willian Garcias Assuncao – Universidade de Rio Verde
Prazo de submissão de propostas: 22/07/2024 (era 15/07)
Notificação dos resultados: 18/08/2024
Envio da Versão final dos trabalhos aceitos: 29/08/2024