IHC 2024

Competição de Design

Trabalhos Finalistas (por ordem de submissão)

Expansão da plataforma UrbVerde: monitoramento socioambiental inteligente para todas as cidades brasileiras
Vitor Lacerda (University of São Paulo)
Marcel Fantin (University of São Paulo)
Felipe Carvalho (Universidade de São Paulo – USP)
Ana Lívia de Magalhães Garbin (Universidade São Paulo)
Guilherme Henrique de Freitas (Universidade de São Paulo)

Hope Sprouts – A little action starts the change
Alicia Barros Gonçalves Pereira (Instituto Federal de Brasília)
Alejandro Ojeda (Colégio Técnico Javier)
Giovana Rocha (Instituto Federal de Brasília)
Sylvana Karla Santos (Instituto Federal de Brasília)

EcoUai: Entrando no Clima da Sustentabilidade para Mitigação das Mudanças Climáticas
Estela Miranda Batista (Universidade Federal de Viçosa, Campus Florestal)
Helena Martins (Universidade Federal de Viçosa)
João Santana (Universidade Federal de Viçosa)
Libiane Gomes (Universidade federal de viçosa)
Maria Villela (Universidade Federal de Viçosa)

Appidae: Mapeamento de imagens com drones e aplicativo com IA para apoio à apicultura orgânica
Vitor Leonardo (Universidade de Brasília)
Fábio Henrique Oliveira (Instituto Federal de Brasília (IFB))
Lucas Ribeiro (Universidade de Brasília)
Pedro Carvalho (Instituto Federal de Brasília)
Sanderson Barbalho (Universidade de Brasília)

Prevenção de desastres em barragens de rejeitos frente à intensificação da crise climática
Isabela de Morais (Universidade Federal de Minas Gerais)
Raquel Prates (Universidade Federal de Minas Gerais)
Isabela Prates (Pontifical Catholic University of Minas Gerais)
Lucas Bicalho (Federal University of Minas Gerais)

Chamada de Trabalhos

O objetivo da competição de design é criar um espaço para estudantes e profissionais apresentarem soluções criativas para problemas práticos, trocar experiências com a comunidade de IHC, inspirar ideias e oportunidades para novos trabalhos.

No IHC 2024, a competição de Design tem por objetivo motivar estudantes e profissionais da área de IHC, Computação e Design a pensar em inovações tecnológicas para problemas socialmente relevantes. Os finalistas terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos para um júri de profissionais acadêmicos e da indústria atuantes na área de IHC e de publicar um resumo estendido da sua solução nos anais estendidos do evento. As propostas finalistas serão divulgadas na página do IHC e nas mídias sociais.

Tema da Competição

“Design e inovação para enfrentamento da crise climática no Brasil”

Desastres ambientais, principalmente climáticos, acontecem no Brasil e no mundo há muitos anos. Em 2023, o número de desastres climáticos causados por chuvas, desabamentos, ciclones, escassez hídrica, foi o maior registrado em todos os tempos.

Em 2024, o IHC traz o tema “IHC em convergência no centro do Brasil”, fazendo uma alusão ao contexto da capital brasileira – Brasília (DF), onde surge uma convergência cultural, política e intelectual, em meio a pessoas que chegam e saem, de diferentes estados do país, com seus sotaques e carregando realidades diversas. Alinhado a essa visão, a Competição de Design propõe a reflexão sobre os riscos da crise climática que permeiam todo o país, nos seus mais diferentes aspectos, provocando desastres ambientais, problemas sociais, econômicos, políticos, além dos prejuízos humanos, emocionais e materiais. Assim, em diferentes contextos, soluções digitais inovadoras, baseadas no Design da Interação, podem ser utilizadas para conscientizar sobre o risco climático, monitorar situações de alerta e guiar ações preventivas, auxiliar no gerenciamento de riscos e apoiar na tomada de decisão. Os benefícios são transversais em temporalidade – antes, durante e depois da ocorrência de uma situação de urgência climática – mas também, envolvendo diferentes agentes: a população, a iniciativa privada, os governos e a sociedade civil organizada. 

Desafio: As pessoas participantes são convidadas a desenvolver o design de soluções digitais inovadoras que apoiem a reflexão, o conhecimento, a informação e/ou a tomada de decisão sobre desastres climáticos no Brasil. Desejam-se soluções que apontem para “convergência para enfrentar a crise climática no Brasil”, por meio de soluções de design interativo.

Objetivo: A solução deve auxiliar uma ou mais esferas específicas da sociedade a lidar com o problema dos desastres climáticos, considerando os apontamentos disponíveis no relatório de riscos globais de 2023 (The Global Risks Report 2023), a saber: 

  • Crises de fontes naturais
  • Desastres naturais e eventos climáticos extremos
  • Falha na mitigação das mudanças climáticas
  • Fracasso na adaptação às alterações climáticas
  • Incidentes com danos ambientais em grande escala

 

Expectativas: O produto de design digital pode ser de qualquer tipo, explorando diferentes paradigmas de interação (como Computação Ubíqua, Computação Vestível, Internet das Coisas, Arte Digital Interativa, Interfaces Multimodais, Multiverso, dentre outros), evitando propostas unicamente centradas em aplicativos móveis ou aplicações web. Incentivam-se, portanto, soluções que incorporem o digital em objetos físicos do cotidiano, assim como possam usufruir dos recursos de Inteligência Artificial Generativa, Visualização de Dados e da Biotecnologia. É fundamental que o problema seja bem caracterizado, apresente uma base sólida para o estabelecimento dos requisitos e das necessidades, e que o processo de design seguido para se conceber a solução proposta seja bem descrito e relatado.

Links para Inspiração

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Aspectos Éticos

Nos casos aplicáveis, as pessoas autoras devem seguir as recomendações sobre aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos.

Submissões

As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF. As submissões devem ser compostas pelos seguintes itens:

  1. Relatório de até 4 páginas em Português ou Inglês (modelo da SBC), exceto referências;
  2. Link para o protótipo interativo da solução proposta;
  3. Link para vídeo-demo de até 2 minutos apresentando a solução.

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da SBC.

Não será permitida a alteração de idioma e nem de autores, após a submissão do relatório

Formação de Equipes

Cada equipe deve ter no mínimo 3 e no máximo 5 participantes, incluindo uma única pessoa como líder. A liderança pode ser professor(a) universitário(a), estudante de pós-graduação em nível de Doutorado ou profissional do mercado. Participantes da graduação, ainda que exerçam atividade remunerada no mercado, não se classificam como líderes de equipes. Cada equipe deve, obrigatoriamente, conter pelo menos 1 estudante de graduação ou pós-graduação.

Instruções para Participação

Para participar da Competição, cada equipe deve cumprir três etapas:

  1. Propor o Design de uma solução digital inovadora no tema da competição;
  2. Enviar os itens solicitados:
    1. Relatório de até 4 páginas em Português ou Inglês (modelo da SBC), exceto referências;
    2. Link para o protótipo interativo da solução proposta;
    3. Link para vídeo-demo de até 2 minutos apresentando a solução;
  3. Caso seja escolhida dentre os finalistas, apresentar o Design da Solução Digital durante a sessão da Competição de Design do IHC 2024, em Brasília – DF.

O relatório deve estar organizado de acordo com a seguinte estrutura:

  • Título e pessoas autoras (incluindo indicação clara de quem é líder da equipe);
  • Introdução: Contexto e problema abordado;
  • Metodologia/Processo: quais foram os caminhos seguidos para encontrar e projetar a solução (métodos empregados, pesquisa de campo, etc);
  • Justificativa: por que a solução proposta é relevante e inovadora ao contexto;
  • Solução proposta e Cenário de uso: apresentação da solução com a descrição de um cenário de uso;
  • Viabilidade: argumentação crítica considerando a viabilidade de implementação real da solução considerando a infraestrutura necessária e a viabilidade econômica;
  • Protótipo: link para o protótipo;
  • Vídeo-demo: link para o vídeo-demo.

O relatório deve ser submetido eletronicamente em formato PDF por meio do sistema JEMS (link em breve).

O protótipo deve permitir, pelo menos, simular a execução da ação/tarefa mais relevante para a solução proposta. As equipes podem utilizar qualquer ferramenta ou recurso de prototipação, desde que possam ser acessadas pelos avaliadores por meio de um link e que não exijam a instalação de nenhum recurso. Autores de soluções que incluam a interação com objetos físicos, sensores e atuadores podem criar representações gráficas desses objetos e detalhar/explicar no vídeo-demo.

O vídeo-demo deve ter até 2 minutos de duração, e deve apresentar o conceito da solução proposta e o seu protótipo com o objetivo de “vender a ideia” e convencer a audiência. A critério da equipe, o processo e as justificativas de design podem ser apresentados e explicados. O vídeo deve estar publicamente acessível no Youtube e categorizado com as tags: #IHC2024 #CompeticaoDesign #DesignCompetition

Seleção e Apresentação no IHC

Serão selecionadas até cinco propostas finalistas para uma curta apresentação oral, seguida por um tempo para perguntas de um grupo de avaliadores, durante o evento, a realizar-se na cidade de Brasília-DF, entre os dias 07 e 11 de outubro de 2024. Embora seja desejável, não é obrigatória a presença de todos os membros das equipes finalistas no dia da apresentação, no IHC 2024. Entretanto, é exigida a presença de ao menos um membro da equipe. Maiores detalhes sobre a fase final e instruções sobre a apresentação serão divulgados posteriormente às equipes finalistas.

Critérios para a Seleção das Propostas

  • Adequação da proposta: alinhamento ao tema da Competição de Design e ao tema do evento;
  • Responsabilidade: cuidado na caracterização e apresentação do tema; preocupação com as questões sociais, ambientais e legais envolvidas; cuidado com temáticas sensíveis e passíveis de gerar polêmicas (política, religião…);
  • Aspectos éticos: no caso de a equipe ter utilizado método(s) que envolvam a participação de outras pessoas fora da equipe;
  • Rigor: qualidade do trabalho conduzido, desde o entendimento do problema à construção e análise do protótipo construído; clareza sobre o processo de design adotado; documentação do processo; organização e apresentação do relatório; fundamentação e justificativas para as decisões tomadas;
  • Criatividade e inovação: potencial da tecnologia proposta para ajudar a resolver o problema; inovação e originalidade da solução apresentada;
  • Viabilidade: possibilidade de concretização da proposta; viabilidade tecnológica e econômica

Critérios para a Avaliação das Propostas Finalistas

  • Qualidade (e.g. usabilidade, acessibilidade e comunicabilidade)
  • Experiência de Uso (esta última deve estar relacionada tanto ao artefato computacional quanto à interação dele com equipamentos externos)
  • Adequação dos métodos utilizados
  • Impacto da Solução;
  • Aspectos de apresentação

Premiação

As Competições de Design do IHC têm sido muito concorridas com excelentes propostas e equipes altamente capacitadas, de modo que a seleção como finalista já se caracteriza como um atestado de excelência do trabalho submetido. Assim, cada equipe finalista que apresentar sua proposta no IHC 2024 receberá um Certificado de Reconhecimento (Menção Honrosa) pelo trabalho desenvolvido. Além dos certificados especiais para as melhores propostas, a equipe vencedora também receberá um prêmio a ser definido pela Organização.

Apoio à Participação das Equipes

A organização do evento fornecerá a isenção da taxa de inscrição para um membro de cada equipe selecionada para a apresentação oral.

Publicação

Os relatórios da solução digital das equipes finalistas serão publicados nos anais estendidos do IHC 2024, na SBC-OpenLib (SOL) .

Resumo

  • Proposta de Solução Digital: “Design e inovação para enfrentamento da crise climática no Brasil”
  • Métodos a serem utilizados: Conforme escolha das equipes;
  • Formação das Equipes: de 3 a 5 participantes, incluindo uma pessoa líder (docentes, pesquisadores(as), pós-graduandos(as) ou profissionais) 
  • Critérios de Seleção das Propostas: Adequação da proposta, Responsabilidade, Aspectos éticos, Rigor, Criatividade e inovação, e Viabilidade
  • Critérios para Avaliação das Propostas Finalistas: Critérios para seleção das propostas finalistas: Qualidade (e.g. usabilidade, acessibilidade e comunicabilidade), Experiência de Uso, Adequação dos métodos utilizados, Impacto da Solução; Aspectos de apresentação

Coordenação

Caroline Queiroz Santos (UFVJM) – caroline.queiroz@ufvjm.edu.br

Yuska Paola Costa Aguiar (UFPB) – yuska@ci.ufpb.br

Comitê de Programa

Andrey Rodrigues – Universidade Federal do Amazonas
Angela Peres – Universidade de Ciências Da Saúde de Alagoas
Angelina Ziesemer – Conestoga College
Daniel Alves – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Danilo Ferreira – Dataprev
Eliana Moreira – Instituto Federal de São Paulo
Erica de Oliveira – Centro Universitário Una
Luciana da Silveira Espindola – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Ludmilla Galvão – Universidade Federal do Mato Grosso
Rafael Cordeiro – Dataprev
Thiago Coleti – Universidade Estadual do Norte Paraná
Tiago Maritan – Universidade Federal Paraiba

Datas Importantes

Prazo de registro do relatório no JEMS: 29/07/2024 (era 15/07)

Prazo de submissão do relatório no JEMS: 05/08/2024 (era 22/07)

Notificação dos finalistas para apresentação no IHC 2024: 26/08/2024 (era 23/08)

Entrega da versão final no JEMS: 02/09/2024

Apresentação no IHC 2024: 07 a 11/10/2024

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SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)