Os tópicos de interesse do IHC 2024 incluem, mas não estão limitados a:
IHC NA SOCIEDADE
Acessibilidade e tecnologias assistivas
Aspectos legais e éticos em IHC
Aspectos sociais da IHC
Atuação do profissional de IHC no mercado e na indústria
Cultura e IHC
Ensino e pesquisa de IHC
Gênero e minorias
Governo eletrônico e cidadania
Letramento digital e pensamento computacional
Valores humanos
INTERAÇÃO COM NOVOS DISPOSITIVOS
Interfaces 3D
Interfaces inteligentes, adaptáveis e adaptativas
Interfaces de usuário naturais (NUI)
Interfaces de usuário tangíveis (TUI)
Interfaces multimodais
Realidade virtual e realidade aumentada (VR/AR)
Internet das coisas – Internet of Things (IoT)
Interação sensível ao contexto
Interação em dispositivos móveis
Novos paradigmas de interação
Visualização de informação
INTERAÇÃO ENTRE ÁREAS
Inteligência artificial, aprendizado de máquina e IHC
Computação ubíqua e IHC
Educação e IHC
Engenharia de Software e IHC
Ergonomia em IHC
Sistemas colaborativos
Sustentabilidade e IHC
IHC e arte digital
ÁREAS ESPECÍFICAS DE APLICAÇÃO
Cidades e ambientes inteligentes
Design de interação e crianças
Design e avaliação de jogos digitais
Ecodesign
Entretenimento digital
IHC e saúde e bem-estar
Legado digital
Comunidades online, mídias sociais, redes e softwares sociais, MOOCs
PROJETO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS INTERATIVOS
Análise de domínio, tarefas e usuários
Computação afetiva e aspectos emocionais em IHC
Design participativo
Design de interação e experiência do usuário (UX)
Estudos empíricos sobre experiência ou impacto do uso de tecnologia
Help e tutoriais em IHC
Modelos de comunicação e colaboração para softwares sociais
Modelos, métodos e formalismos para o design de interface e de interação
Ferramentas e técnicas para o design de interface e de interação
Modelos, métodos e formalismos para a avaliação de interfaces
Ferramentas e técnicas para a avaliação de interfaces
Programação e desenvolvimento por usuário final
TEORIAS E ABORDAGENS TEÓRICAS DE IHC
Abordagens cognitivas
Abordagens semióticas
Engenharia cognitiva e cognição distribuída
Engenharia Semiótica
Semiótica organizacional
Teoria da atividade
Teorias de comunicação ou colaboração
Outras abordagens teóricas
SESSÃO TÉCNICA
Acessibilidade
Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going? Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)