WEIHC

  • 14:00
    • 5 min: Abertura
    • 50 min: Apresentação dos trabalhos em pitchs de 5min (perguntas poderão ser submetidas durante as apresentações)
    • 5 min: Explicação da dinâmica do segundo slot
  • 15:00
    • 40 min: Discussão paralela entre dois grupos definidos
    • 20 min: Retorno ao grupo principal trazendo reflexões sobre a discussão (10 min para cada grupo).
  • 16:20 (após Social Break)
    • Café com WEIHC: Desafios para Integração entre Academia e Indústria na Educação sobre IHC com a participação de: Ana Lima (UFPE/ Will Bank), Andrei Garcia (PUCRS/HP Inc) e Sílvia Amélia Bim (UTFPR).

A Participação de Pessoas com Deficiência e o Papel dos Projetos Práticos em uma Disciplina sobre Acessibilidade em Sistemas Computacionais – André Freire (Universidade Federal de Lavras – Brazil)

Aprendizagem Baseada em Equipe Aplicada no Ensino Remoto na Disciplina de Interação Humano-Computador  – Josué Viana (UFPA – Brazil), Benedito de Souza Ribeiro Neto (Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Pará – Brazil),Carlos Portela (UFPA – Brazil), Isadora Santos (Universidade Federal Rural da Amazonia – Brazil), Cesar Lobato (UFPA – Brazil), João Silva (UFPA – Brazil), Jocivaldo Vanzeler (UFPA – Brazil)

Desafios da Formação Docente na Pós-Graduação: Reflexões no Ensino Remoto em IHC – Ludmilla Galvão (Universidade Federal do Paraná – Brazil), Luiz Baroni (Universidade Federal do Paraná – Brazil), João Cardoso (Universidade Federal do Paraná – Brazil), Krissia Menezes (Universidade Federal do Paraná – Brazil)

Desenvolvimento de um Curso on-line para Ensinar Design de Interface de Usuário na Educação Básica – Miriam Ferreira (Universidade Federal De Santa Catarina – Brazil), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Brazil), Nathalia Alves (Universidade Federal de Santa Catarina – Brazil)

Educação, morte e tecnologias – experiência no ensino de avaliação em IHC  – Daniele Trevisan (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Brazil), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Brazil), Silvia Amelia Bim (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brazil)

Experiência com a MoLIC na indústria: ensino e aplicação em um projeto para o comércio eletrônico – Ingrid Monteiro (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Enyo Gonçalves (Universidade Federal do Ceará – Brazil)

Orbis: Um toolkit para Apoio no Ensino e Prática de Técnicas do Design Centrado no Usuário – Valeska Eduardo (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará – Brazil)

Panorama do Ensino de IHC no Brasil: uma análise dos anais do WEIHC – Danilo Silveira Martins (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Brazil), Maria Villela (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Brazil)

Scooby-Doo, cadê você, meu filho? Estratégias para promover a interação em tempos de ensino remoto – Milene Silveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – Brazil), Roberto Pereira (UFPR – Universidade Federal do Paraná – Brazil)

Um Estudo Sobre a Prática de Projetos Integrados Em Disciplinas de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador – Allana Oliveira (Universidade Federal Fluminense – Brazil), Luciana Salgado (UFF – Brazil), Vânia Neves (Universidade Federal Fluminense – Brazil), Flavio Seixas (Universidade Federal Fluminense – Brazil)

O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2021, é o principal fórum brasileiro onde docentes, cientistas e estudantes de IHC, entre outras pessoas interessadas no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar métodos e ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem de IHC.

Em linha com o IHC 2021, o WEIHC neste ano será dedicado à “Educação de IHC do Caburaí ao Chuí”. O evento usará a tecnologia para reduzir a distância geográfica, nos permitindo apreciar e compreender a diversidade cultural no ensino de IHC no Brasil.  Devido à pandemia de COVID-19, a tecnologia se faz mais presente do que nunca, e é parte das nossas rotinas de trabalho, educação e lazer. A tecnologia também reduziu distâncias geográficas, aproximando fronteiras e culturas. Assim, no WEIHC deste ano, propomos refletir e discutir sobre como a diversidade cultural e suas nuances impactam o ensino de IHC no Brasil.

Tais reflexões podem incluir estudos e/ou relatos nos quais questões sócio-culturais geraram diferentes cenários para o ensino de IHC e/ou fomentaram a inclusão de práticas de ensino em parceria com a Indústria. A cultura mostra sua diversidade em diferentes formas, por exemplo: nas particularidades dos sistemas interativos e linguagens de interação; nas motivações intrínsecas e extrínsecas das pessoas usuárias; na adoção de métodos de ensino praticados na Universidade e/ou introduzidos por cada docente e etc.

No contexto da IHC, encorajamos submissões que discutam um dos seguintes tópicos:

  • impacto do distanciamento social no fazer docente,
  • resultados do uso de modelos específicos de ensino no contexto da pandemia,
  • desafios do formato online para docentes e discentes,
  • modelos alternativos e inovadores,
  • ambientes virtuais de aprendizagem e outras ferramentas de interação e comunicação,
  • acessibilidade e inclusão,
  • formação de docentes,
  • perspectivas de futuro e as contribuições da IHC neste cenário, relatos de experiências e práticas em parceria com a Indústria.

Acreditamos que a comunidade de IHC tem muito a contribuir com os desafios de repensar práticas de ensino, sejam elas presenciais, híbridas ou remotas, baseadas em tecnologias e modelos de interação e comunicação adequados e interfaces acessíveis, inclusivas e com boa usabilidade.

Vamos fazer isso juntos, em benefício da evolução da educação! Aguardamos suas reflexões e experiências!

Cumprimos o Código de Ética da ACM. Esperamos que todos os envios, pesquisas subjacentes e comportamento durante o processo de revisão e conferência estejam em conformidade com os princípios e responsabilidades delineados pelo código.

As submissões de artigos devem ter autoria anônima, podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.

Neste ano iremos adotar um novo formato para estimular as discussões e reflexões durante o workshop. Entendemos que a troca de ideias que ocorrem durante o evento são de interesse de toda a comunidade e queremos possibilitar que elas estejam presentes na versão final de seu artigo. Desta forma, os artigos submetidos que forem aceitos para apresentação serão publicados apenas após o WEIHC. 

Salientamos que não haverá um novo processo de revisão por pares da versão final enviada após o evento e que o número limite de páginas mantém-se em seis.

Cada submissão será revisada por pelo menos três especialistas em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).

As apresentações de artigos durante o evento serão feitas por meio de vídeo pré-gravado, hospedadas na plataforma da conferência e posteriormente arquivadas no canal do IHC 2021 no YouTube. Porém, as discussões serão síncronas, sendo imprescindível a participação de pelo menos um dos autores na sessão.
 
A coordenação da trilha enviará emails para os autores especificando os detalhes, incluindo a duração máxima, o formato de envio dos vídeos e outros pontos relevantes para a trilha.
 
A página Recursos e Acessibilidade apresenta recursos que podem ser úteis na preparação dos vídeos, incluindo modelos de slides e de gravação utilizando o OBS Studio. Ao preparar o vídeo de apresentação, siga as recomendações disponíveis em: Como realizar minha apresentação pré-gravada de forma mais acessível?  Observe que, devido ao formato virtual do IHC 2021, a capacidade dos participantes de entender as apresentações usando apenas a visão ou o áudio agora é um requisito. Por isso, todos os vídeos pré-gravados devem incluir legendas. Preparamos um tutorial para lhe ajudar com o processo de legendagem
 

A inscrição paga de ao menos uma pessoa autora do artigo até o dia 10/11 e a apresentação do trabalho durante o workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação é obrigatória para inserção do artigo nos Anais Estendidos do IHC 2021.

Amanda Melo – Universidade Federal do Pampa
André Freire – Universidade Federal de Lavras
Anna Beatriz Marques – Universidade Federal do Ceará
Caroline Queiroz Santos – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Claiton Correa – Instituto Federal Farroupilha
Clodis Boscarioli – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso
Diego Moreira da Rosa –  Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Ecivaldo Matos UFBA – Universidade Federal da Bahia
Elton Silva – Universidade Federal de Ouro Preto
Ingrid Monteiro – Universidade Federal do Ceará
Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina
Jair Leite – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Luana Müller – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Luciana Salgado – Universidade Federal Fluminense
Marcelle Mota – Universidade Federal do Pará
Maria Villela – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Milene Silveira – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Natasha Valentim – Universidade Federal do Paraná
Roberto Pereira – Universidade Federal do Paraná
Silvia Amélia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Simone Barbosa – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Soraia Prietch – Universidade Federal de Rondonópolis
Taciana Pontual Falcão – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Tiago da Silva – Universidade Federal de São Paulo
Ticianne Darin  – Universidade Federal do Ceará
Vania Almeida Neris – Universidade Federal de São Carlos

Luana Müller (PUCRS) – luana.muller@pucrs.br 
Luciana Salgado (UFF) – luciana@ic.uff.br

Registro do artigo: 13/08/21
Submissão do artigo: 19/08/21 (era 13/08)
Notificação dos resultados:  17/09/21 (era 10/08)
Envio da versão para apresentação:  01/10/21 (era 16/08)
Envio da versão final (após o evento): 08/11/21

Conteúdo desta página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)