A Participação de Pessoas com Deficiência e o Papel dos Projetos Práticos em uma Disciplina sobre Acessibilidade em Sistemas Computacionais – André Freire (Universidade Federal de Lavras – Brazil)
Aprendizagem Baseada em Equipe Aplicada no Ensino Remoto na Disciplina de Interação Humano-Computador – Josué Viana (UFPA – Brazil), Benedito de Souza Ribeiro Neto (Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Pará – Brazil),Carlos Portela (UFPA – Brazil), Isadora Santos (Universidade Federal Rural da Amazonia – Brazil), Cesar Lobato (UFPA – Brazil), João Silva (UFPA – Brazil), Jocivaldo Vanzeler (UFPA – Brazil)
Desafios da Formação Docente na Pós-Graduação: Reflexões no Ensino Remoto em IHC – Ludmilla Galvão (Universidade Federal do Paraná – Brazil), Luiz Baroni (Universidade Federal do Paraná – Brazil), João Cardoso (Universidade Federal do Paraná – Brazil), Krissia Menezes (Universidade Federal do Paraná – Brazil)
Desenvolvimento de um Curso on-line para Ensinar Design de Interface de Usuário na Educação Básica – Miriam Ferreira (Universidade Federal De Santa Catarina – Brazil), Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – Brazil), Nathalia Alves (Universidade Federal de Santa Catarina – Brazil)
Educação, morte e tecnologias – experiência no ensino de avaliação em IHC – Daniele Trevisan (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Brazil), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT – Brazil), Silvia Amelia Bim (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brazil)
Experiência com a MoLIC na indústria: ensino e aplicação em um projeto para o comércio eletrônico – Ingrid Monteiro (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Enyo Gonçalves (Universidade Federal do Ceará – Brazil)
Orbis: Um toolkit para Apoio no Ensino e Prática de Técnicas do Design Centrado no Usuário – Valeska Eduardo (Universidade Federal do Ceará – Brazil), Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará – Brazil)
Panorama do Ensino de IHC no Brasil: uma análise dos anais do WEIHC – Danilo Silveira Martins (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Brazil), Maria Villela (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Brazil)
Scooby-Doo, cadê você, meu filho? Estratégias para promover a interação em tempos de ensino remoto – Milene Silveira (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS – Brazil), Roberto Pereira (UFPR – Universidade Federal do Paraná – Brazil)
Um Estudo Sobre a Prática de Projetos Integrados Em Disciplinas de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador – Allana Oliveira (Universidade Federal Fluminense – Brazil), Luciana Salgado (UFF – Brazil), Vânia Neves (Universidade Federal Fluminense – Brazil), Flavio Seixas (Universidade Federal Fluminense – Brazil)
O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2021, é o principal fórum brasileiro onde docentes, cientistas e estudantes de IHC, entre outras pessoas interessadas no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar métodos e ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem de IHC.
Em linha com o IHC 2021, o WEIHC neste ano será dedicado à “Educação de IHC do Caburaí ao Chuí”. O evento usará a tecnologia para reduzir a distância geográfica, nos permitindo apreciar e compreender a diversidade cultural no ensino de IHC no Brasil. Devido à pandemia de COVID-19, a tecnologia se faz mais presente do que nunca, e é parte das nossas rotinas de trabalho, educação e lazer. A tecnologia também reduziu distâncias geográficas, aproximando fronteiras e culturas. Assim, no WEIHC deste ano, propomos refletir e discutir sobre como a diversidade cultural e suas nuances impactam o ensino de IHC no Brasil.
Tais reflexões podem incluir estudos e/ou relatos nos quais questões sócio-culturais geraram diferentes cenários para o ensino de IHC e/ou fomentaram a inclusão de práticas de ensino em parceria com a Indústria. A cultura mostra sua diversidade em diferentes formas, por exemplo: nas particularidades dos sistemas interativos e linguagens de interação; nas motivações intrínsecas e extrínsecas das pessoas usuárias; na adoção de métodos de ensino praticados na Universidade e/ou introduzidos por cada docente e etc.
No contexto da IHC, encorajamos submissões que discutam um dos seguintes tópicos:
Acreditamos que a comunidade de IHC tem muito a contribuir com os desafios de repensar práticas de ensino, sejam elas presenciais, híbridas ou remotas, baseadas em tecnologias e modelos de interação e comunicação adequados e interfaces acessíveis, inclusivas e com boa usabilidade.
Vamos fazer isso juntos, em benefício da evolução da educação! Aguardamos suas reflexões e experiências!
Cumprimos o Código de Ética da ACM. Esperamos que todos os envios, pesquisas subjacentes e comportamento durante o processo de revisão e conferência estejam em conformidade com os princípios e responsabilidades delineados pelo código.
As submissões de artigos devem ter autoria anônima, podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.
Neste ano iremos adotar um novo formato para estimular as discussões e reflexões durante o workshop. Entendemos que a troca de ideias que ocorrem durante o evento são de interesse de toda a comunidade e queremos possibilitar que elas estejam presentes na versão final de seu artigo. Desta forma, os artigos submetidos que forem aceitos para apresentação serão publicados apenas após o WEIHC.
Salientamos que não haverá um novo processo de revisão por pares da versão final enviada após o evento e que o número limite de páginas mantém-se em seis.
Cada submissão será revisada por pelo menos três especialistas em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).
A inscrição paga de ao menos uma pessoa autora do artigo até o dia 10/11 e a apresentação do trabalho durante o workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação é obrigatória para inserção do artigo nos Anais Estendidos do IHC 2021.
Amanda Melo – Universidade Federal do Pampa
André Freire – Universidade Federal de Lavras
Anna Beatriz Marques – Universidade Federal do Ceará
Caroline Queiroz Santos – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Claiton Correa – Instituto Federal Farroupilha
Clodis Boscarioli – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Cristiano Maciel – Universidade Federal de Mato Grosso
Diego Moreira da Rosa – Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Ecivaldo Matos UFBA – Universidade Federal da Bahia
Elton Silva – Universidade Federal de Ouro Preto
Ingrid Monteiro – Universidade Federal do Ceará
Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina
Jair Leite – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Luana Müller – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Luciana Salgado – Universidade Federal Fluminense
Marcelle Mota – Universidade Federal do Pará
Maria Villela – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Milene Silveira – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Natasha Valentim – Universidade Federal do Paraná
Roberto Pereira – Universidade Federal do Paraná
Silvia Amélia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Simone Barbosa – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Soraia Prietch – Universidade Federal de Rondonópolis
Taciana Pontual Falcão – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Tiago da Silva – Universidade Federal de São Paulo
Ticianne Darin – Universidade Federal do Ceará
Vania Almeida Neris – Universidade Federal de São Carlos
Luana Müller (PUCRS) – luana.muller@pucrs.br
Luciana Salgado (UFF) – luciana@ic.uff.br
Registro do artigo: 13/08/21
Submissão do artigo: 19/08/21 (era 13/08)
Notificação dos resultados: 17/09/21 (era 10/08)
Envio da versão para apresentação: 01/10/21 (era 16/08)
Envio da versão final (após o evento): 08/11/21