WAIHCWS

Das 9:00 às 10:00h – Chair Kamila Rios (ICMC/USP)
  • 09:00-09:20h: A recriação da vida em chatbot e avatares com o uso de dados póstumos
  • 09:20-09:40h: Relato de experiência de Educação Online – Avaliação em IHC abordando a finitude da vida
  • 09:40-10:00h: Fake News sobre a Covid-19: como o Discurso Digital em Agências de Fact-Checking Combate a Infodemia
Das 10:00 às 11:00h – Chair Artur Krombauer (UNIFACS)
  • 10:00-10:20h: Ensinando configurações do smartphone e aplicações sociais para o público 60+ por meio de aulas semanais e intervenções remotas
  • 10:20-10:40h: Mapa Cultural: Redesign a partir da avaliação de usabilidade e experiência do usuário
  • 10:40h-11:00h: Configurando o Google Contas Inativas: percurso cognitivo e outras trilhas avaliativas
Das 11:20 às 12:20h – Roda de Conversa –  #10yearschallenge: que experiências as redes sociais têm nos oferecido? 
  • Painelistas – Ticianne Darin (UFC), Cristiano Maciel (UFMT) e Jonice Oliveira (UFRJ)
  • Mediadores – Kamila Rios (ICMC/USP) e Artur Krombauer (UNIFACS)

A recriação da vida em chatbot e avatares com o uso de dados póstumos

Paula Silva (Universidade Federal de Mato Grosso), Daniele Trevisan (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT)

Configurando o Google Contas Inativas: percurso cognitivo e outras trilhas avaliativas

Maria Lira (Universidade federal de Mato Grosso), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT), Daniele Trevisan (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT), Silvia Amélia Bim (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Ensinando configurações do smartphone e aplicações sociais para o público 60+ por meio de aulas semanais e intervenções remotas

Kamila Rodrigues (Universidade de São Paulo), Isabela Zaine (Universidade de São Paulo), Brunella Brunela Della Maggiori Orlandi (Universidade de São Paulo), Maria da Graça Pimentel (Universidade de São Paulo)

Fake News sobre a Covid-19: como o Discurso Digital em Agências de Fact-Checking Combate a Infodemia

Lafayette Melo (Instituto Federal da Paraíba)

Mapa Cultural: Redesign a partir da avaliação de usabilidade e experiência do usuário

Patrick de Araújo (Universidade Federal do Ceará), Mateus Carneiro (Instituto UFC Virtual), Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará)

Relato de experiência de Educação Online – Avaliação em IHC abordando a finitude da vida

Jorge Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Daniele Trevisan (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT), Silvia Amélia Bim (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT)

A décima segunda edição do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’21) põe em pauta o tema: Avaliação da experiência de usuários em redes sociais (Evaluation of the User eXperience (UX) in social networks). O workshop tem o objetivo de trazer discussões sobre diferentes abordagens, metodologias e práticas para mensurar a UX dos diferentes perfis de usuários de redes sociais. Encorajamos o envio de trabalhos que discutam, a UX interpessoal, a UX de interações e usabilidade, a UX de credibilidade e a UX de acessibilidade. Trabalhos inter ou transdisciplinares com as ciências humanas e sociais nos contextos citados são também encorajados nesta edição do WAIHCWS. 

O tema representa uma oportunidade para pesquisadores e usuários de redes sociais relatarem suas experiências, suas opiniões sobre melhorias, afirmarem pontos positivos e negativos, além de contribuírem com estudos de novas tendências para as redes sociais.

Os tópicos de interesse incluem, mas não estão restritos a:

  •  Métodos e técnicas para avaliação da User eXperience (UX) em redes sociais;
  • Avaliação das interações interpessoais por meio das redes sociais;
  • Mecanismos de interpretação textual para mensurar sentimentos hedônicos positivos ou negativos;
  • Abordagens e técnicas para combater fake news nas redes sociais, em especial no contexto do COVID-19;
  • Análise de sentimento e polarização nas redes sociais;
  • Discurso de ódio nas redes sociais;
  • Monitoramento de desinformação e bots nas redes sociais;
  • Educação online, interação em ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais;
  • Métodos computacionais em Humanidades Digitais;
  • Interfaces e Dispositivos de Interação em Creative Computing;
  • Plataformas digitais de participação popular e democracia eletrônica;
  • Métodos de design e de avaliação que considerem questões sociais e de valores humanos;
  • Mobilidade, ubiquidade e reflexo na interação humana;
  • Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
  • Fatores, características e medidas de sucesso em software social e em plataformas de ecossistemas de software;
  • Aspectos culturais, de apropriação, emocionais, afetivos e o estímulo ao comportamento sustentável;
  • Comunicação, colaboração e compartilhamento;
  • Auditabilidade, confiança e reputação em redes sociais;
  • Ética no design (projeto, desenvolvimento, avaliação) e uso de soluções computacionais;
  • Identidade, privacidade e segurança nas redes sociais;
  • Usabilidade e acessibilidade nas redes sociais;
  • Memória, legado e propriedade em softwares sociais;
  • Aproveitamento do conhecimento social;
  • Uso de redes sociais e mídias sociais por equipes de software;
  • Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional aliadas aos aspectos técnicos, humanos, sociais e organizacionais no desenvolvimento de software.
  • Sustentabilidade na Web e na Computação.

Cumprimos o Código de Ética da ACM. Esperamos que todos os envios, pesquisas subjacentes e comportamento durante o processo de revisão e conferência estejam em conformidade com os princípios e responsabilidades delineados pelo código.

Convidamos trabalhos em todos os estágios de desenvolvimento, descrevendo resultados de pesquisas, resultados empíricos, sistemas aplicados e propostas que abordem aspectos da Web Social com foco na Interação Humano-Computador. Posições e discussões fundamentadas teoricamente acerca dos tópicos de interesse também são bem-vindas.

Os artigos devem ser escritos em Inglês ou em Português, com o limite de 8 (oito) páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos), seguindo o template para artigos da SBC. As submissões devem incluir resultados não publicados. 

As submissões devem ser anônimas . Os autores devem submeter versões eletrônicas de seus trabalhos, como arquivos PDF, através do sistema JEMS.

As submissões serão revisadas por pelo menos dois pesquisadores da área. Em caso de disparidade e inconsistência entre pareceres, um terceiro pesquisador será convidado para realizar a avaliação. Um processo de meta revisão também poderá apoiar a decisão final da coordenação. Se a submissão for aceita, os autores devem considerar os comentários dos revisores para preparar a versão final do artigo.

As apresentações de artigos durante o evento serão feitas por meio de vídeo pré-gravado, hospedadas na plataforma da conferência e posteriormente arquivadas no canal do IHC 2021 no YouTube. Porém, as discussões serão síncronas, sendo imprescindível a participação de pelo menos um dos autores na sessão.
 
A coordenação da trilha enviará emails para os autores especificando os detalhes, incluindo a duração máxima, o formato de envio dos vídeos e outros pontos relevantes para a trilha.
 
A página Recursos e Acessibilidade apresenta recursos que podem ser úteis na preparação dos vídeos, incluindo modelos de slides e de gravação utilizando o OBS Studio. Ao preparar o vídeo de apresentação, siga as recomendações disponíveis em: Como realizar minha apresentação pré-gravada de forma mais acessível?  Observe que, devido ao formato virtual do IHC 2021, a capacidade dos participantes de entender as apresentações usando apenas a visão ou o áudio agora é um requisito. Por isso, todos os vídeos pré-gravados devem incluir legendas. Preparamos um tutorial para lhe ajudar com o processo de legendagem
 

Para ter seu trabalho publicado, pelo menos um dos autores de trabalhos aceitos deve se inscrever no IHC 2021 e apresentar o trabalho durante o workshop – que este ano ocorrerá de modo virtual, com o formato, ferramentas e horário a serem definidos pela coordenação. Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento, que serão disponibilizados online na SBC Open Lib (SOL), portal de conteúdo digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, ISSN 2596-0296. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Os melhores artigos serão convidados a submeter para a revista JIS

Outras informações sobre o WAIHCWS podem ser encontradas no site do workshop, disponível por meio do link http://www.ufmt.br/waihcws21.

Andre Freire (Universidade Federal de Lavras)
Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará)
Bruna Rodrigues da Cunha (Federal Institute of Sao Paulo)
Caroline Queiroz Santos (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)
Celso Alberto Saibel Santos (Universidade Federal do Espírito Santo)
Clodis Boscarioli (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Cristiano Maciel (Universidade Federal de Mato Grosso)
Daniel Lucrédio (Universidade Federal de São Carlos)
Daniel Paiva (Universidade Federal Fluminense)
Diogo Cortiz (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Ecivaldo Matos (Universidade Federal da Bahia)
Eduardo Tanaka (Eldorado Research Institute)
Emanuel Coutinho (Universidade Federal do Ceará)
Emerson Paraiso (Pontificia Universidade Catolica do Parana)
George Valença (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Heitor Costa (Federal University of Lavras)
Ingrid Monteiro (Universidade Federal do Ceará)
Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Ivaldir Junior (Universidade de Pernambuco)
Jair Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Jonice Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
José Maria David (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Kamila Rodrigues (Universidade de São Paulo)
Luciana Salgado (Universidade Federal Fluminense)
Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará)
Marcelo Pimenta (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Marcos Seruffo (Universidade Federal do Para)
Maria da Graca Campos Pimentel (Universidade de Sao Paulo)
Roberto Pereira (Universidade Federal do Paraná)
Rodrigo Bonacin (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer)
Rodrigo Santos (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Sandra Avil (University of Campinas)
Soraia Prietch (Universidade Federal de Rondonópolis)
Taís Oliveira (Universidade Federal do ABC)
Thiago Henrique Silva (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Vagner Santana (IBM Research)
Valdemar Vicente Graciano Neto (Universidade Federal de Goiás
Vania Almeida Neris (Universidade Federal de São Carlos)
Vinicius Pereira (Universidade Federal de Mato Grosso)

Prazo de submissão: 19/08/21 (era 25/07)
Notificação dos resultados: 22/09/2021 (era 25/08)
Envio da versão final e inscrição: 29/09/2021 (era 12/09)
Data do Workshop: 18/10/2021

Conteúdo desta página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)