CTD-IHC

Concurso de Teses e Dissertações em Interação Humano-Computador

14:00 Indicators of large group dynamics in online forums to facilitate newcomers to join in an ongoing discussion: A study in the context of Reddit
Lívia Faria (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brazil), Ana Cristina Bicharra Garcia (UNIRIO – Brazil), Adriana Vivacqua (DCC-IM/UFRJ – Brazil), Tadeu Classe (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brazil)

14:24 Investigating the integration of user values with design rationale and its effects on HCI design artifacts
Bianca Teixeira (PUC-Rio – Brazil), Simone Barbosa (PUC-Rio – Brazil)

14:48 Visualização de informações para acompanhamento de alunos em ambientes de aprendizagem eletrônica
Maylon Macedo (Universidade Federal de São Carlos – Brazil), Luciana Zaina (UFSCAR – Brazil)

15:12 U2XECS: Usability and User Experience Evaluation of Conversational Systems
Guilherme Guerino (Universidade Estadual de Maringá – Brazil), Natasha Valentim (Universidade Federal do Paraná – Brazil)

15:36 Proposta e Avaliação de Modelos de Descrição Textual para Vocalização de Gráficos de Barras
Cynthya Oliveira (Universidade de São Paulo – Brazil), Jefferson Morais (Federal University of Pará – Brazil), Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará – Brazil)

16:00 Break

16:20 Methodology based on Computer Vision and Machine Learning to guide the Design of Augmentative and Alternative Communication Systems using Personalized Gestural Interaction
Rúbia Schultz Ascari (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brazil), Luciano Silva (Universidade Federal do Paraná – Brazil), Roberto Pereira (UFPR – Universidade Federal do Paraná – Brazil)

Doutorado
Methodology based on Computer Vision and Machine Learning to guide the Design of Augmentative and Alternative Communication Systems using Personalized Gestural Interaction
Rúbia Schultz Ascari (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Brazil),
Luciano Silva (Universidade Federal do Paraná – Brazil),
Roberto Pereira (UFPR – Universidade Federal do Paraná – Brazil)

Mestrado – ordem alfabética
Behavior indicators of large group dynamics in online forums to facilitate newcomers to join in an ongoing discussion: A study in the context of Reddit
Lívia Faria (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brazil),
Ana Cristina Bicharra Garcia (UNIRIO – Brazil),
Adriana Vivacqua (DCC-IM/UFRJ – Brazil),
Tadeu Classe (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brazil)

Investigating the integration of user values with design rationale and its effects on HCI design artifacts
Bianca Teixeira (PUC-Rio – Brazil),
Simone Barbosa (PUC-Rio – Brazil)

Proposta e Avaliação de Modelos de Descrição Textual para Vocalização de Gráficos de Barras
Cynthya Oliveira (Universidade de São Paulo – Brazil),
Jefferson Morais (Federal University of Pará – Brazil),
Marcelle Mota (Universidade Federal do Pará – Brazil)

U2XECS: Usability and User Experience Evaluation of Conversational Systems
Guilherme Guerino (Universidade Estadual de Maringá – Brazil),
Natasha Valentim (Universidade Federal do Paraná – Brazil)

Visualização de informações para acompanhamento de alunos em ambientes de aprendizagem eletrônica
Maylon Macedo (Universidade Federal de São Carlos – Brazil),
Luciana Zaina (UFSCAR – Brazil)

O I Concurso de Teses e Dissertações em IHC (CTD-IHC) selecionará e premiará as melhores teses de doutorado e dissertações de mestrado da área de IHC do país defendidas e aprovadas no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2020. Assim, o concurso concederá o Prêmio Junia Coutinho Anacleto de Teses e Dissertações, em homenagem a essa professora que atuou, com pioneirismo, na orientação de trabalhos científicos na área de IHC, com significativo legado e contribuição na formação de inúmeras pesquisadoras e pesquisadores em IHC no Brasil.

As teses e dissertações que concorrerem este ano serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  1. Relevância do problema
  2. Relevância dos resultados (avanço no estado da arte em IHC)
  3. Impacto (social, acadêmico, técnico – software, produtos e patentes, etc.)
  4. Rigor metodológico
  5. Originalidade (tema e da solução)

Cumprimos o Código de Ética da ACM. Esperamos que todos os envios, pesquisas subjacentes e comportamento durante o processo de revisão e conferência estejam em conformidade com os princípios e responsabilidades delineados pelo código.

As submissões devem ser realizadas através do sistema JEMS. Cada submissão deve incluir os seguintes documentos, em formato pdf:

  1. Artigo: descrição da pesquisa seguindo itens descritos nesta chamada, em Português ou Inglês, de até 10 páginas com duas colunas excluindo referências, e seguindo as especificações do template ACM CHI2020 (acm-sigconf) ;
  2. Texto completo da tese ou dissertação;
  3. Cópia digitalizada do diploma (ou documento que comprove que a tese ou dissertação foi defendida e aprovada);
  4. Declaração (carta com assinatura das pessoas autoras e orientadoras) contendo:
    1. Confirmação da não participação em outro concurso de teses e dissertações de outra comissão especial, exceto o CTD da Sociedade Brasileira de Computação.
    2. Indicação de uma das seguintes opções em relação ao artigo:
      a) Artigo Original (não publicado);
      b) Artigo Publicado em outro evento ou periódico, inclusive o IHC de anos anteriores. Indicar qual veículo;
      c) Artigo Submetido também para outro evento ou periódico, inclusive IHC 2021, mas ainda não aceito. Indicar qual veículo.
      d) Artigo Estendido com mais de 30% de texto original baseado em artigo publicado em outro evento ou periódico, inclusive o IHC de anos anteriores. Neste caso, indicar qual veículo e qual a parte do texto original.
      e) Artigo Estendido com mais de 30% de texto original baseado em artigo submetido para outro evento ou periódico, inclusive o IHC 2021. Neste caso, indicar qual veículo e qual a parte do texto original.

Recomendamos fortemente o uso do template Latex do Overleaf

Se você preferir, pode trabalhar diretamente com os arquivos fontes do Latex

Opcionalmente pode-se utilizar o template do MS-Word.

 O texto completo da tese ou dissertação servirá essencialmente como fonte de consulta para os avaliadores sobre os resultados da pesquisa, isto é, o texto em si não passará por um processo de revisão.

O artigo que apresenta o resumo da pesquisa deve incluir:

  • Título da pesquisa
  • Autora ou autor da tese ou dissertação
  • Programa de pós-graduação no qual foi aprovada,
  • Orientador(a) e co-orientador(a), se houver, com as respectivas afiliações
  • Texto do artigo, contendo: (a) descrição do problema investigado; (b) metodologia; (c) as contribuições para a área de IHC; (d) a solução produzida e resultados; e (e) discussão.

Sugere-se que o artigo defenda a relevância do tema e dos resultados e os principais desafios de pesquisa. Originalidade e robustez da metodologia devem ser evidenciadas no texto.

Quando for o caso, indicar também os subprodutos da pesquisa (e.g., patentes, programas registrados, programas de domínio público/livre), artigos publicados ou aceitos para publicação, vídeos de divulgação, assim como quaisquer outros elementos que ajudem a justificar a pesquisa ser considerada como uma das melhores do país. Quando necessário, o artigo pode fazer referências ao texto da tese ou dissertação.

Dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para a coordenação do CTD-IHC.

Cada artigo será avaliado por pelo menos 3 (três) especialistas que farão a análise do artigo e também dos documentos submetidos. 

Os artigos avaliados passarão por uma fase eliminatória e uma fase classificatória conduzidas por uma Comissão de Seleção composta por 5 pesquisadores(as) em IHC, aprovada pela CEIHC – Comissão Especial de IHC.

Na fase eliminatória a comissão discutirá os resultados da avaliação para selecionar os artigos aceitos. Serão selecionados, no máximo, 5 (cinco) artigos de teses de doutorado e 5 (cinco) artigos de dissertações de mestrado. Dependendo dos resultados das revisões, a comissão se reserva ao direito de não selecionar nenhum artigo nesta fase.

Os artigos originais ou estendidos com pelo menos 30% de texto e contribuição originais aprovados na fase eliminatória serão publicados nos anais principais do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais na Biblioteca Digital da ACM. Os resumos de todos os trabalhos classificados serão indexados na biblioteca digital da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) – SBC OpenLib (SOL).

Ressalta-se que o fato de os achados da pesquisa terem sido todos publicados não é impeditivo para participação do CTD, com direito a obtenção do prêmio.

Na fase classificatória, os artigos selecionados serão apresentados em sessão exclusiva do Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Nesta fase, a Comissão de Seleção considerará também a qualidade da apresentação e das respostas aos questionamentos da audiência para definir a classificação das pesquisas. A apresentação do artigo pelo autor ou autora principal é obrigatória para a classificação nessa fase e para a publicação do artigo. As regras para a apresentação serão encaminhadas diretamente aos autores e autoras dos artigos aceitos.

Após as apresentações, a Comissão de Seleção se reunirá e definirá as 3 (três) melhores teses de doutorado e as 3 (três) melhores dissertações de mestrado em IHC, que receberão certificado de premiação.

Os prêmios serão entregues na Assembleia da CEIHC. As pesquisas premiadas serão listadas na página da CEIHC com link para os seus respectivos artigos.

Questões não previstas nesta chamada serão tratadas pela Comissão de Seleção.

As apresentações de artigos durante o evento serão feitas por meio de vídeo pré-gravado, hospedadas na plataforma da conferência e posteriormente arquivadas no canal do IHC 2021 no YouTube. Porém, as discussões serão síncronas, sendo imprescindível a participação de pelo menos um dos autores na sessão.
 
A coordenação da trilha enviará emails para os autores especificando os detalhes, incluindo a duração máxima, o formato de envio dos vídeos e outros pontos relevantes para a trilha.
 
A página Recursos e Acessibilidade apresenta recursos que podem ser úteis na preparação dos vídeos, incluindo modelos de slides e de gravação utilizando o OBS Studio. Ao preparar o vídeo de apresentação, siga as recomendações disponíveis em: Como realizar minha apresentação pré-gravada de forma mais acessível?  Observe que, devido ao formato virtual do IHC 2021, a capacidade dos participantes de entender as apresentações usando apenas a visão ou o áudio agora é um requisito. Por isso, todos os vídeos pré-gravados devem incluir legendas. Preparamos um tutorial para lhe ajudar com o processo de legendagem
 

Cristiano Maciel (UFMT) – cmaciel@ufmt.br
Lara Schibelsky Godoy Piccolo (Open University) – larapicc@gmail.com

Prazo de submissão: 21/06/21 (era 06/06)
Notificação da fase eliminatória: 09/08 (era 11/07/21)
Envio da versão final: 16/08/21
Apresentação no IHC 2021: 18/10/21
Divulgação da premiação: 21/10/21

Conteúdo desta página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)