Workshop de Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social (WAIHCWS)

Chamada de Trabalhos

A décima terceira edição do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’22) põe em pauta o tema: “Acessibilidade para Inclusão na Web Social“. O workshop tem o objetivo de promover discussões sobre abordagens, metodologias e desafios relacionados à promoção da acessibilidade em mídias sociais. Trabalhos inter ou transdisciplinares com as ciências humanas e sociais nos contextos citados são também encorajados nesta edição do WAIHCWS.  

O tema representa uma oportunidade para pesquisadores e usuários de redes sociais relatarem suas experiências, suas opiniões sobre melhorias, afirmarem pontos positivos e negativos, além de contribuírem com estudos de novas tendências para as mídias sociais.

Os tópicos de interesse incluem, mas não estão restritos a:

  • Adaptação e personalização da interação para oportunizar a acessibilidade;
  • Interfaces e soluções para promoção da acessibilidade colaborativa;
  • Métodos e técnicas para avaliação da User eXperience (UX) em mídias sociais;
  • Abordagens, boas práticas,  metodologias e desafios relacionados à promoção da acessibilidade;
  • Avaliação das interações interpessoais por meio das redes sociais;
  • Mecanismos de interpretação textual para mensurar sentimentos hedônicos positivos ou negativos;
  • Abordagens e técnicas para combater fake news nas redes sociais, em especial no contexto do COVID-19;
  • Análise de sentimento e polarização nas redes sociais;
  • Discursos de ódio, preconceituosos e/ou capacitistas nas mídias sociais;
  • Monitoramento de desinformação e bots nas redes sociais;
  • Educação online, interação em ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais;
  • Métodos computacionais em Humanidades Digitais;
  • Interfaces e dispositivos de interação sob a perspectiva do Desenho Universal (ou Design for all);
  • Interfaces e Dispositivos de Interação em Creative Computing;
  • Plataformas digitais de participação popular e democracia eletrônica;
  • Métodos de design e de avaliação que considerem questões sociais e de valores humanos;
  • Mobilidade, ubiquidade e reflexo na interação humana;
  • Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
  • Fatores, características e medidas de sucesso em software social e em plataformas de ecossistemas de software;
  • Aspectos culturais, de apropriação, emocionais, afetivos e o estímulo ao comportamento sustentável;
  • Comunicação, colaboração e compartilhamento;
  • Auditabilidade, confiança e reputação em redes sociais;
  • Ética no design (projeto, desenvolvimento, avaliação) e uso de soluções computacionais;
  • Identidade, privacidade e segurança nas redes sociais;
  • Usabilidade e acessibilidade nas redes sociais;
  • Memória, legado e propriedade em softwares sociais;
  • Aproveitamento do conhecimento social;
  • Uso de redes sociais e mídias sociais por equipes de software;
  • Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional aliadas aos aspectos técnicos, humanos, sociais e organizacionais no desenvolvimento de software.
  • Sustentabilidade na Web e na Computação.

Submissões

Convidamos trabalhos em todos os estágios de desenvolvimento, descrevendo resultados de pesquisas, resultados empíricos, sistemas aplicados e propostas que abordem aspectos da Web Social com foco na Interação Humano-Computador. Posições e discussões fundamentadas teoricamente acerca dos tópicos de interesse também são bem-vindas.

Os artigos devem ser resumos expandidos, escritos em Inglês ou em Português, conter entre 2 e 4 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos), seguindo o template para artigos da SBC

Encorajamos fortemente que você atente para a acessibilidade dos artigos produzidos em formato digital.  Recomendamos utilizar o Guia para produção de artigos acessíveis do CHI 2021 e o guia produzido pelo Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO.

Este ano em novo formato,  o WAIHCWS 2022 adotará a estratégia de publicação das versões finais dos artigos aprovados, somente após a realização do evento. A versão final, com seis a oito páginas, deverá ser enviada após o evento. Assim, os autores poderão refletir nas versões finais as sugestões dadas pelos participantes do evento.

As submissões não devem ser identificadas, para que haja revisão duplamente anônima. Recomendamos que as pessoas autoras consultem o artigo Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro. As versões eletrônicas dos trabalhos devem ser submetidas como arquivos PDF, através do sistema JEMS. 

Processo de Revisão

As submissões serão revisadas por pelo menos dois pesquisadores da área. Em caso de disparidade e inconsistência entre pareceres, um terceiro pesquisador será convidado para realizar a avaliação. Um processo de meta revisão também poderá apoiar a decisão final da coordenação. Se a submissão for aceita, os autores serão convidados a apresentar o trabalho durante o evento. A versão submetida não será publicada. As versões finais deverão ser submetidas após o evento, refletindo as sugestões dadas pelos revisores e pelos participantes do evento.

Apresentação e Publicação

Para ter seu trabalho publicado, pelo menos um dos autores de trabalhos aceitos deve se inscrever no IHC 2022 e apresentar o trabalho durante o workshop – que este ano ocorrerá de modo presencial, com programação a ser definida pela coordenação. 

As versões finais dos trabalhos aceitos serão publicadas nos anais do evento, após o mesmo, e serão disponibilizados online na SBC Open Lib (SOL), a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, ISSN 2596-0296. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Outras informações sobre o WAIHCWS podem ser encontradas no site do workshop, disponível por meio do link http://www.ufmt.br/waihcws22.

Coordenação

Carolina Sacramento (Fiocruz e Instituto Infnet) – carolina.sacramento@fiocruz.br
Renan Vinicius (IF Goiano) – renan.vinicius@ifgoiano.edu.br
Kamila Rios Rodrigues (ICMC/USP) – kamila.rios@icmc.usp.br

Datas importantes

Registro e Submissão do artigo: 24/07/2022, era 17/07/2022
Notificação dos resultados: 25/08/2022
Apresentação no evento: 17/10/2022
Envio da versão final (após o evento): 07/11/2022

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)