Trilha de Pesquisa

Chamada de Trabalhos

Esse ano, de volta ao formato presencial, o XXI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2022) ocorrerá em Diamantina (MG), de 17 a 21 de outubro.

O tema do IHC2022 é “Caminhos da Interação“, em referência aos caminhos, estradas e ao passadiço em Diamantina e seus arredores, que se destacam por suas belezas naturais e seus recantos repletos de marcas da história do nosso país. Assim, o tema deste ano é um convite a pensar os caminhos pelos quais, em suas múltiplas formas e perspectivas, a interação tem nos conduzido e para onde pode nos levar. Chamamos a comunidade a explorar as nuances e impactos das inúmeras possibilidades de interação mediada pela tecnologia para públicos e propósitos diversos. Assim, convidamos submissões de artigos de qualidade que apresentem seus caminhos percorridos e discutam seus vislumbres das direções a serem tomadas em seus temas de pesquisa, delineando as veredas da IHC no Brasil.

O IHC é um evento classificado pela CAPES com extrato B2 no quadriênio 2013-2016. No Qualis único provisório sua classificação está apontada como A4. O índice H5 do IHC em 2020 foi de 11. É o maior evento nacional na área de Interação Humano-Computador e continua em crescimento nos últimos anos.

Convidamos pessoas interessadas atuando em diferentes papéis, como pesquisa, ensino, indústria, bem como estudantes a submeter artigos para a Trilha de Pesquisa que contribuam para o desenvolvimento científico na área de IHC. Artigos da Trilha de Pesquisa são publicações que demonstram pesquisas originais na área de IHC, não publicadas nem submetidas à revisão em outro fórum. Esperam-se publicações com resultados de pesquisa acadêmica de alta qualidade, sólidos e com contribuições evidentes à área de IHC. As contribuições devem incluir resultados de estudos que forneçam novas evidências sobre a pesquisa ou aplicação de IHC. Na trilha de pesquisa, os artigos devem apresentar resultados consolidados de alta relevância, comprovadamente inéditos e com validação adequada, de acordo com o tipo de método empregado na pesquisa.

Submissões

Artigos da trilha de pesquisa devem ter no máximo 10 páginas, excluindo referências.

As submissões podem ser escritas em Inglês ou Português, e devem ser anônimas.

Recomendamos fortemente o uso do template Latex do Overleaf (arquivo acm-sigconf).

Se você preferir, pode trabalhar diretamente com os arquivos fontes do Latex.

Opcionalmente, você pode utilizar o template do MS-Word.

Ao produzir seu artigo, recomendamos que você consulte o artigo Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro.

Antes de submeter o artigo, pedimos que você se certifique de atender aos seguintes requisitos de formatação:

  1. Garantir que o título está apenas em inglês;
  2. Garantir que as keywords estão apenas em inglês;
  3. Garantir que o abstract está apenas em inglês e se o título da seção está definido como “abstract” (e não resumo);
  4. Garantir que a seção “CCS Codes” está definida de acordo com o padrão da ACM;
  5. Garantir que haja uma seção “ACM reference format”, conforme template;
  6. Garantir que o cabeçalho das páginas pares contém o nome/data/local do evento do lado esquerdo e de autores do lado direito;
  7. Garantir que o cabeçalho das páginas ímpares contém o título do artigo do lado esquerdo e nome/data/local do evento do lado direito;

 

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS. Ao submeter seu artigo, você se declara responsável por qualquer aspecto do trabalho envolvendo experimentos com pessoas e por conduzí-lo seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, quando necessário.

Encorajamos fortemente que você atente para a acessibilidade dos artigos produzidos em formato digital.  Recomendamos utilizar o Guia para produção de artigos acessíveis do CHI 2021 e o guia produzido pelo Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO.

Para fins de agilidade no processo de publicação, as pessoas que compartilham da autoria de um artigo aceito deverão preencher formulários enviados pelo coordenador de publicação nas datas estipuladas. Tais formulários serão enviados para a pessoa listada como contato principal e deverão ser respondidos uma única vez por esta mesma pessoa.

Por favor, atentem ao formato das referências indicadas, que devem conter o nome completo dos autores (de acordo com o template). As referências são numeradas e ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome do primeiro autor.

Aspectos Éticos

Esperamos que todas as submissões cumpram o Código de Ética da ACM.

Para salvaguardar os direitos e a dignidade de participantes da pesquisa, ao relatar estudos com humanos, é desejável que os artigos indiquem se os procedimentos seguidos estavam de acordo com as normas éticas descritas nas Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013 e Res. CNS n.º 510/2016 (ou, se for o caso, o motivo pelo qual há dispensa de análise ética). Nos casos necessários, pedimos que seja informado o número de aprovação no Comitê de Ética (institucional ou nacional) na versão final, e indicação da existência desse número na versão de submissão (mas suprimido), para preservar o anonimato na revisão. 

Isso significa que os artigos devem conter uma declaração clara de que as questões éticas que se aplicam a eles em seu próprio país foram seguidas. Sugerimos que este conteúdo seja inserido como uma declaração na seção Metodologia.

Revisão e Rebuttal

As submissões que:

  • não estiverem em conformidade com o formato de submissão exigido;
  • estiverem fora do escopo do simpósio; ou
  • foram enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou periódico), 

 

serão rejeitadas sem revisão. Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa.

Com o intuito de aumentar a interação entre quem submete seu trabalho ao IHC 2022 e o comitê de programa, melhorando o processo de discussão, contaremos com o processo de rebuttal

Após submeter seu artigo cumprindo os critérios indicados acima, você terá acesso às revisões e poderão argumentar e responder às perguntas indicadas, antes da decisão final de aceitação ou rejeição. A réplica é limitada a um texto simples de até 4.000 caracteres. Se a submissão for aceita, você deve considerar os comentários das revisões para preparar a versão final do artigo.

Publicação

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento e serão indexados na biblioteca digital da ACM. A publicação está condicionada à inscrição, na categoria Profissional, de pelo menos uma das pessoas que participam da autoria do artigo. Ou, quando não houver alguém inscrito nesta categoria, ao pagamento da taxa de publicação adicional, além da inscrição. 

Para a publicação de mais de um artigo vinculado a uma mesma inscrição, será cobrada também a taxa de publicação para cada artigo adicional.

Além disso, a publicação também está condicionada à apresentação do artigo durante o evento.

O comitê de programa está em processo de negociação com revistas científicas para convite à submissão de versões estendidas dos melhores artigos publicados no IHC 2022.

Coordenação

Kamila Rios Rodrigues (ICMC-USP) – kamila.rios@icmc.usp.br
Ticianne Darin (UFC)- ticianne@virtual.ufc.br

Datas importantes

Submissão do resumo: 23/05/22, era 16/05/2022
Submissão do artigo: 05/06/22, era 23/05/2022
Rebuttal: 11/07/22 até 18/07/22
Notificação dos resultados: 01/08/22
Envio da versão final: 08/08/22

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)