Recursos

Recursos e Acessibilidade

O IHC 2022 está comprometido em fornecer um ambiente inclusivo e acessível. Para isso, nos propomos a fazer nosso melhor para atender às solicitações para tornar sua experiência acessível. Nesta página, você encontra recursos para lhe ajudar a se preparar para o evento, além de informações sobre meios de acessibilidade previstos para o IHC 2022, para ajudá-lo(a) a tomar uma decisão informada se a conferência estará acessível para você. O(A) convidamos a entrar em contato conosco – pelo endereço de e-mail ihcacessivel@gmail.com – caso suas dúvidas não sejam sanadas aqui ou se os preparativos para a conferência descritos não são suficientes para permitir sua participação ativa e plena.

Perguntas Frequentes

A Coordenação de Acessibilidade do IHC preparou um modelo de slides que atende a requisitos de acessibilidade. A adoção do modelo não é obrigatória. Adotando-o ou não, considere observar as seguintes recomendações para sua apresentação ficar acessível a mais pessoas:

  1. Escolha um bom esquema de cores
    • Dê preferência a esquemas com alto contraste entre fundo e texto, portanto com relação de contraste 7:1. Para verificar a relação de contraste, consulte Tanaguru Contrast Finder;
    • Certifique-se que o conteúdo seja perceptível a usuários daltônicos, conforme orientações em Coblis – Color Blindness Simulator.
  2. Escolha uma fonte legível
    • Dê preferência a fontes sem serifa, por exemplo, Arial, Helvetica, Verdana;
    • Quanto ao tamanho, recomenda-se 32pt para títulos; e 24pt para parágrafos e listas de itens.
  3. Adote formas redundantes para destacar informações
    • Caso opte por utilizar cores, de forma redundante, adote texto entre parênteses, para sinalizar algum aspecto relevante que pretenda destacar;
    • Considere usar negrito e itálico para transmitir ênfase.
  4. Reserve uma área para as legendas
    • Na área inferior dos slides, reserve um espaço com no mínimo 3 centímetros de altura sem qualquer tipo de conteúdo. Esta área será dedicada à legenda.
  5. Mantenha o texto breve
    • Se o orador tem tendência a falar rápido, pode ser útil colocar mais palavras em um slide.
  6. Utilize imagens para deixar mais claras suas ideias
  7. Garanta a acessibilidade de animações e vídeos
    • Ofereça audiodescrição;
    • Ofereça legendas.

 

Para saber mais sobre orientações: 

Os modelos, de artigos do MS-Word da SBC (WEIHC e WAIHCWS) e da ACM (Trilha de Pesquisa, e Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes), estão disponíveis para download no site do evento. Solicitamos que a formatação de estilos dos elementos presentes nesses modelos seja mantida, tais como, estilo de títulos, legendas, elementos pré-textuais, dentre outros. 

Antes de iniciar a redação ou formatação de seu artigo para submissão, sugerimos que utilize as Orientações para criar documentos acessíveis no Word, do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da UNIRIO. Nesse link, consta um arquivo PDF com orientações úteis para você entregar um arquivo acessível para pessoas usuárias de leitores de tela (revisores e interessados em sua pesquisa). Além desse material, também recomendamos as orientações do curso Produção de documentos digitais acessíveis

Caso você esteja utilizando algum modelo do LateX, seja da SBC ou da ACM, o tutorial de como tornar sua versão final do arquivo em PDF acessível (Making Your Final PDF Accessible), disponibilizado no site do CHI 2021, pode lhe auxiliar a melhorar a legibilidade do conteúdo de seu artigo. Esse tutorial está em inglês, porém o recurso de traduzir página disponível no navegador Google Chrome pode auxiliar no entendimento das orientações em língua portuguesa.

Às pessoas que usam o Google Documentos do Drive, precisam estar atentas porque ao abrir qualquer modelo criado em ferramenta off-line (SBC ou ACM), a formatação é alterada automaticamente, gerando elementos não identificáveis por leitores de tela “invisíveis aos olhos”. Portanto, recomenda-se que os autores assegurem-se que a versão final do PDF seja acessível.

Independente do modelo que você decidir usar, certifique-se de que o arquivo que você está entregando é acessível para contemplar a multiplicidade das diferenças do público que o IHC 2022 deseja acolher.

Se esta é a primeira vez que você efetua uma submissão de artigo usando o sistema JEMS (Journal and Event Management System), você pode criar sua conta acessando o link create your account here (crie sua conta aqui). Uma vez que você se cadastrou, você: (1) pode acessar o JEMS e localizar a trilha de interesse do IHC 2021 que deseja efetuar a submissão ou, se estiver navegando no site do IHC 2021, (2) pode clicar no link de acesso direto à submissão na trilha desejada. Por exemplo, para efetuar uma submissão na Trilha de Pesquisa, consta como Research Track no JEMS e o link direto está disponível em IHC 2021 – Research Track (IHC 2022 – Research Track). Caso você precise conferir os passos para realizar a submissão, o documento Ajuda para autores de artigos pode ajudar você a atingir seu objetivo. Aguardamos a submissão de seu artigo!

Neste ano procuramos fazer do IHC 2022 um evento amplamente acessível. Para isso, boas práticas de acessibilidade têm sido adotadas neste site e incentivadas nas publicações e apresentações de trabalhos. Caso ainda haja alguma dificuldade para identificar informações relevantes no site ou para desempenhar alguma atividade necessária à sua participação no evento, deixe-nos saber! Envie um e-mail para ihcacessivel@gmail.com.

Ao entrar na página de inscrição do IHC 2022 na plataforma ECOS (do inglês, Event Registration and Coordination System) da Sociedade Brasileira de Computação, considere as seguintes alternativas:

  1. Se esta é a sua primeira vez no sistema, você deve criar sua conta a partir do link Nova Conta >> e, então, retornar à página de inscrição do IHC 2202.
  1. Se você já possui uma conta no sistema, você deve realizar sua autenticação, informando no formulário “Já é usuário?” seu e-mail e senha. Ao fazê-lo, você será direcionado(a) ao formulário de inscrição no IHC 2022, que está organizado em seis seções: (1) Informações do Inscrito; (2) Categoria; (3) Extras; (4) Autorização do uso de imagem e fala; (5) Informações de pagamento; (6) Forma de Pagamento.

 

Após preencher todos os campos, ao final do formulário, você deve clicar no botão “Salvar Inscrição”.

Comitê de Acessibilidade

André Pimenta Freire (UFLA) – apfreire@dcc.ufla.br

Carolina Sacramento (Fiocruz e Instituto Infnet) – carolina.sacramento@fiocruz.br

Daniela Tavares (UFRJ) – daniela.tavares@nce.ufrj.br

Kamila Rios Rodrigues (ICMC/USP) – kamila.rios@icmc.usp.br

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)