IHC 2025

A trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes tem se consolidado no I H C como um espaço para apresentação e discussão de pesquisas inéditas e instigantes na área de I H C, com o objetivo de acelerar a exposição da comunidade científica a novas ideias, temas e teorias, e a resultados promissores e inspiradores. Dentro desta premissa, também são incentivados trabalhos no formato de ensaio ou position paper, que tragam reflexões críticas e discussões filosóficas, provocativas ou especulativas relevantes para a comunidade brasileira de I H C. As submissões podem adotar abordagens diversas, valendo-se não apenas de resultados empíricos, mas também de argumentos teóricos, análises filosóficas, perspectivas interdisciplinares e outros métodos que desafiem os paradigmas estabelecidos. Se sua pesquisa propõe novas direções, questiona pressupostos ou experimenta com ideias inovadoras, este é o espaço para compartilhá-la.

Atenção: É importante destacar que não se trata de uma trilha para artigos curtos e, sim, para oportunizar a apresentação e compartilhamento de discussões críticas, pesquisas emergentes e potencialmente inovadoras ou técnicas e perspectivas disruptivas que desafiam o status quo na área de I H C e possam ampliar as fronteiras do campo. Caso sua pesquisa esteja em estágio inicial, ainda sem resultados que permitam uma discussão aprofundada, a trilha correta para sua submissão é a de Pôsteres e Demonstrações.

Processo de Revisão da Trilha

As submissões serão rejeitadas sem revisão se (1) não estiverem em conformidade com todas as instruções de submissão apresentadas aqui e na CHAMADA GERAL DE ARTIGOS COMPLETOS, (2) estiverem fora do escopo da Trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes ou (3) tiverem sido enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou periódico). Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três pessoas do comitê do programa. Se a submissão for aceita, as pessoas autoras devem considerar os comentários das revisões para preparar a versão final do artigo.

As pessoas revisoras serão orientadas a considerar, entre outros, os seguintes critérios para avaliação nesta trilha:

  • Aderência à trilha: o artigo é aderente à trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes?
  • Compartilha ideias inovadoras? O intuito é aumentar o nível de entendimento e conscientização sobre a ideia inovadora a ser discutida. Essa ideia inovadora pode vir a auxiliar na ampliação e definição de temas pertinentes relacionados aos problemas investigados em I H C.
  • Apresenta e discute resultados emergentes? Os resultados emergentes caracterizam-se por resultados parciais e/ou preliminares que denotam uma das etapas atingidas dentro de um processo que ainda será finalizado em uma pesquisa em I H C, já permitindo reflexão crítica e discussão com a comunidade.
  • Discute de forma crítica um assunto relevante para a comunidade? Essa discussão se caracteriza pela argumentação e defesa fundamentada de um posicionamento sobre um assunto de relevância para a comunidade brasileira de I H C.
  • Qualidade da apresentação textual: o artigo está bem escrito e adequadamente apresentado quanto à linguagem, conteúdo e forma, seguindo o modelo do evento?

Exemplos de Trabalhos

Coordenação da Trilha

Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

Emanuel Duarte (UNICAMP) – emanuel@ic.unicamp.br 

Vinícius Pereira (U F M T) – vinicius.pereira@ufmt.br

Comitê de Programa

Ailton Santos Ribeiro – Universidade Federal da Bahia
Alessandro Rubim Assis – Nuance Communications
André Pimenta Freire – Universidade Federal de Lavras
André Constantino da Silva – Instituto Federal de São Paulo
Angela Lima Peres – Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas
Angelica Cunha dos Santos – Universidade Estadual de Campinas
Camilla Tenorio Brennand – Universidade Estadual de Campinas
Carla Rodriguez – Universidade Federal do ABC
Carolina Sacramento – Fundação Oswaldo Cruz
Claiton Marques Correa – Instituto Federal de Farroupilha
Claudia Cappelli – Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Cristiane Aparecida Lana – Universidade Federal de Lavras
Deógenes P. Silva Junior – Universidade Federal do Paraná
Diego Moreira da Rosa – Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Eduardo H. Tanaka – Instituto de Pesquisa Eldorado
Erik Henrique da Costa Nunes – Universidade Federal do Ceará
George Augusto Valença Santos – Universidade Federal Rural de Pernambuco
Ingrid Teixeira Monteiro – Universidade Federal do Ceará
Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina
Jean Rosa – Centro Universitário Maurício de Nassau de Aracaju
Josiane R. de O. Gaia Pimenta – Universidade Estadual de Campinas
Juliana de Albuquerque Saraiva – Universidade Federal da Paraíba
Kamila Rodrigues – Universidade de São Paulo
Larissa Lucena Vasconcelos – Instituto Federal da Paraíba
Leandro Marques Queiros – Universidade Federal de Pernambuco
Leandro Soares Guedes – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Leo Natan Paschoal – Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Letícia Seixas Pereira – Universidade de Lisboa
Luan Silva – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
Luciana Borges – Universidade Federal do Mato Grosso
Luciana Cardoso de Castro Salgado – Universidade Federal Fluminense
Ludmilla F. O. Galvão – Universidade Federal do Mato Grosso
Luiz Paulo Carvalho – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Luã Marcelo Muriana – Universidade Estadual de Campinas
Marcelo Martins da Silva – Universidade Federal do Ceará
Marcos Alexandre Rose Silva – Universidade Federal de Santa Maria
Maria Lira – Universidade Federal do Mato Grosso
Maria Lucia Bento Villela – Universidade Federal de Viçosa
Mariana Gomes Borges – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Marilia Soares Mendes – Universidade Federal do Ceará
Mateus dos Santos – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
Mateus de Souza Monteiro – Universidade Federal Fluminense
Matheus Oliveira Gomes – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
Milene Silveira – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Ozonias Junior – Universidade Federal de Pernambuco
Pedro Borela – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais
Phelipe Dias Feio – Universidade Federal do Pará
Rafael Parizi – Instituto Federal de Farroupilha
Renan Vinicius Aranha – Universidade Federal do Mato Grosso
Roberto Pereira – Universidade Federal do Paraná
Rogerio Lopes Vieira Cesar – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Sílvia Amélia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Soraia Silva Prietch – Universidade Federal do Mato Grosso
Tânia Saraiva de Melo Pinheiro – Universidade Federal do Ceará
Thiago Adriano Coleti – Universidade Estadual do Norte do Paraná
Ticianne Darin – Universidade Federal do Ceará
Ueuder Castro do Nascimento – Universidade Federal do Mato Grosso
Vania Neris – Universidade Federal de São Carlos
Virgínia Fernandes Mota – Universidade Federal de Minas Gerais
Willian Garcias Assuncao – Universidade Federal de São Carlos
Yuska Paola Costa Aguiar – Universidade Federal da Paraíba

 

Datas Importantes

  • Registro da submissão: 05/05/2025
  • Submissão do artigo: 12/05/2025 – Data Final (era 05/05/2025)
  •  notificação dos resultados: 24/06/2025
  • Ressubmissão (réplica e versão revisada): 08/07/2025
  •  notificação dos resultados: 23/07/2025 
  • Envio da versão final: 08/08/2025
  • Apresentação: durante o IHC 2025 (entre 08 e 10/09/2025)