IHC 2025

Chamada de Trabalhos

O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é o principal evento nacional na área de Interação Humano-Computador. Em 2024, teve H5 de 13 e está em franco crescimento. É um evento classificado pela CAPES no estrato A3 no quadriênio 2017-2020.

Há três Trilhas de Artigos Completos: Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes, Pesquisa, e Relatos de Experiência. Em 2025, essas Trilhas seguem o mesmo calendário e não será possível realizar trocas entre elas após a submissão. Assim, solicita-se atenção das pessoas autoras para que leiam e analisem as informações específicas  de cada Trilha e submetam seus trabalhos naquela mais adequada.

As três Trilhas de Artigos Completos têm as mesmas instruções para submissão e os artigos passarão pelo mesmo processo de seleção, a saber:

Instruções para Submissão

Seguir o Código de Conduta para Autores da S B C

As pessoas autoras devem seguir o Código de Conduta para Autores em Publicações da S B C

Apresentar Contribuição Original

As submissões devem apresentar uma contribuição original, não publicada em outro fórum e nem sujeita a revisão em outras conferências ou periódicos.

Declarar a utilização de ferramentas e tecnologias de I.A

A utilização de ferramentas e tecnologias de Inteligência Artificial  Generativa para geração de conteúdos, na redação e/ou revisão do conteúdo de artigos, deve ser declarada explicitamente no trabalho.

 

Para facilitar a localização desta informação, sugere-se que essa declaração esteja na seção de “Agradecimentos”.

Apresentar Seção dos Cuidados Éticos

As pessoas autoras devem descrever em uma seção intitulada “Cuidados éticos” quais foram os procedimentos éticos adotados em pesquisas envolvendo seres humanos, conforme às Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução CNS n.º 466/2012, Norma Operacional 001/2013, Resolução CNS n.º 510/2016 e Resolução CNS nº 674/2022 (para pesquisas nacionais). 

O CAAE, quando pertinente, deve ser omitido na versão de submissão, em razão da revisão duplamente anônima. Por exemplo: “Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE (omitido para revisão)”.

Outros aspectos importantes para checagem incluem:

  • Nenhum nome de pessoa voluntária participante é apresentado no texto?
  • As imagens de pessoas usadas estão anonimizadas?
  • O texto traz a seção explícita sobre os “Cuidados Éticos” solicitada nesta chamada?
  • O trabalho envolveu etapa com seres humanos e apresenta obrigatoriamente a descrição de aprovação de tais etapas pelos órgãos competentes nacionais e/ou internacionais?
  • O texto deixa explícito as etapas de condução dos estudos com as pessoas participantes (recrutamento, perfil desejado, indicação de riscos, benefícios, anonimato, não remuneração, por exemplo)?
  • Destaca-se que o uso de imagens das pessoas participantes da pesquisa deve ser evitado e, se usadas, que seja informado e disponibilizado, explicitamente na versão de publicação do artigo, um link para o termo de autorização das pessoas ou responsáveis (no caso de menores ou incapazes).
Seguir a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

As pesquisas que envolvam o tratamento de dados pessoais para fins acadêmicos devem seguir as regras específicas da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (L G P D, Lei nº 13.709/2018).

Garantir Acessibilidade no artigo

Solicita-se fortemente atenção para a acessibilidade dos artigos. Acesse a página de RECURSOS DE ACESSIBILIDADE para o detalhamento do que precisa ser feito. No mais, destaca-se:

  • O texto apresenta imagens, tabelas e gráficos acessíveis? 
  • Há descrição e legenda claras nos itens citados? 
  • A linguagem está inclusiva? 
  • O P D F está acessível?
Anonimizar as informações para Revisão duplamente anônima

As Trilhas de Artigos Completos adotam um processo de revisão duplamente anônima. Recomenda-se a consulta ao Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro. No mais, destaca-se:

  • As citações a trabalho relacionado dos próprios autores devem ser escritas em terceira pessoa. Por exemplo, deve-se escrever “o trabalho de Silva et al.” em oposição a “nosso trabalho anterior”.
  • Deve-se anonimizar os links para repositórios (como o GitHub) ou websites que identifiquem universidades, órgãos financiadores, nomes de cidades e estados.
  • Se o trabalho submetido for uma evolução de um trabalho publicado, é possível anonimizar a referência no artigo submetido. Por exemplo, “o trabalho anterior de Silva et al.” deve ser adaptado para “baseado no trabalho anterior [X]” e a referência no final do artigo pode ser apresentada como “[X] autoria omitida devido à revisão duplamente anônima.”.
Inclua, se possível, referências a trabalhos do Sul Global

Convida-se as pessoas autoras a incluir, nas referências dos artigos completos, trabalhos de pesquisadoras e pesquisadores de grupos sub-representados e do sul global, incluindo textos publicados em veículos da comunidade brasileira especializada na área, como os anais de edições anteriores do IHC ou artigos do Journal on Interactive Systems.

 

Destaca-se que essa é uma sugestão que se alinha com políticas de fomento à diversidade na pesquisa e na produção e comunicação do saber em espaços institucionais, não sendo, porém, um critério para aprovação ou reprovação de artigos submetidos.

Associe a sua pesquisa aos Desafios de IHC no Brasil

Convida-se as pessoas autoras a conhecer os Grandes Desafios de Pesquisa em Interação Humano-Computador no Brasil (2025-2035) e a avaliar a pertinência de discutir a pesquisa realizada à luz desses Desafios. 

Siga a quantidade de páginas recomendada

Os artigos podem ser escritos em Inglês ou Português. Sugere-se que os artigos tenham entre 15 e 20 páginas no modelo de submissão.

 

Apesar da quantidade de páginas não ser critério para a rejeição sem avaliação (desk rejection), o tamanho do artigo será avaliado no processo de revisão e deve ser coerente com a sua contribuição.

 

As referências bibliográficas não serão consideradas na análise da quantidade de páginas.

Confirme os metadados do artigo corretamente

Não será permitida a alteração de idioma e do nome das pessoas autoras após a submissão do artigo.

Use o Modelo de Submissão correto

Para submissão, será utilizado o MODELO DE SUBMISSÃO de uma coluna.

 

Certifique-se de usar o modelo de submissão correto. O uso de modelos ou formatos diferentes pode resultar em rejeição sem avaliação (desk rejection).

Faça a Submissão do artigo pelo J E M S

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato P D F , por meio da nova versão do sistema J E M S (versão 3).

Processo de Revisão

  • Os artigos submetidos para as três Trilhas de Artigos Completos passarão pelo mesmo processo de revisão.
  • Os artigos serão avaliados por, pelo menos, três pessoas revisoras do Comitê de Programa Único a serem escolhidas pelas Coordenações de cada Trilha.
  • Para os artigos em que não houver consenso entre as pessoas revisoras após a 1a revisão, esses passarão pelo processo de revisar e ressubmeter. Artigos cuja decisão comum das pessoas revisoras for favorável à rejeição ou ao aceite, não passarão pelo processo de revisar e ressubmeter. Explica-se a seguir:
  • Artigos com todas as revisões positivas serão aceitos

    Os artigos que, após o 1° período de revisão e discussão, estiverem com todas as revisões classificadas como Weak Accept e/ou Strong Accept serão aceitos e notificados na data da 1ª notificação. As pessoas autoras devem considerar os comentários das revisões para preparar a versão final do artigo.

  • Artigos com todas as revisões negativas serão rejeitados

    Os artigos que, após o 1° período de revisão e discussão, estiverem com todas as revisões classificadas como Weak Reject e/ou Strong Reject serão rejeitados e notificados na data da 1ª notificação.

  • Os demais serão convidados ao revisar e ressubmeter antes da decisão final

    Os demais artigos serão convidados a participar do processo de revisão e ressubmissão e as pessoas autoras serão notificadas por e-mail. As pessoas autoras terão acesso às revisões e poderão argumentar e responder às perguntas indicadas, antes da decisão final de aceitação ou rejeição. Para isso, as pessoas autoras de cada submissão deverão fazer as tarefas listadas a seguir.

  • Enviar texto de réplica

    Submeter o texto da réplica no campo específico da página de submissão no JEMS, limitado a um texto sem formatação de até 4.000 caracteres;

  • Enviar uma versão revisada do artigo

    Enviar uma versão revisada do artigo indicando as alterações (por exemplo, marcação amarela ou texto escrito em azul ou vermelho) no formato P D F e seguindo todas as instruções de submissão previamente definidas.

  • Uma nova análise e decisão final será enviada

    Após nova análise e discussão dos revisores, os artigos serão aceitos ou rejeitados e notificados na data da 2ª notificação.

  • Artigos rejeitados podem ser convidados a outras trilhas

    Artigos que vierem a ser rejeitados para publicação nas Trilhas de Artigos Completos poderão ser convidados para publicação e apresentação na Trilha de Pôsteres e Demonstrações.

Dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para a coordenação de cada Trilha de Artigos Completos: Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes, Pesquisa, e Relatos de Experiência.

Publicações

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento que ficará disponível, de forma aberta, na SOL/SBC

Melhores Artigos

O processo de escolha dos melhores artigos das Trilhas de Artigos Completos será disponibilizado em breve.

As pessoas autoras dos melhores artigos poderão ser convidadas para a submissão de versão estendida em Inglês, com pelo menos 35% de conteúdo original, nos periódicos Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS) ou Journal on Interactive Systems (JIS).

Apresentação

As apresentações de artigos durante o evento serão feitas presencialmente. A coordenação de cada Trilha enviará emails para as pessoas autoras especificando os detalhes, incluindo a duração máxima da apresentação e modelos de slides.

Detalhes sobre cada trilha de Artigo Completo

Coordenação de programa

Silvia Amélia Bim (U T F P R) – sabim@utfpr.edu.br

Vânia Neris (UFSCar) – vania.neris@ufscar.br

Coordenação das Trilhas de Artigos Completos

Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

Emanuel Duarte (UNICAMP) – emanuel@ic.unicamp.br 

Vinícius Pereira (U F M T) – vinicius.pereira@ufmt.br

Pesquisa

Kamila Rodrigues (USP São Carlos) – kamila.rios@icmc.usp.br

Marcelo Eller (USP Leste) – marceloeler@usp.br

Relatos de Experiência

Taciana Pontual (U F R P E) – taciana.pontual@ufrpe.br 

Tiago Silva (UNIFESP) – silva.tiago@unifesp.br 

Comitê de Programa Único

Em formação

 

Datas Importantes

  • Registro da submissão: 05/05/2025
  • Submissão do artigo: 12/05/2025 – Data Final (era 05/05/2025)
  •  notificação dos resultados: 24/06/2025
  • Ressubmissão (réplica e versão revisada): 08/07/2025
  •  notificação dos resultados: 23/07/2025 
  • Envio da versão final: 04/08/2025
  • Apresentação: durante o IHC 2025 (entre 08 e 10/09/2025)