Chamada de Trabalhos
Com o intuito de fomentar discussões sobre relações entre as tecnologias digitais e a democracia, o Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’23) aborda, em sua décima quarta edição, o tema: "O papel das redes sociais e tecnologias digitais na democracia".
São esperados trabalhos que relatam estudos descrevendo os desafios emergentes, bem como as abordagens e metodologias que vêm sendo adotadas dentro dessa temática para finalidades diversas, como a identificação de notícias falsas, a promoção de práticas democráticas e as expectativas com tecnologias de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, nestes cenários.
Esse tema já vem sendo discutido por especialistas como Nathan Sanders e Bruce Schneier. No artigo intitulado "How ChatGPT Hijacks Democracy", os autores discorrem sobre as influências do ChatGPT, por exemplo, em ações democráticas.
O tema representa uma oportunidade para pessoas pesquisadoras e usuárias da Web Social relatarem suas experiências, opiniões sobre melhorias, discussões sobre questões éticas e afirmarem pontos positivos e negativos das novas tecnologias, além de contribuírem com estudos de novas tendências para as mídias sociais. Trabalhos inter ou transdisciplinares com as ciências humanas e sociais nos contextos citados são também encorajados nesta edição do WAIHCWS.
Os tópicos de interesse incluem aspectos relacionados ao tema, mas não estão restritos a:
- O uso da Inteligência Artificial associado à Web Social e os perigos relacionados à democracia;
- Uso de técnicas computacionais para a geração de textos, áudios e vídeos falsos (deep fake) ;
- Identidade, privacidade, segurança e aspectos éticos da Web Social;
- Análise de sentimento e polarização nas redes sociais;
- Discursos de ódio, preconceituosos e/ou antidemocráticos nas mídias sociais;
- Monitoramento de desinformação e bots nas redes sociais;
- Abordagens, boas práticas, metodologias e desafios relacionados à promoção da democracia;
- Avaliação das interações interpessoais por meio das redes sociais;
- Mecanismos de interpretação textual para mensurar sentimentos hedônicos positivos ou negativos;
- Plataformas digitais de participação popular e democracia eletrônica;
- Métodos de design e de avaliação que considerem questões sociais e de valores humanos;
- Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
- Aspectos culturais, de apropriação, emocionais, afetivos e o estímulo ao comportamento sustentável e democrático;
- Comunicação, colaboração e compartilhamento;
- Auditabilidade, confiança e reputação em redes sociais;
- Ética no design, desenvolvimento, avaliação e uso de soluções computacionais;
- Interfaces e soluções para promoção da acessibilidade e aspectos de usabilidade;
- Métodos e técnicas para avaliação da User eXperience (UX) em mídias sociais;
- Educação online, interação em ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais;
- Interfaces e dispositivos de interação sob a perspectiva do Desenho Universal (ou Design for all);
- Fatores, características e medidas de sucesso em software social e em plataformas de ecossistemas de software;
- Memória, legado e propriedade em softwares sociais;
- Aproveitamento do conhecimento social;
- Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional aliadas aos aspectos técnicos, humanos, sociais e organizacionais no desenvolvimento de software;
- Sustentabilidade na Web e na Computação.
Instruções para Submissão
São esperados trabalhos em todos os estágios de desenvolvimento, descrevendo resultados de pesquisas, resultados empíricos, sistemas aplicados e propostas que abordem aspectos da Web Social, no contexto da democracia e com foco na Interação Humano-Computador. Posições e discussões fundamentadas teoricamente acerca dos tópicos de interesse também são bem-vindas.
Os artigos devem ser resumos expandidos, escritos em Inglês ou em Português, seguindo o template para artigos da SBC. Na fase de submissão, devem conter entre 2 e 4 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas e excluindo referências e anexos). Em caso de aceite, a versão final deve conter entre 6 e 8 páginas, e será enviada após o evento. Assim, as pessoas autoras poderão refletir nas versões finais as sugestões dadas por participantes durante o workshop.
As submissões não devem ser identificadas, para que haja revisão duplamente anônima.
Recomendamos fortemente que as pessoas autoras consultem:
- O artigo Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro.
- O Guia para produção de artigos acessíveis do CHI 2021 e o guia produzido pelo Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO, para que os as submissões contemplem recursos de acessibilidade.
Processo de Revisão
As submissões serão revisadas por pelo menos dois pesquisadores da área. Em caso de disparidade e inconsistência entre pareceres, um terceiro pesquisador será convidado para realizar a avaliação. Um processo de meta revisão também poderá apoiar a decisão final da coordenação. Se a submissão for aceita, as pessoas autoras serão convidados a apresentar o trabalho durante o evento. A versão submetida não será publicada. As versões finais deverão ser submetidas após o evento, refletindo as sugestões dadas nas revisões e por participantes do evento.
Apresentação e Publicação
Para ter seu trabalho publicado na SBC Open Lib (SOL), pelo menos um das pessoas autoras de trabalhos aceitos deve se inscrever no IHC 2023 (na categoria Profissional) e apresentar o trabalho durante o workshop (que acontecerá exclusivamente de forma presencial).
As versões finais dos trabalhos aceitos serão publicadas nos anais do evento, após o mesmo, e serão disponibilizados online na SOL, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, ISSN 2596-0296. Todos os artigos serão indexados com DOI.
Coordenação
Raissa Barcellos (UFF) – raissabarcellos@id.uff.br
Renan Vinicius Aranha (IFMT) – renan.vinicius@ifmt.edu.br