WAIHCWS - Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social

Chamada de Trabalhos

Com o intuito de fomentar discussões sobre relações entre as tecnologias digitais e a democracia, o Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social (WAIHCWS’23) aborda, em sua décima quarta edição, o tema: "O papel das redes sociais e tecnologias digitais na democracia".

São esperados trabalhos que relatam estudos descrevendo os desafios emergentes, bem como as abordagens e metodologias que vêm sendo adotadas dentro dessa temática para finalidades diversas, como a identificação de notícias falsas, a promoção de práticas democráticas e as expectativas com tecnologias de Inteligência Artificial, como o ChatGPT, nestes cenários.

Esse tema já vem sendo discutido por especialistas como Nathan Sanders e Bruce Schneier. No artigo intitulado "How ChatGPT Hijacks Democracy", os autores discorrem sobre as influências do ChatGPT, por exemplo, em ações democráticas.

O tema representa uma oportunidade para pessoas pesquisadoras e usuárias da Web Social relatarem suas experiências, opiniões sobre melhorias, discussões sobre questões éticas e afirmarem pontos positivos e negativos das novas tecnologias, além de contribuírem com estudos de novas tendências para as mídias sociais. Trabalhos inter ou transdisciplinares com as ciências humanas e sociais nos contextos citados são também encorajados nesta edição do WAIHCWS.

Os tópicos de interesse incluem aspectos relacionados ao tema, mas não estão restritos a:

  • O uso da Inteligência Artificial associado à Web Social e os perigos relacionados à democracia;
  • Uso de técnicas computacionais para a geração de textos, áudios e vídeos falsos (deep fake) ;
  • Identidade, privacidade, segurança e aspectos éticos da Web Social;
  • Análise de sentimento e polarização nas redes sociais;
  • Discursos de ódio, preconceituosos e/ou antidemocráticos nas mídias sociais;
  • Monitoramento de desinformação e bots nas redes sociais;
  • Abordagens, boas práticas, metodologias e desafios relacionados à promoção da democracia;
  • Avaliação das interações interpessoais por meio das redes sociais;
  • Mecanismos de interpretação textual para mensurar sentimentos hedônicos positivos ou negativos;
  • Plataformas digitais de participação popular e democracia eletrônica;
  • Métodos de design e de avaliação que considerem questões sociais e de valores humanos;
  • Teorias e mecanismos de incentivo à participação e colaboração dos usuários;
  • Aspectos culturais, de apropriação, emocionais, afetivos e o estímulo ao comportamento sustentável e democrático;
  • Comunicação, colaboração e compartilhamento;
  • Auditabilidade, confiança e reputação em redes sociais;
  • Ética no design, desenvolvimento, avaliação e uso de soluções computacionais;
  • Interfaces e soluções para promoção da acessibilidade e aspectos de usabilidade;
  • Métodos e técnicas para avaliação da User eXperience (UX) em mídias sociais;
  • Educação online, interação em ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais;
  • Interfaces e dispositivos de interação sob a perspectiva do Desenho Universal (ou Design for all);
  • Fatores, características e medidas de sucesso em software social e em plataformas de ecossistemas de software;
  • Memória, legado e propriedade em softwares sociais;
  • Aproveitamento do conhecimento social;
  • Gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional aliadas aos aspectos técnicos, humanos, sociais e organizacionais no desenvolvimento de software;
  • Sustentabilidade na Web e na Computação.

Instruções para Submissão

São esperados trabalhos em todos os estágios de desenvolvimento, descrevendo resultados de pesquisas, resultados empíricos, sistemas aplicados e propostas que abordem aspectos da Web Social, no contexto da democracia e com foco na Interação Humano-Computador. Posições e discussões fundamentadas teoricamente acerca dos tópicos de interesse também são bem-vindas.

Os artigos devem ser resumos expandidos, escritos em Inglês ou em Português, seguindo o template para artigos da SBC. Na fase de submissão, devem conter entre 2 e 4 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas e excluindo referências e anexos). Em caso de aceite, a versão final deve conter entre 6 e 8 páginas, e será enviada após o evento. Assim, as pessoas autoras poderão refletir nas versões finais as sugestões dadas por participantes durante o workshop.

As submissões não devem ser identificadas, para que haja revisão duplamente anônima.

Recomendamos fortemente que as pessoas autoras consultem:

Processo de Revisão

As submissões serão revisadas por pelo menos dois pesquisadores da área. Em caso de disparidade e inconsistência entre pareceres, um terceiro pesquisador será convidado para realizar a avaliação. Um processo de meta revisão também poderá apoiar a decisão final da coordenação. Se a submissão for aceita, as pessoas autoras serão convidados a apresentar o trabalho durante o evento. A versão submetida não será publicada. As versões finais deverão ser submetidas após o evento, refletindo as sugestões dadas nas revisões e por participantes do evento.

Apresentação e Publicação

Para ter seu trabalho publicado na SBC Open Lib (SOL), pelo menos um das pessoas autoras de trabalhos aceitos deve se inscrever no IHC 2023 (na categoria Profissional) e apresentar o trabalho durante o workshop (que acontecerá exclusivamente de forma presencial).

As versões finais dos trabalhos aceitos serão publicadas nos anais do evento, após o mesmo, e serão disponibilizados online na SOL, a biblioteca digital da SBC, na série Anais do Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, ISSN 2596-0296. Todos os artigos serão indexados com DOI.

Coordenação

Raissa Barcellos (UFF) – raissabarcellos@id.uff.br

Renan Vinicius Aranha (IFMT) – renan.vinicius@ifmt.edu.br

DATAS IMPORTANTES

Registro e Submissão do artigo 12/06/2023

Notificação dos resultados: 04/08/2023

Apresentação no evento: 16/10/2023

Envio da versão final (após o evento): 07/11/2023

CONTEÚDO DESSA PÁGINA
  1. Chamada de Trabalhos
  2. Instruções para Submissão
  3. Processo de Revisão
  4. Apresentação e Publicação
  5. Coordenação