RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

Chamada de Trabalhos

Neste ano, o XXII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023) ocorrerá em Maceió (AL) de 16 a 20 de outubro. Trata-se do maior evento nacional na área de Interação Humano-Computador, classificado pela CAPES no estrato Qualis A3 no quadriênio 2017-2020, com índice H5 11 em 2020. 

Convidamos docentes, extensionistas e profissionais da indústria (setor público ou privado) que atuam na área a submeterem artigos completos para a Trilha de Relatos de Experiências. Espera-se que os artigos nesta trilha descrevam cuidadosamente experiências voltadas à área de IHC, seja, por exemplo, no campo do ensino de IHC, na avaliação de experiências de/por usuários, na adoção de conceitos e métodos da IHC em ações de extensão universitária, assim como experiências na indústria (pública ou privada) com fundamentação teórico-metodológica na área.

Em seu relato de experiência, as pessoas autoras devem caracterizar o contexto, as partes envolvidas e a relevância da experiência relatada; também devem estar atentas à qualidade da apresentação metodológica para apropriação por outras pessoas; além de oportunizar reflexões significativas sobre essa experiência a partir de adequada fundamentação teórico-metodológica. Espera-se que os relatos submetidos a esta trilha sejam originais, portanto, não tenham sido publicados ou submetidos a outros fóruns ou veículos.

Instruções para Submissão

Artigos da Trilha de Relatos de Experiências devem ter até 10 páginas, excluindo referências. Podem ser escritos em Inglês ou Português, e devem ser anônimos. Recomendamos fortemente o uso do modelo Latex do Overleaf , sendo também possível trabalhar diretamente com os arquivos fontes do Latex. Alternativamente, você pode utilizar o modelo do MS-Word. Ao produzir seu artigo, sugerimos que você consulte o texto Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro.

Antes de submeter o artigo, certifique-se de atender aos seguintes requisitos de formatação:

  • garantir que o título está apenas em inglês;
  • garantir que as keywords estão apenas em inglês;
  • garantir que o abstract está apenas em inglês e se o título da seção está definido como “Abstract” (e não Resumo);
  • garantir que a seção “CCS Codes” está definida de acordo com o padrão da ACM;
  • garantir que haja uma seção “ACM reference format”, conforme modelo;
  • garantir que o cabeçalho das páginas pares contém o nome/data/local do evento do lado esquerdo e os nomes das pessoas autoras do lado direito;
  • garantir que o cabeçalho das páginas ímpares contém o título do artigo do lado esquerdo e nome/data/local do evento do lado direito.

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF, adotando-se o sistema JEMS (jems.sbc.org.br - em breve). Ao submeter seu artigo, você se declara responsável por qualquer aspecto ético relacionado, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, quando necessário. Encorajamos fortemente que você atente para a acessibilidade dos artigos produzidos em formato digital.  Recomendamos utilizar o Guia para produção de artigos acessíveis do CHI 2021 e o Guia produzido pelo Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO.

Para fins de agilidade no processo de publicação, as pessoas que compartilham da autoria de um artigo aceito deverão preencher formulários enviados pela pessoa coordenadora de publicação nas datas estipuladas. Tais formulários serão enviados para a pessoa listada como contato principal e deverão ser respondidos uma única vez por essa mesma pessoa. Por favor, atentem-se ao formato das referências indicadas, que devem conter o nome completo das pessoas autoras (de acordo com o modelo). As referências são numeradas e ordenadas alfabeticamente pelo último sobrenome da primeira pessoa autora.

Anonimização

A Trilha de Relatos de Experiências do IHC adotará um processo de revisão duplamente anônima. Os artigos submetidos devem ocultar os nomes e afiliação das pessoas autoras e as seguintes regras devem ser seguidas: (1) as citações a trabalhos relacionados das próprias pessoas autoras devem ser escritas em terceira pessoa; (2) o artigo submetido não deve mencionar artefatos em repositórios ou websites que permitam a identificação das pessoas autoras, ou isso deve ser feito de forma anônima; (3) se o artigo submetido apresentar uma evolução de um trabalho anterior, pode-se anonimizar a referência a esse trabalho na seção de referências bibliográficas; e (4) os revisores não serão encorajados a procurar referências que identifiquem as pessoas autoras em outras fontes, pois buscas em bibliotecas digitais ou artefatos existentes não invalidam as regras de anonimização. Em caso de aceitação do artigo, os dados devem ser incluídos na versão final.

Processo de Revisão

As submissões serão rejeitadas sem revisão se (1) não estiverem em conformidade com todas as instruções de submissão apresentadas acima, (2) estiverem fora do escopo da Trilha de Relatos de Experiências do IHC 2023 ou (3) tiverem sido enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou periódico). Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa. Se a submissão for aceita, as pessoas autoras devem considerar os comentários das revisões para preparar a versão final do artigo.

Publicação

Os artigos aceitos serão publicados nos anais do evento e serão indexados na Biblioteca Digital da ACM. A publicação está condicionada à inscrição, na categoria Profissional, de pelo menos uma das pessoas que participaram da autoria do artigo; ou, quando não houver alguém inscrito nesta categoria, ao pagamento da taxa de publicação adicional, além da inscrição. Para a publicação de mais de um artigo vinculado a uma mesma inscrição, será cobrada também a taxa de publicação para cada artigo adicional. Além disso, a publicação também está condicionada à apresentação do artigo durante o evento. 

As pessoas autoras dos melhores artigos serão convidadas a submeter versões estendidas às revistas Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS) ou Journal on Interactive Systems (JIS).

Coordenação

Amanda Meincke Melo (UNIPAMPA) - amandamelo@unipampa.edu.br
Ecivaldo Matos (UFBA) - ecivaldo@ufba.br

DATAS IMPORTANTES

Submissão/Registro do resumo:15/05/2023

Submissão do artigo: 22/05/2023

Notificação dos Resultados: 07/07/2023

Envio da Versão Final: 11/08/2023

CONTEÚDO DESSA PÁGINA
  1. Chamada de Trabalhos
  2. Instruções para Submissão
  3. Anonimização
  4. Processo de Revisão
  5. Publicação
  6. Coordenação