Chamada de Trabalhos
A trilha IHC na Prática é dirigida a todos os profissionais da Indústria, pesquisadores da Indústria ou da academia, professores e estudantes de todos os níveis, interessados em apresentar as suas experiências com a aplicação da Interação Humano-Computador (IHC) em problemas concretos. Essas experiências podem envolver aspectos técnicos, comerciais, sociais, de gestão e os principais desafios relacionados à aplicação de métodos e técnicas da área no desenvolvimento de produtos e serviços.
A trilha tem como público-alvo Pessoas empreendedoras; Startups e empresas de software; Projetos de parcerias da Universidade com a Indústria, Profissionais de pesquisa e docência; Pesquisadores da indústria; Estudantes de graduação e pós-graduação.
É uma oportunidade interessante para a troca de experiências entre aqueles profissionais que aplicam IHC na prática e aqueles que desenvolvem pesquisas e avançam o conhecimento da área, possibilitando o surgimento de novas oportunidades de cooperação, criação de soluções inovadoras, exposição de desafios práticos e identificação de tendências, visando principalmente minimizar o distanciamento comumente existente entre teoria e prática.
Os trabalhos serão analisados e selecionados considerando o maior potencial de contribuições para levantar um debate com a comunidade do IHC na Prática, buscando ampliar ainda mais as possibilidades de colaboração.
TÓPICOS DE INTERESSE
Todos os temas relevantes à prática de IHC são esperados nesta trilha, incluindo, mas não limitados a:
-
Aplicação prática de IHC em experiências remotas ou híbridas;
-
Desafios práticos do desenvolvimento de produtos e serviços centrado no usuário;
-
Integração de IHC em processos de desenvolvimento de software; Experiências práticas de uso de ferramentas e equipamentos em IHC;
-
Aspectos práticos relacionados ao estudo do comportamento de usuários;
-
Utilização de diferentes tecnologias (assistiva, acessibilidade, inclusão, persuasivas, colaborativas e de mudança de comportamento).
SUBMISSÕES
As submissões devem ser produzidas, em português ou inglês, por profissionais liberais ou vinculados a empresa, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, e devem relatar casos e experiências reais relevantes para a área de IHC, de sucesso ou mesmo de insucesso.
As submissões esperadas para a Trilha IHC na Prática são relatos apresentando qualquer experiência aplicada da IHC, suas técnicas e teorias em empresas, startups, projetos de parceria da Universidade com a Indústria, dentre outros.
Observe-se que as avaliações não requerem anonimização das pessoas autoras. Ressalta-se ainda que a responsabilidade pelo conteúdo é das pessoas autoras, cabendo a elas obter autorização da empresa para a submissão da proposta e a exposição do caso, se necessário. Os artigos aceitos serão publicados nos anais estendidos do evento e serão indexados na SBC OpenLib.
Os materiais para submissão por meio do sistema JEMS, estão descritos a seguir:
-
Link para um vídeo de até 5 minutos (compartilhado via YouTube) para sua apresentação e/ou da empresa e detalhamento do caso ou experiência;
-
Resumo (em .pdf) de no mínimo duas páginas e no máximo três (excluindo referências), seguindo o formato de artigos da SBC para publicação do trabalho, refletindo o conteúdo abaixo:
- Título, autores, email, nome da empresa (exceto para profissionais liberais)
- Link para o vídeo no Youtube
- Descrição do problema e da solução/abordagem adotada
- Resultados, conclusões, desafios e lições aprendidas
- Minibiografia das pessoas autoras
- Referências
Critérios de aprovação
As submissões serão avaliadas por três membros do comitê do programa, sendo consideradas na avaliação a concretude do problema, adequação (ou não) da solução, a relevância das lições aprendidas, a clareza da exposição, bem como a contribuição para as comunidades empresariais e acadêmicas.
Esperamos, com esta trilha, proporcionar o compartilhamento de experiências entre profissionais, pesquisadores, professores e estudantes de todos os níveis, interessado(a)s em apresentar o conhecimento de Interação Humano-Computador (IHC) na prática, estabelecendo relações de cooperação entre a comunidade acadêmica e as comunidades de profissionais.
Apresentação no Simpósio
Ao menos uma das pessoas autoras dos trabalhos aceitos deve se inscrever no Simpósio na categoria Profissional para apresentar o trabalho oralmente nas sessões técnicas do evento. Apenas trabalhos apresentados serão publicados nos anais estendidos do simpósio. Informações detalhadas sobre as modalidades de apresentação serão encaminhadas posteriormente.
Coordenação
César França (UFRPE / Cesar School) - franssa@cesar.school
Leticia Santos Machado (UFVJM) - leticia.machado@ufvjm.edu.br