Isenção de Inscrições

Chamada de isenção de inscrições do IHC 2021 para Pessoas com Deficiência

Olá!

Em sua vigésima edição, este é o primeiro ano que o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2021) conta com uma Coordenação de Acessibilidade para auxiliar a organização geral a pensar oficial e sistematicamente em recursos de acessibilidade para o evento.

Devido à novidade para todos os envolvidos (organizadores, autores e participantes) e os recursos limitados, temos consciência de que precisamos aprender juntos neste evento para que os próximos sejam cada vez mais acessíveis e inclusivos para a Comunidade interessada em temas de estudos sobre Interação Humano-Computador.

Com essa intenção em mente, estamos abrindo esta chamada para solicitação de isenção de inscrições no IHC 2021 para Pessoas com Deficiência.

O total de inscrições a serem isentas são 4 (quatro) independente da categoria de inscrição (estudante de graduação, professor da educação básica ou profissional) e as datas importantes para solicitação são as seguintes:

Os critérios para seleção das pessoas com direito à isenção serão os seguintes:

  • Informação sobre tipo de deficiência (até duas pessoas com o mesmo tipo serão incluídas, no caso de haver excesso de demanda)
  • Justificativa de interesse em participar do IHC 2021
  • Previsão da disponibilidade de tempo para participar das atividades durante os dias 18 e 22 de Outubro de 2021 remotamente
  • Afirmação de que irá participar de reunião virtual para dialogar sobre sua experiência em participar do evento (a ser agendada)

Aos interessados, favor enviar as respostas aos critérios em e-mail único para o endereço eletrônico ihcacessivel@gmail.com até dia 11/10/2021.

No ato da notificação, a inscrição deverá ser realizada pela própria pessoa solicitante no sistema ECOS da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e, após preencher o formulário, solicitamos que escolha a opção de pagamento “boleto bancário”. O boleto deverá ser enviado para o endereço eletrônico ihcacessivel@gmail.com.

Os recursos de acessibilidade a serem disponibilizados em parte da programação do evento serão: Intérprete LIBRAS, vídeos legendados e Intérprete inglês/português.

Favor entrar em contato pelo e-mail: ihcacessivel@gmail.com em caso de dúvidas.

DATAS IMPORTANTES

Data final para solicitação de isenção da inscrição: 11 de Outubro de 2021

Análise das inscrições para seleção das pessoas com isenção: 12 a 15 de Outubro de 2021

Notificação do resultado e efetivação da inscrição: 15 de Outubro de 2021.

 

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)