Recursos & Acessibilidade

O IHC 2021 está comprometido em fornecer um ambiente inclusivo e acessível. Para isso, nos propomos a fazer nosso melhor para atender às solicitações para tornar sua experiência acessível. Nesta página, você encontra recursos para lhe ajudar a se preparar para o evento, além de informações sobre meios de acessibilidade previstos para o IHC 2021, para ajudá-lo(a) a tomar uma decisão informada se a conferência estará acessível para você. O(A) convidamos a entrar em contato conosco – pelo endereço de e-mail ihcacessivel@gmail.com – caso suas dúvidas não sejam sanadas aqui ou se os preparativos para a conferência descritos não são suficientes para permitir sua participação ativa e plena.

A Coordenação de Acessibilidade do IHC preparou um modelo de slides que atende a requisitos de acessibilidade (estará disponível em breve). A adoção do modelo não é obrigatória. Adotando-o ou não, considere observar as seguintes recomendações para sua apresentação ficar acessível a mais pessoas:

  1. Escolha um bom esquema de cores
    1. Dê preferência a esquemas com alto contraste entre fundo e texto, portanto com relação de contraste 7:1. Para verificar a relação de contraste, consulte Tanaguru Contrast Finder;
    2. Certifique-se que o conteúdo seja perceptível a usuários daltônicos, conforme orientações em Coblis – Color Blindness Simulator.
  2. Escolha uma fonte legível
    1. Dê preferência a fontes sem serifa, por exemplo, Arial, Helvetica, Verdana;
    2. Quanto ao tamanho, recomenda-se 32pt para títulos; e 24pt para parágrafos e listas de itens.
  3. Adote formas redundantes para destacar informações
    1. Caso opte por utilizar cores, de forma redundante, adote texto entre parênteses, para sinalizar algum aspecto relevante que pretenda destacar;
    2. Considere usar negrito e itálico para transmitir ênfase.
  4. Reserve uma área para as legendas
    1. Na área inferior dos slides, reserve um espaço com no mínimo 3 centímetros de altura sem qualquer tipo de conteúdo. Esta área será dedicada à legenda.
  5. Mantenha o texto breve
    1. Se o orador tem tendência a falar rápido, pode ser útil colocar mais palavras em um slide.
  6. Utilize imagens para deixar mais claras suas ideias
    1. Faça gráficos simples, apresentando seu equivalente em texto. Para dicas sobre descrição de imagens, consulte: Curso eMAG para conteudistas ou WebAim – Alternative Text.
  7. Garanta a acessibilidade de animações e vídeos
    1. Ofereça audiodescrição;
    2. Ofereça legendas.

 

Para saber mais sobre orientações: 

Considere observar as seguintes recomendações:

  1. Observe as recomendações do item: Como preparar meus slides de maneira acessível para o evento?;
  2. Para a apresentação pré-gravada, gere a legenda do vídeo em formato .srt. Para isso, observe as recomendações para a criação de legendas com apoio da plataforma Youtube: Como legendar vídeos com o YouTube?
  3. Procure um cenário interessante, sem muita interferência visual e sonora, principalmente nas laterais;
    1. Se possível, escolha um ambiente bem iluminado;
  4. Caso utilize seu celular para gravar o vídeo, lembre-se de:
    1. Deixá-lo na posição horizontal;
    2. Configurar a gravação para com a melhor qualidade de imagem possível, de acordo com o dispositivo utilizado.
  5. Mantenha-se visível, de modo que as pessoas possam enxergar seu rosto e, se necessário, realizarem leitura labial
    1. Para gravar o seu vídeo contendo os slides e a imagem da sua câmera, você pode utilizar o Google Meet, OBS ou algum software de sua preferência;
    2. Disponibilizamos um modelo no OBS que contempla as recomendações de acessibilidade. Para consultar o tutorial de como utilizar o OBS para gravar o seu vídeo, acesse as recomendações: “Como gravar sua apresentação com o OBS Studio?”
    3. Caso opte pelo Google Meet, priorize iniciar a gravação apenas após o início do compartilhamento de tela.
  6. Inicie sua apresentação se descrevendo fisicamente
    1. Por exemplo: Sou uma mulher negra, tenho cabelo encaracolado na altura dos ombros, uso óculos e estou com uma blusa vermelha.
  7. Fale claramente
    1. Fale em uma cadência adequada, não fale muito rápido;
    2. Use termos compreensíveis: evite gírias, coloquialismos.
  8. Aborde todo o texto presente em cada slide;
  9. Leia longos trechos em voz alta;
  10. Adote a ênfase verbal para destacar informações;
  11. Descreva verbalmente as imagens com caráter informativo, evitando apontá-las sem descrevê-las
    1. Descreva trechos de gráficos, vídeos e outros materiais visuais de modo que seja possível compreender a apresentação;
    2. Descreva outras informações visuais como as manifestações da audiência.
    3. Como o tempo de apresentação é curto, não há necessidade de descrever imagens com fins decorativos
  12. Faça pausas breves entre os tópicos, de modo que as pessoas possam processar as informações apresentadas.

Para saber mais sobre orientações: 

Os modelos, de artigos do MS-Word da SBC (WEIHC e WAIHCWS) e da ACM (Trilha de Pesquisa, e Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes), estão disponíveis para download no site do evento. Solicitamos que a formatação de estilos dos elementos presentes nesses modelos seja mantida, tais como, estilo de títulos, legendas, elementos pré-textuais, dentre outros. 

Antes de iniciar a redação ou formatação de seu artigo para submissão, sugerimos que utilize as Orientações para criar documentos acessíveis no Word, do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da UNIRIO. Nesse link, consta um arquivo PDF com orientações úteis para você entregar um arquivo acessível para pessoas usuárias de leitores de tela (revisores e interessados em sua pesquisa). Além desse material, também recomendamos as orientações do curso Produção de documentos digitais acessíveis

Caso você esteja utilizando algum modelo do LateX, seja da SBC ou da ACM, o tutorial de como tornar sua versão final do arquivo em PDF acessível (Making Your Final PDF Accessible), disponibilizado no site do CHI 2021, pode lhe auxiliar a melhorar a legibilidade do conteúdo de seu artigo. Esse tutorial está em inglês, porém o recurso de traduzir página disponível no navegador Google Chrome pode auxiliar no entendimento das orientações em língua portuguesa.

Às pessoas que usam o Google Documentos do Drive, precisam estar atentas porque ao abrir qualquer modelo criado em ferramenta off-line (SBC ou ACM), a formatação é alterada automaticamente, gerando elementos não identificáveis por leitores de tela “invisíveis aos olhos”. Portanto, recomenda-se que os autores assegurem-se que a versão final do PDF seja acessível.

Independente do modelo que você decidir usar, certifique-se de que o arquivo que você está entregando é acessível para contemplar a multiplicidade das diferenças do público que o IHC 2021 deseja acolher.

Se esta é a primeira vez que você efetua uma submissão de artigo usando o sistema JEMS (Journal and Event Management System), você pode criar sua conta acessando o link create your account here (crie sua conta aqui). Uma vez que você se cadastrou, você: (1) pode acessar o JEMS e localizar a trilha de interesse do IHC 2021 que deseja efetuar a submissão ou, se estiver navegando no site do IHC 2021, (2) pode clicar no link de acesso direto à submissão na trilha desejada. Por exemplo, para efetuar uma submissão na Trilha de Pesquisa, consta como Research Track no JEMS e o link direto está disponível em IHC 2021 – Research Track (IHC 2021 – Research Track). Caso você precise conferir os passos para realizar a submissão, o documento Ajuda para autores de artigos pode ajudar você a atingir seu objetivo. Aguardamos a submissão de seu artigo!
Neste ano procuramos fazer do IHC 2021 um evento amplamente acessível. Para isso, boas práticas de acessibilidade têm sido adotadas neste site e incentivadas nas publicações e apresentações de trabalhos. Caso ainda haja alguma dificuldade para identificar informações relevantes no site ou para desempenhar alguma atividade necessária à sua participação no evento, deixe-nos saber! Envie um e-mail para ihcacessivel@gmail.com.

Ao entrar na página de inscrição do IHC 2021 na plataforma ECOS (do inglês, Event Registration and Coordination System) da Sociedade Brasileira de Computação, considere as seguintes alternativas:

  1. Se esta é a sua primeira vez no sistema, você deve criar sua conta a partir do link Nova Conta >> e, então, retornar à página de inscrição do IHC 2021.
  1. Se você já possui uma conta no sistema, você deve realizar sua autenticação, informando no formulário “Já é usuário?” seu e-mail e senha. Ao fazê-lo, você será direcionado(a) ao formulário de inscrição no IHC 2021, que está organizado em seis seções: (1) Informações do Inscrito; (2) Categoria; (3) Extras; (4) Autorização do uso de imagem e fala; (5) Informações de pagamento; (6) Forma de Pagamento.

Após preencher todos os campos, ao final do formulário, você deve clicar no botão “Salvar Inscrição”.

Veja aqui

Carolina Sacramento –carolina.sacramento@fiocruz.br
Renan Vinícius – renanvinicius@usp.br