Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes

Trabalhos Aceitos

  • A survey on accessibility guidelines for users with autism – Yuska Paola Costa Aguiar (UFPB), Anais Godde (Aix-Marseille Université), Maëla Trémaud (Adapei des Pyrénées-Atlantiques), Taciana Pontual Falcão (UFRPE), Thomas Arciszewski (Centre PsyClé), Carole Tardif (Aix-Marseille Université, Centre PsyClé), Edith Galy (Université Côte d’Azur)
  • Accessibility Assessment of Violations on the Stack Overflow Platform – Ingrid Moreira Miranda da Silva (UFPA), Luciano Teran (UFPA), Marcelle Pereira Mota (UFPA)
  • Accessibility on social media: exploring congenital blind people’s interaction with visual content – Carolina Sacramento (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  • Beyond Life – Systematic Review of Frontier Zones Digital Immortality – Vinicius Ferreira Galvão (UFMT), Cristiano Maciel (UFMT), Vinicius Carvalho Pereira (UFMT)
  • Diving in the story: exploring tailoring in narrative data visualizations – Claiton Marques Correa (Instituto Federal Farroupilha), Milene Silveira (PUCRS)
  • How do ChatBots look like? A Comparative Study on Government Chatbots profiles inside and outside Brazil – Gabriely Oliveira Da Silva Batista (UFF), Mateus de Souza Monteiro (UFF), Luciana Cardoso de Castro Salgado (UFF)
  • Investigating the use of UAUDG-VI in the Mobile Applications Design for Visually Impaired considering Accessibility, Usability and UX: A Feasibility Study and an Evaluation with Experts – João Ricardo dos S. Rosa (UFPR), Natasha Malveira C. Valentim (UFPR)
  • Its Dark But Just a Game: Towards an ethical and healthy game design practice – David Motta Miranda (UFC), Rebeca Maia Pontes (UFC), Ticianne de Gois Ribeiro Darin (UFC)
  • Participatory Design with Teenagers for Cyberbullying Prevention and Mitigation – André Filipe Pereira de Almeida (UFVJM), Maria Lucia Bento Villela (UFV), Caroline Queiroz Santos (UFVJM), Gabryella Castro Guimarães (UFVJM)
  • Telling your own story: Design and Evaluation of a Storytelling Mechanic in a Platform for Serious Games Authoring – Aline Verhalen (ICMC-USP), Rodrigo Zavarizz (ICMC-USP), Jonattan da Silva(ICMC-USP), Tiago Marino(ICMC-USP), Caio Nunes (UFC), Ticianne Darin (UFC), Kamila Rodrigues (ICMC-USP)
  • Towards an Ontology-based Approach to Develop Software Systems with Adaptive User Interface – Alexandre Adler Cunha de Freitas (UFES), Murilo Borghardt Scalser (UFES), Monalessa Perini Barcellos (UFES), Simone Dornelas Costa (UFES)
  • TraduBem: Towards a Text Verification Tool for an Altruistic Language – Marina Cotta Rangel (UFF), Luciana Cardoso de Castro Salgado (UFF), Silvia Amélia Bim (UTFPR)

Chamada de Trabalhos

Esse ano, de volta ao formato presencial, o XXI Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2022) ocorrerá em Diamantina (MG), de 17 a 21 de outubro.

A trilha de Ideias Inovadoras e Resultados Emergentes tem se consolidado no IHC como um espaço para apresentação de pesquisas inovadoras e instigantes na área de IHC, com o objetivo de acelerar a exposição da comunidade científica a novos insights e teorias, e a resultados  promissores e inspiradores. É importante destacar que não se trata de uma trilha para trabalhos em andamento ou artigos curtos e, sim, para pesquisas inovadoras voltadas para o futuro em IHC. O objetivo é acelerar a exposição de resultados de pesquisa iniciais, mas potencialmente inovadores, ou técnicas e perspectivas que desafiam o status quo na área de IHC.

Atenção: Caso seu artigo discuta trabalhos em andamento, em estágio inicial ou intermediário, ainda sem resultados consolidados, porém relevantes à área de IHC e de interesse para o evento, a trilha correta para sua submissão é a de Pôsteres e Demonstrações.

O tema do IHC 2022 é “Caminhos da Interação”, um convite a pensar os caminhos pelos quais, em suas múltiplas formas e perspectivas, a interação tem nos conduzido e para onde pode nos levar. Chamamos a comunidade a explorar as nuances e impactos das inúmeras possibilidades de interação mediada pela tecnologia para públicos e propósitos diversos. Assim, convidamos submissões que apresentem seus caminhos percorridos e discutam seus vislumbres das direções a serem tomadas em seus temas de pesquisa nos diversos tópicos e metodologias em IHC,  que podem incluir:  

  • tecnologias, técnicas ou protótipos originais e inovadores;
  • estudos qualitativos ou quantitativos contendo uma análise completa;
  • contribuições que ampliem discussões de pesquisas anteriores;
  • apontamentos e reflexões que motivem novos debates ou trabalhos futuros;
  • contribuições teóricas ou metodológicas que promovam discussões de alta relevância para a comunidade.

 

As submissões devem apresentar uma contribuição original, não publicada em outro fórum e nem sujeita a revisão em outras conferências ou em periódicos. 

Submissões

Artigos da trilha de ideias inovadoras e resultados emergentes devem ter de 4 a 6 páginas, excluindo referências. As submissões podem ser escritas em Inglês ou Português, devem ser anônimas e seguir o template ACM CHI2020 (acm-sigconf). Recomendamos que as pessoas autoras consultem o artigo Guia Rápido para Submissão Anônima: proteja sua identidade corretamente, publicado na SBC Horizontes, de autoria da Profa. Mirella Moro. 

Recomendamos fortemente o uso do template Latex do OverleafSe você preferir, pode trabalhar diretamente com os arquivos fontes do Latex. Opcionalmente pode-se utilizar o template do MS-Word.

Antes de submeter o artigo, as pessoas autoras devem certificar-se de atender aos seguintes requisitos de formatação:

  1. Garantir que o título está apenas em inglês;
  2. Garantir que as keywords (palavras-chave) estão apenas em inglês;
  3. Garantir que o abstract está apenas em inglês e que o título da seção está definido como “abstract” (e não resumo);
  4. Garantir que a seção “CCS Codes” está definida de acordo com o padrão da ACM;
  5. Garantir que haja uma seção “ACM reference format”, conforme template;
  6. As pessoas autoras devem estar atentas ao formato das referências indicadas, que devem conter o nome completo de cada pessoa autora (de acordo com o template). As referências são numeradas e ordenadas alfabeticamente pelo último nome da primeira pessoa autora.
  7. Garantir que o cabeçalho das páginas pares contém o nome/data/local do evento do lado esquerdo e nomes das pessoas autoras do lado direito (que para a submissão deve estar anonimizado);
  8. Garantir que o cabeçalho das páginas ímpares contém o título do artigo do lado esquerdo e nome/data/local do evento do lado direito.

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

Encorajamos fortemente que as pessoas autoras atentem para a acessibilidade dos artigos produzidos em formato digital. Recomendamos utilizar o Guia para produção de artigos acessíveis do CHI 2021 e o guia produzido pelo Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade da UNIRIO.

Aspectos Éticos

Ao submeter seu artigo, você se declara responsável por qualquer aspecto do trabalho envolvendo experimentos com pessoas e por conduzi-lo seguindo as normas e diretrizes éticas da pesquisa, inclusive com a aprovação de todos os órgãos relevantes, quando necessário.

Esperamos que todas as submissões cumpram o Código de Ética da ACM

Para salvaguardar os direitos e a dignidade dos sujeitos da pesquisa, ao relatar experimentos com humanos, é desejável que os artigos indiquem se os procedimentos seguidos estavam de acordo com as normas éticas descritas nas Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS n.º 466/2012 e Norma Operacional 001/2013 (ou, se for o caso, o motivo pelo qual a norma não se aplica à pesquisa). Nos casos necessários, pedimos que seja informado o número de aprovação no Comitê de Ética (institucional ou nacional).

Isso significa que os artigos devem conter uma declaração clara de que as questões éticas que se aplicam a eles em seu próprio país foram seguidas. Sugerimos que este conteúdo seja inserido como uma declaração na seção de Metodologia do artigo.

Processo de Revisão

As submissões que não estiverem em conformidade com o formato de submissão exigido ou que estiverem fora do escopo do simpósio, ou que tenham sido enviadas ou publicadas em qualquer outro fórum (conferência ou periódico), serão rejeitadas sem revisão. 

Todos os outros trabalhos serão revisados por pelo menos três membros do comitê do programa. 

Apresentação

As apresentações de artigos durante o evento serão feitas presencialmente. A coordenação da trilha enviará emails para as pessoas autoras especificando os detalhes, incluindo a duração máxima da apresentação e modelos de slides.

Publicação

Os artigos aceitos serão publicados nos anais principais do evento e serão indexados na biblioteca digital da ACM. A publicação está condicionada à inscrição de pelo menos uma das pessoas autoras e à apresentação do artigo durante o evento.

Para a publicação de mais de um artigo vinculado a uma mesma inscrição, será cobrada também a taxa de publicação para cada artigo adicional.

Comitê de Programa

Alessandro Assis (Nuance Communications)
André da Silva (Instituto Federal de São Paulo)
Andre Freire (Universidade Federal de Lavras)
Andrey Pimentel (Universidade Federal do Paraná)
Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará)
Awdren Fontão (Federal University of Mato Grosso do Sul)
Bruno Chagas (Universidade Federal de Minas Gerais)
Celmar Guimarães da Silva (Universidade Estadual de Campinas)
Claudia Motta (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Cristiane Nobre (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais)
Daniel Schneider (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Ecivaldo Matos (UFBA – Universidade Federal da Bahia)
Elaine Oliveira (Universidade Federal do Amazonas)
Ingrid Monteiro (Universidade Federal do Ceará)
Jair Leite (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
José Maria David (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Juliana Saraiva (Universidade Federal da Paraíba)
Leander Oliveira (Universidade Estadual de Maringá)
Luciana Salgado (Universidade Federal Fluminense)
Manoel Pereira Junior (Instituto Federal de Minas Gerais)
Marcelo Pimenta (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Marcos Seruffo (Universidade Federal do Pará)
Marcos Alexandre Rose Silva (Universidade Federal de Santa Maria)
Maria Villela (Universidade Federal de Viçosa)
Marilia Mendes (Universidade Federal do Ceará)
Michele Brandão (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Milene Silveira (Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul)
Raquel Prates (Universidade Federal de Minas Gerais)
Renata Fortes (Universidade de São Paulo)
Roberto Pereira (Universidade Federal do Paraná)
Rodrigo Seabra (Universidade Federal de Itajubá)
Saul Delabrida (Universidade Federal de Ouro Preto)
Simone Barbosa (Pontificia Universidade Catolica do Rio de Janeiro)
Soraia Prietch (Universidade Federal de Rondonópolis)
Taciana Pontual Falcão (Universidade Federal Rural de Pernambuco)
Thais Castro (Universidade Federal do Amazonas)
Tiago Barros Pontes e Silva (Universidade de Brasília)
Ticianne Darin (Universidade Federal do Ceará)
Walter Nakamura (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
Williamson Silva (Universidade Federal do Pampa)
Windson Viana (Universidade Federal do Ceara)
Yuska Paola Costa Aguiar (Universidade Federal da Paraíba)

Coordenação

Raquel Oliveira Prates (UFMG) – rprates@dcc.ufmg.br
Taciana Pontual Falcão (UFRPE) – taciana.pontual@ufrpe.br

Datas importantes

Submissão do resumo: 13/06/2022, era 06/06/2022
Submissão do artigo: 20/06/2022, era 13/06/2022
Notificação dos resultados: 16/08/2022
Envio da versão final: 26/08/2022

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)