Workshop de Teses e Dissertação (WTDIHC)

Programação

08:30 – Abertura do WTD-IHC
Chairs: Marcelle Mota e Rodrigo Santos
 
Sessão Técnica 1 – Trabalhos de Doutorado
Banca: A DEFINIR
 
08:40 (D1) – Estendendo a IHC para HInt à Luz da Engenharia Semiótica
09:00 (D2) – Uma abordagem de design de interação para usuários multilíngues
09:20 (D3) – Proposta de Questionário Padronizado para Avaliação de Experiência de Usuário em Realidade Virtual imersiva
09:40 (D4) – Modelo para o desenvolvimento de jogos educacionais digitais por educadores do ensino fundamental brasileiro
 
10:00 – INTERVALO
 
Sessão Técnica 2 – Trabalhos de Mestrado
Banca: A DEFINIR
 
10:30 (M1) – Avaliação de Experiência do Usuário de diferentes regiões do Brasil em sites de notícias: um estudo de caso Norte e Sul
10:50 (M2) – Avaliação do Engajamento do Usuário em jogos digitais: Comparando dados autorreportados e psicofisiológicos
11:10 (M3) – Padrões radiantes: uma abordagem para promover o bem-estar em jogos digitais
 
11:30 – Sessão de Mentoria (fechada para estudantes e bancas)
 
12:30 – ALMOÇO
 
Trabalhos aceitos
 

Mestrado

  • Avaliação de Experiência do Usuário de diferentes regiões do Brasil em sites de notícias: um estudo de caso Norte e Sul – Danilo Teixeira Lima (UFPA), Rita de Cássia Romeiro Paulino (UFPA), Rodrigo Pereira dos Santos (UNIRIO), Marcos César da Rocha Seruffo (UFPA)
  • Avaliação do Engajamento do Usuário em jogos digitais: Comparando dados autorreportados e psicofisiológicos – Rebeca Maia Pontes (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  • Padrões radiantes: uma abordagem para promover o bem-estar em jogos digitais – David Motta Miranda (UFC), Ticianne de Gois Ribeiro Darin (UFC)

Doutorado

  • Estendendo a IHC para HInt à Luz da Engenharia Semiótica – Glívia Angélica Rodrigues Barbosa (CEFET-MG), Raquel Oliveira Prates (UFMG)
  • Uma abordagem de design de interação para usuários multilíngues – Diego Moreira da Rosa (PUCRS), Milene Selbach Silveira (PUCRS)
  • Proposta de Questionário Padronizado para Avaliação de Experiência de Usuário em Realidade Virtual imersiva – Jean Felipe Patikowski Cheiran (UNIPAMPA/UFRGS), Denise Ruschel Bandeira (UFRGS), Marcelo Soares Pimenta (UFRGS)
  • Modelo para o desenvolvimento de jogos educacionais digitais por educadores do ensino fundamental brasileiro – Joana Gabriela Ribeiro de Souza (UFMG), Raquel Oliveira Prates (UFMG)

Chamada de Trabalhos

O Workshop de Teses e Dissertações em IHC (WTD-IHC) é um fórum dedicado à apresentação e discussão de trabalhos de mestrado e de doutorado em Interação Humano-Computador (IHC) e trabalhos que intensificam a interação social e colaboração mediada por tecnologia que estão sendo desenvolvidos em programas de pós-graduação. O objetivo deste workshop é propiciar um ambiente rico e dinâmico que:

  1. Favoreça a visibilidade e o aperfeiçoamento das pesquisas em andamento;
  2. Ofereça feedback e sugestões de pesquisadores experientes na área;
  3. Possibilite que discentes aprimorem suas habilidades de escrita e apresentação de artigos científicos;
  4. Estimule a troca de ideias, a integração e a cooperação entre discentes e pesquisadores; e
  5. Favoreça a discussão e apresentação de temas novos e desafiadores.

 

Para o WTD-IHC, devem ser submetidos trabalhos que relatem pesquisas em andamento. Pesquisas concluídas ou próximas de serem concluídas – em estágio avançado de conclusão – estão fora do escopo do workshop. Nesse âmbito, são elegíveis:

  • Trabalhos de Doutorado que estejam com proposta definida, mas não necessariamente aprovada, com prazo de conclusão previsto para a partir do primeiro semestre de 2024;
  • Trabalhos de Mestrado com prazo de conclusão previsto para a partir de 2023.

 

O trabalho pode ser submetido ao WTD-IHC mesmo que outra versão do trabalho tenha sido submetida a outra trilha do IHC 2022 (por exemplo, artigos de pesquisa e artigos de ideias inovadoras e resultados emergentes em IHC), devendo-se considerar que o foco do artigo do workshop deve estar no projeto de pesquisa. Serão aceitas submissões em Português ou Inglês.

Em 2022, o WTD-IHC também propiciará um espaço de discussão sobre pesquisas científicas que inclui o aprendizado sobre os trabalhos aceitos e que pretende aprimorar a formação do futuro pesquisador em IHC, discutindo métodos de pesquisa e muito mais. 

Submissões

O autores deverão submeter dois documentos em formato PDF:

  • Documento 1. Carta de apresentação, contendo:
    • Título do trabalho;
    • Nome da pessoa autora discente;
    • Nome(s) da(s) pessoa(s) orientadora(s) e coorientadora(s);
    • Categoria (mestrado ou doutorado);
    • Programa de pós-graduação;
    • E-mail de contato da pessoa autora discente;
    • E-mail(s) de contato da(s) pessoa(s) orientadora(s);
    • Ano de ingresso no programa;
    • Época prevista de conclusão;
    • Cronograma de atividades, destacando as etapas já concluídas (qualificação, proposta etc.) e as etapas futuras;
    • Resumo em português ou em inglês (com no máximo 180 palavras); e
    • Palavras-chave.

Espera-se como conteúdo desse resumo:

  • Caracterização do problema de pesquisa e do objetivo do trabalho;
  • Base teórica que fundamente a pesquisa e comparação da pesquisa proposta com trabalhos relacionados;
  • Solução pretendida para o problema tratado;
  • Metodologia de pesquisa explicando como o trabalho será desenvolvido e avaliado;
  • Procedimentos utilizados para garantir os aspectos éticos da pesquisa conforme a metodologia utilizada, inclusive informando o número de aprovação no Comitê de Ética, nos casos em que se aplique; e
  • Contribuição esperada do trabalho.

 

A submissão ocorrerá através do sistema JEMS. Serão desconsideradas submissões que não contenham os dois arquivos .pdf, que excedam o limite de páginas, ou não sigam o modelo indicado. As submissões no sistema devem conter as pessoas orientadoras e coorientadoras como coautoras.

Processo de Revisão

Cada submissão será revisada por pelo menos três pesquisadores da área. As revisões recebidas devem ser utilizadas pelas pessoas autoras na preparação da versão final do artigo, no caso de seu aceite.

Apresentação e Publicação

Os trabalhos selecionados serão apresentados e discutidos durante o WTD-IHC, com membros do comitê de programa e pesquisadores convidados. Visto que o workshop se caracteriza como um fórum de debate sobre trabalhos em andamento, os autores deverão se inscrever na conferência e participar ativamente do WTD-IHC, não apenas apresentando seu trabalho, mas também contribuindo para os demais trabalhos aceitos no workshop. As atividades e formato do workshop serão divulgadas a tempo de os participantes poderem se preparar com antecedência, a fim de melhor usufruírem dos benefícios de sua participação. Os artigos aceitos serão publicados nos anais estendidos do IHC 2022 na plataforma SBC Open Lib, condicionados à inscrição e apresentação da pessoa autora discente no evento.

Na edição de 2022, o WTD-IHC terá uma novidade: haverá uma sessão de mentoria específica (fechada) entre os pesquisadores convidados e as pessoas autoras de trabalhos aceitos a fim de propiciar discussões mais aprofundadas sobre os trabalhos apresentados.

Comitê de Programa

Alessandro Assis (Nuance Communications)
Alex Gomes (UFPE)
Ana Carolina De Marchi (UPF)
Ana Luiza Dias (EMBRAPA)
André da Silva (IFSP/NIED-UNICAMP)
Andrey Pimentel (UFPR)
Anna Beatriz Marques (UFC)
Artur Kronbauer (UNIFACS)
Awdren Fontão (UFMS)
Carla Freitas (UFRGS)
Caroline Queiroz Santos (UFVJM)
Celso Saibel Santos (UFES)
Cesar Collazos (Universidad del Cauca)
Daniela Trevisan (UFF)
Edson Rufino (UFES)
Eduardo Tanaka (Eldorado Research Institute)
Emanuel Coutinho (UFC)
Fernando Figueira Filho (UFRN)
Isabela Gasparini (UDESC)
Jair Leite (UFRN)
João Luiz Bernardes Júnior (USP)
Jorge Campos (UNIFACS)
José Maria David (UFJF)
Leticia Peres (UFPR)
Marcelo Pimenta (UFRGS)
Maria Villela (UFV)
Marilia Mendes (UFC)
Milene Silveira (PUCRS)
Ricardo Caceffo (UNICAMP)
Rita Suzana Pitangueira Maciel (UFBA)
Roberto Pereira (UFPR)
Simone Barbosa (PUC-Rio)
Yuska Paola Costa Aguiar (UFPB)

Coordenação

Marcelle Mota (UFPA) – mpmota@ufpa.br
Rodrigo Santos (UNIRIO) – rps@uniriotec.br

Datas importantes

Prazo de submissão: 11/07/2022,era 27/06/2022
Notificação dos autores: 14/08/2022
Envio da versão final: 28/08/2022

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)