14h00 – 14h10 – Abertura do Workshop
14h10 – 16h00 – Painel sobre 3 aspectos essenciais no ensino de IHC | com Simone Barbosa (PUC-RJ): Conteúdo fundamental de IHC. Como organizar uma disciplina? Milene Silveira (PUC-RS): Novas técnicas para o ensino de IHC. Luciana Zaina (UFSCar): O aprendizado pela pesquisa – condução de iniciação científica e TCC’s em IHC
16h00 – 16h30 – Coffee Break
16h30 – 16h40 – Estratégia para ensino remoto de IHC: relato de experiência a partir dos resultados do panorama de ensino de IHC – Danilo Silveira Martins (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), Maria Villela (Universidade Federal de Viçosa).
16h45 – 16h55 – Desvendando as Heurísticas de Nielsen: Um Jogo Educacional como ferramenta para o ensino em IHC – Matheus Soppa Geremias (Universidade do Estado de Santa Catarina), Pedro Serpa (Universidade do Estado de Santa Catarina), Igor Froehner (Universidade do Estado de Santa Catarina), Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina).
17h00 – 17h10 – Inserindo um olhar de IHC no ensino de Engenharia de Requisitos: um relato de experiência – Alex Alan Santos (Universidade Federal do Ceará), Maria Elanne Rodrigues (Universidade Federal do Ceará), Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará).
17h15 – 17h25 – Um projeto estruturante para orientações de TCC em cursos de computação: que oportunidades para IHC? – Germana Nóbrega (Universidade de Brasília), Gabriel da Silva (Universidade de Brasília), Thiago Silva (Universidade de Brasília).
As submissões de artigos devem ter autoria anônima, podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.
Dando continuidade ao formato adotado no evento passado, o WEIHC 2022 adotará a estratégia de publicação das versões finais dos artigos aprovados, somente após a realização do evento. Assim, as pessoas autoras podem refletir nas versões finais as sugestões dadas pelos participantes do evento. Salientamos que não haverá um novo processo de revisão por pares da versão final enviada após o evento e que o número limite de páginas mantém-se em seis.
Cada submissão será revisada por pelo menos três especialistas em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).
As apresentações de artigos serão feitas presencialmente durante o evento e instruções específicas serão dadas às pessoas autoras em momento oportuno.
Será necessária a inscrição paga de ao menos uma pessoa autora e a apresentação do trabalho durante o workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação para inserção do artigo nos Anais Estendidos do IHC 2022 na SBC OpenLib.
Vânia Neris (UFSCar) – vania.neris@ufscar.br
Yuska Paola Costa Aguiar (UFPB) – yuska@dcx.ufpb.br
Registro do artigo: 26/08/22, era 22/08/22
Submissão do artigo: 01/09/22, era 29/08/22
Notificação dos resultados: 19/09/22
Apresentação no evento: entre 17 e 21/10/22
Envio da versão final (após o evento): 07/11/22