WEIHC

O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2021, é o principal fórum brasileiro onde docentes, cientistas e estudantes de IHC, entre outras pessoas interessadas no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar métodos e ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem de IHC.

Em linha com o IHC 2021, o WEIHC neste ano será dedicado à “Educação de IHC do Caburaí ao Chuí”. O evento usará a tecnologia para reduzir a distância geográfica, nos permitindo apreciar e compreender a diversidade cultural no ensino de IHC no Brasil.  Devido à pandemia de COVID-19, a tecnologia se faz mais presente do que nunca, e é parte das nossas rotinas de trabalho, educação e lazer. A tecnologia também reduziu distâncias geográficas, aproximando fronteiras e culturas. Assim, no WEIHC deste ano, propomos refletir e discutir sobre como a diversidade cultural e suas nuances impactam o ensino de IHC no Brasil.

Tais reflexões podem incluir estudos e/ou relatos nos quais questões sócio-culturais geraram diferentes cenários para o ensino de IHC e/ou fomentaram a inclusão de práticas de ensino em parceria com a Indústria. A cultura mostra sua diversidade em diferentes formas, por exemplo: nas particularidades dos sistemas interativos e linguagens de interação; nas motivações intrínsecas e extrínsecas das pessoas usuárias; na adoção de métodos de ensino praticados na Universidade e/ou introduzidos por cada docente e etc.

No contexto da IHC, encorajamos submissões que discutam um dos seguintes tópicos:

  • impacto do distanciamento social no fazer docente,
  • resultados do uso de modelos específicos de ensino no contexto da pandemia,
  • desafios do formato online para docentes e discentes,
  • modelos alternativos e inovadores,
  • ambientes virtuais de aprendizagem e outras ferramentas de interação e comunicação,
  • acessibilidade e inclusão,
  • formação de docentes,
  • perspectivas de futuro e as contribuições da IHC neste cenário, relatos de experiências e práticas em parceria com a Indústria.

Acreditamos que a comunidade de IHC tem muito a contribuir com os desafios de repensar práticas de ensino, sejam elas presenciais, híbridas ou remotas, baseadas em tecnologias e modelos de interação e comunicação adequados e interfaces acessíveis, inclusivas e com boa usabilidade.

Vamos fazer isso juntos, em benefício da evolução da educação! Aguardamos suas reflexões e experiências!

Cumprimos o Código de Ética da ACM. Esperamos que todos os envios, pesquisas subjacentes e comportamento durante o processo de revisão e conferência estejam em conformidade com os princípios e responsabilidades delineados pelo código.

As submissões de artigos devem ter autoria anônima, podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.

Neste ano iremos adotar um novo formato para estimular as discussões e reflexões durante o workshop. Entendemos que a troca de ideias que ocorrem durante o evento são de interesse de toda a comunidade e queremos possibilitar que elas estejam presentes na versão final de seu artigo. Desta forma, os artigos submetidos que forem aceitos para apresentação serão publicados apenas após o WEIHC. 

Salientamos que não haverá um novo processo de revisão por pares da versão final enviada após o evento e que o número limite de páginas mantém-se em seis.

Cada submissão será revisada por pelo menos três especialistas em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).

As apresentações de artigos durante o evento serão feitas por meio de vídeo pré-gravado, hospedadas na plataforma da conferência e posteriormente arquivadas no canal do IHC 2021 no YouTube. Porém, as discussões serão síncronas, sendo imprescindível a participação de pelo menos um dos autores na sessão.
 
A coordenação da trilha enviará emails para os autores especificando os detalhes, incluindo a duração máxima, o formato de envio dos vídeos e outros pontos relevantes para a trilha.
 
A página Recursos e Acessibilidade apresenta recursos que podem ser úteis na preparação dos vídeos, incluindo modelos de slides e de gravação utilizando o OBS Studio. Ao preparar o vídeo de apresentação, siga as recomendações disponíveis em: Como realizar minha apresentação pré-gravada de forma mais acessível?  Observe que, devido ao formato virtual do IHC 2021, a capacidade dos participantes de entender as apresentações usando apenas a visão ou o áudio agora é um requisito. Por isso, todos os vídeos pré-gravados devem incluir legendas. Preparamos um tutorial para lhe ajudar com o processo de legendagem
 

A inscrição paga de ao menos uma pessoa autora do artigo e a apresentação do trabalho durante o workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação é obrigatória para inserção do artigo nos Anais Estendidos do IHC 2021. 

Luana Müller (PUCRS) – luana.muller@pucrs.br 
Luciana Salgado (UFF) – luciana@ic.uff.br

Registro do artigo: 13/08/21
Submissão do artigo: 19/08/21 (era 13/08)
Notificação dos resultados:  17/09/21 (era 10/08)
Envio da versão para apresentação:  01/10/21 (era 16/08)
Envio da versão final (após o evento): 08/11/21

Conteúdo desta página