Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC)

Trabalhos Aceitos e Programação

14h00 – 14h10 – Abertura do Workshop 

14h10 – 16h00 – Painel sobre 3 aspectos essenciais no ensino de IHC | com Simone Barbosa (PUC-RJ): Conteúdo fundamental de IHC. Como organizar uma disciplina? Milene Silveira (PUC-RS): Novas técnicas para o ensino de IHC. Luciana Zaina (UFSCar): O aprendizado pela pesquisa – condução de iniciação científica e TCC’s em IHC

16h00 – 16h30 – Coffee Break

16h30 – 16h40 – Estratégia para ensino remoto de IHC: relato de experiência a partir dos resultados do panorama de ensino de IHC – Danilo Silveira Martins (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), Maria Villela (Universidade Federal de Viçosa).

16h45 – 16h55 – Desvendando as Heurísticas de Nielsen: Um Jogo Educacional como ferramenta para o ensino em IHC – Matheus Soppa Geremias (Universidade do Estado de Santa Catarina), Pedro Serpa (Universidade do Estado de Santa Catarina), Igor Froehner (Universidade do Estado de Santa Catarina), Isabela Gasparini (Universidade do Estado de Santa Catarina).

17h00 – 17h10 – Inserindo um olhar de IHC no ensino de Engenharia de Requisitos: um relato de experiência – Alex Alan Santos (Universidade Federal do Ceará), Maria Elanne Rodrigues (Universidade Federal do Ceará), Anna Beatriz Marques (Universidade Federal do Ceará).

17h15 – 17h25 – Um projeto estruturante para orientações de TCC em cursos de computação: que oportunidades para IHC? – Germana Nóbrega (Universidade de Brasília), Gabriel da Silva (Universidade de Brasília), Thiago Silva (Universidade de Brasília).

Chamada de Trabalhos

O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2022, é o principal fórum brasileiro no qual docentes, cientistas e estudantes de IHC, entre outras pessoas interessadas no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar experiências, métodos e ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem de IHC.

Em linha com o IHC 2022 e o tema “Caminhos da Interação”, o WEIHC neste ano será dedicado a discutir o ensino de IHC em todos os seus caminhos, a partir dos centros de pesquisa, mas chegando em todas as instituições, nos diferentes níveis, que ensinam IHC. Assim, o tema do WEIHC de 2022 é “Caminhando e ensinando e acolhendo os saberes no ensino de IHC”.

O evento será presencial, na linda Diamantina, mas com transmissão online para professores de IHC de todo o Brasil. O evento terá espaço para a apresentação e discussão de artigos sobre as experiências no ensino de IHC e também um painel que visa promover uma visão geral sobre 3 aspectos essenciais no ensino de IHC: (1) organização de disciplinas e seus conteúdos, (2) práticas de ensino e (3) possibilidades de pesquisa em nível de graduação. Para tanto, contaremos com a participação de três grandes nomes da nossa comunidade:
    • Simone Barbosa (PUC-RJ): Conteúdo fundamental de IHC. Como organizar uma disciplina?
    • Milene Silveira (PUC-RS): Novas técnicas para o ensino de IHC
    • Luciana Zaina (UFSCar): O aprendizado pela pesquisa – condução de iniciação científica e TCC’s em IHC

Diante da diversidade que temos nas práticas de ensino de IHC, e que podem ser compartilhadas, fomentando um ensino de qualidade em todo o Brasil, buscamos envolver todos na construção conjunta de um espaço compartilhado para troca de saberes. Esse espaço visa transpor a troca de experiência do WEIHC para além do evento, como estratégia para aproximar todos os professores de IHC do Brasil.

Encorajamos submissões ao WEIHC 2022 que discutam, entre outros, os seguintes tópicos:
  • Acessibilidade e inclusão no ensino de IHC,  
  • Ambientes virtuais de aprendizagem e outras ferramentas de interação e comunicação,        
  • Avaliação do aprendizado em IHC,        
  • Formação de docentes,        
  • Impacto no fazer docente e o dinamismo na modalidade de ensino (presencial, remoto, híbrido),    
  • Modelos alternativos e inovadores no ensino de IHC,        
  • Orientação discente em temas de ensino-pesquisa em IHC (Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho individual, Estágio),      
  • Práticas de ensino em diferentes modalidades,        
  • Produção de materiais didáticos para o aprendizado de IHC,        
  • Relatos de experiências e práticas em parceria com a Indústria,        
  • Temas emergentes em IHC na formação discente.

O evento será presencial para os inscritos no evento e terá transmissão online gratuita.

Inscrições iniciadas para os dois formatos, online e presencial!
Clique aqui e inscreva-se! Esperamos você!

Submissões

As submissões de artigos devem ter autoria anônima, podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.

Dando continuidade ao formato adotado no evento passado, o WEIHC 2022 adotará a estratégia de publicação das versões finais dos artigos aprovados, somente após a realização do evento. Assim, as pessoas autoras podem refletir nas versões finais as sugestões dadas pelos participantes do evento. Salientamos que não haverá um novo processo de revisão por pares da versão final enviada após o evento e que o número limite de páginas mantém-se em seis.

Processo de Revisão

Cada submissão será revisada por pelo menos três especialistas em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).

Apresentação dos Trabalhos

As apresentações de artigos serão feitas presencialmente durante o evento e instruções específicas serão dadas às pessoas autoras em momento oportuno.

Publicação

Será necessária a inscrição paga de ao menos uma pessoa autora e a apresentação do trabalho durante o workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação para inserção do artigo nos Anais Estendidos do IHC 2022 na SBC OpenLib.

Comitê de Programa

Anna Beatriz Marques – Universidade Federal do Ceará
Claiton Correa – Instituto Federal Farroupilha
Clodis Boscarioli – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Diego Moreira da Rosa – IFRS
Ecivaldo Matos – Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Ingrid Monteiro – Universidade Federal do Ceará
Isabela Gasparini – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Jair Leite – Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Maria Villela – Universidade Federal de Viçosa
Silvia Amelia Bim – Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Taciana Pontual Falcão – Universidade Federal Rural de Pernambuco

Coordenação

Vânia Neris (UFSCar) – vania.neris@ufscar.br
Yuska Paola Costa Aguiar (UFPB) – yuska@dcx.ufpb.br

Datas importantes

Registro do artigo: 26/08/22, era 22/08/22
Submissão do artigo: 01/09/22, era 29/08/22
Notificação dos resultados: 19/09/22
Apresentação no evento: entre 17 e 21/10/22
Envio da versão final (após o evento): 07/11/22

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)