WEIHC

O Workshop sobre Educação em IHC (WEIHC), que ocorrerá durante o IHC 2021, é o principal fórum brasileiro onde docentes, cientistas e estudantes de IHC, entre outras pessoas interessadas no tema, têm um espaço para (re)pensar e compartilhar métodos e ferramentas didáticas para o ensino e aprendizagem de IHC.

Em linha com o IHC 2021, o WEIHC neste ano será dedicado à “Educação de IHC do Caburaí ao Chuí”. O evento usará a tecnologia para reduzir a distância geográfica, nos permitindo apreciar e compreender a diversidade cultural no ensino de IHC no Brasil.  Devido à pandemia de COVID-19, a tecnologia se faz mais presente do que nunca, e é parte das nossas rotinas de trabalho, educação e lazer. A tecnologia também reduziu distâncias geográficas, aproximando fronteiras e culturas. Assim, no WEIHC deste ano, propomos refletir e discutir sobre como a diversidade cultural e suas nuances impactam o ensino de IHC no Brasil.

Tais reflexões podem incluir estudos e/ou relatos nos quais questões sócio-culturais geraram diferentes cenários para o ensino de IHC e/ou fomentaram a inclusão de práticas de ensino em parceria com a Indústria. A cultura mostra sua diversidade em diferentes formas, por exemplo: nas particularidades dos sistemas interativos e linguagens de interação; nas motivações intrínsecas e extrínsecas das pessoas usuárias; na adoção de métodos de ensino praticados na Universidade e/ou introduzidos por cada docente e etc.

No contexto da IHC, encorajamos submissões que discutam um dos seguintes tópicos:

  • impacto do distanciamento social no fazer docente,
  • resultados do uso de modelos específicos de ensino no contexto da pandemia,
  • desafios do formato online para docentes e discentes,
  • modelos alternativos e inovadores,
  • ambientes virtuais de aprendizagem e outras ferramentas de interação e comunicação,
  • acessibilidade e inclusão,
  • formação de docentes,
  • perspectivas de futuro e as contribuições da IHC neste cenário, relatos de experiências e práticas em parceria com a Indústria.

Acreditamos que a comunidade de IHC tem muito a contribuir com os desafios de repensar práticas de ensino, sejam elas presenciais, híbridas ou remotas, baseadas em tecnologias e modelos de interação e comunicação adequados e interfaces acessíveis, inclusivas e com boa usabilidade.

Vamos fazer isso juntos, em benefício da evolução da educação! Aguardamos suas reflexões e experiências!

As submissões de artigos devem ter autoria anônima, podem ser escritas em Inglês ou em Português, e devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). As submissões devem conter de 4 a 6 páginas (incluindo figuras, tabelas, diagramas, referências e anexos). As pessoas autoras devem efetuar suas submissões eletronicamente, por meio do sistema JEMS, em formato PDF.

Cada submissão será revisada por pelo menos três especialistas em IHC. Os artigos serão selecionados para publicação e apresentação com base na qualidade do trabalho, a relevância da experiência e o potencial do trabalho para motivar discussões construtivas durante o workshop. Espera-se que o artigo forneça argumentos sobre a relevância e implicações práticas de suas conclusões para a educação em IHC (preferencialmente apoiado por dados coletados em experiências de ensino/aprendizagem).

A inscrição paga de ao menos uma pessoa autora do artigo e a apresentação do trabalho durante o workshop, em formato, local e horário a serem definidos pela coordenação é obrigatória para inserção do artigo nos Anais Estendidos do IHC 2021. 

Luana Müller (PUCRS) – luana.muller@pucrs.br 
Luciana Salgado (UFF) – luciana@ic.uff.br

Prazo de submissão do artigo: 02/07/2021
Notificação dos resultados: 09/08/2021
Envio da versão final: 16/08/2021