Tópicos de Interesse

Os tópicos de interesse do IHC 2022 incluem, mas não estão limitados a:

IHC NA SOCIEDADE

– Acessibilidade e tecnologias assistivas

– Aspectos legais e éticos em IHC

– Aspectos sociais da IHC

– Atuação no mercado e indústria do profissional de IHC

– Cultura e IHC

– Ensino e pesquisa de IHC

– Gênero e minorias

– Governo eletrônico e cidadania

– Letramento digital

INTERAÇÃO COM NOVOS DISPOSITIVOS

– Interfaces 3D

– Interfaces inteligentes, adaptáveis e adaptativas

– Interfaces de usuário naturais (NUI)

– Interfaces de usuário tangíveis (TUI)

– Interfaces multimodais

– Interação sensível ao contexto; IHC para dispositivos móveis

– Novos Paradigmas de Interação

– Visualização de informação

INTERAÇÃO ENTRE ÁREAS

– Aprendizado de Máquina e IHC

– Computação ubíqua e IHC

– Educação e IHC

– Engenharia de Software e IHC

– Ergonomia em IHC

– IHC e pensamento computacional

– Internet das coisas

– Realidade virtual e realidade aumentada (VR/AR)

– Sistemas colaborativos e mídias sociais

– Sustentabilidade e IHC

ÁREAS ESPECÍFICAS DE APLICAÇÃO

– Cidades e ambientes inteligentes

– Design de interação e crianças

– Design e avaliação de jogos

– Ecodesign

– Entretenimento digital

– IHC e saúde e bem-estar

– Legado digital

– Comunidades online, redes e software social, MOOCs

PROJETO E AVALIAÇÃO DE SISTEMAS INTERATIVOS

– Análise de domínio, tarefas e usuários

– Computação afetiva e aspectos emocionais em IHC

– Design participativo

– Estudos empíricos sobre experiência ou impacto do uso de tecnologia

– Help e tutoriais em HCI

– Modelos de comunicação e colaboração para softwares sociais

– Modelos, métodos e formalismos para a aval. de interfaces

– Ferramentas e técnicas para a aval. de interfaces

– Programação por usuário final

– Valores humanos

TEORIAS E ABORDAGENS TEÓRICAS DE IHC

– Abordagens cognitivas

– Abordagens semióticas

– Engenharia cognitiva e cognição distribuída

– Engenharia Semiótica

– Semiótica organizacional

– Teoria da atividade

– Teorias de comunicação ou colaboração

– Outras abordagens teóricas

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)