Minicursos

Trabalhos Aceitos e Programação

17/10 (8h30 – 12h) – Como Organizar Hackathons Inclusivas? – George Valença (Universidade Federal Rural de Pernambuco), Rodrigo Santos (UNIRIO)

Resumo: Organizações públicas e privadas têm adotado iniciativas de inovação aberta visando promover a transformação digital a fim de aumentar a sua eficiência e oferecer resultados de valor para a sociedade. Neste contexto, as hackathons têm se tornado frequentes para criar soluções inovadoras e desenvolver habilidades específicas, o que requer estratégias para que esses eventos sejam inclusivos e que promovam a diversidade. Este minicurso visa apresentar um processo para condução de hackathons inclusivas, permitindo que os participantes as adotem para melhorar os processos de trabalho, produtos e serviços de suas organizações, que são resultados esperados para esta ferramenta de inovação aberta. O minicurso será dividido em duas etapas: apresentação de conceitos básicos e realização de uma dinâmica sobre a organização de uma hackathon inclusiva por meio da Aprendizagem Baseada em Problemas.

CANCELADO (a pedido da ministrante) – 17/10 (08h30 – 17h30) – Introdução à implementação da acessibilidade dentro do design da experiência do usuário – Livia Martins (São Paulo State University – UNESP)

Resumo: A acessibilidade digital permite que qualquer pessoa possa usar, navegar ou interagir com um produto ou serviço, com segurança, autonomia e entendimento dele. Por não conseguirmos delimitarmos ou barrarmos as pessoas de usarem algo que está livremente disponível na internet, é muito importante que os produtos sejam planejados e desenvolvidos prevendo a acessibilidade. Por isso, esse minicurso apresenta como incluir a acessibilidade digital dentro do processo de criação de um produto. Na parte teórica, serão apresentadas as definições sobre deficiências e uma introdução sobre algumas disciplinas do design da experiência do usuário. Na parte prática, verificações e validações de conteúdo e design serão apresentados para os participantes.

17/10 (14h – 17h30) – Uso do TAM – Technology Acceptance Model – no Ciclo de Design de Aplicações Computacionais – Matheus Cruz (Universidade Federal Fluminense), Flavia Bernardini (Universidade Federal Fluminense), José Viterbo (UFF), Érica Mourão (Universidade Federal Fluminense), Daniela Trevisan (Universidade Federal Fluminense)

Resumo: Quando falamos na experiência do usuário (UX) com um produto, site ou aplicativo, é importante ter em mente que a fase de teste é extremamente importante e necessária. Com isso, os testes realizados antes de um projeto estar pronto conseguem proporcionar benefícios que fazem uma enorme diferença. Na verdade, quanto antes testar protótipos, melhor. Só assim será possível perceber os erros com uma certa antecedência, o que vai dar mais tempo para eles serem solucionados. Assim sendo, o objetivo deste minicurso é aplicar o modelo TAM (Technology Acceptance Model) para validar e avaliar as aplicações computacionais ainda na fase de design e prototipagem, com o foco na percepção dos usuários. A proposta é que os participantes sejam capazes de aplicar o modelo TAM em seus protótipos ou projetos ainda na fase de design e em contrapartida obterão como resultados, indicativos, na visão dos usuários, se estão no caminho certo ou não e também saberão quais ações tomarem para corrigir ou aperfeiçoar a solução proposta. O curso será do tipo teórico-prático. Inicialmente, por meio de aula expositiva, em que serão apresentados os conceitos, definições e aplicações do modelo TAM, especificamente, durante a fase de design das soluções computacionais. Após, haverá uma etapa prática, que consiste na aplicação do modelo, em um caso real, em que será apresentado pelos instrutores, o protótipo de um aplicativo computacional e juntamente com os alunos será realizado o passo a passo de cada etapa do processo de aplicação do método e após discutiremos os resultados obtidos e quais os possíveis planos de ação a serem tomados para corrigir ou aperfeiçoar o protótipo.

CANCELADO (a pedido das ministrantes) – 19/10 e 20/10 (8h30 – 10h) – Thinking Doing Personas ágeis + Task Flow + exploração de ideias – Débora Gomes (UFMG), Karine Drumond (UFMG)

Resumo: Os processos de design são cada vez mais necessários no mundo digital. Idear personadas e atribuir a elas tarefas a partir de uma demanda real, é um processo corriqueiro de designers. Contudo as técnicas ainda são concentradas e pouco difundidas para as demais áreas. O Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais é uma enorme comunidade científica que fomenta o conhecimento da área. Em sendo assim, o objetivo desse minicurso é difundir o conhecimento através dos processos de design conduzidos no mercado e trazer para os interessados uma abordagem prática que pode ser útil para profissionais da área, estudantes, pesquisadores, interessados em pesquisa aplicada, professores, etc.

Chamada de Trabalhos

Os minicursos são eventos de curta duração sobre um tópico de pesquisa ou tecnologia atual e/ou inovador(a), relacionado(a) à área de IHC, que possibilite ao participante aprender um novo assunto vinculado à sua área de atuação e/ou extrair elementos para serem aplicados em sua pesquisa e/ou prática. O público-alvo dos minicursos envolve estudantes de graduação, de pós-graduação, profissionais da área, pesquisadores e professores, com limite máximo de 30 participantes. Os participantes poderão se inscrever nos minicursos isoladamente, sem a necessidade de participar do simpósio como um todo.

Os minicursos devem ter a duração de 3 (três) ou 6 (seis) horas e podem ser apresentados em português ou inglês.

Submissão e seleção das propostas

As propostas devem se limitar a duas páginas, em português ou inglês, utilizando o ACM Primary Article Template. Usuários do MS Word devem usar o template Interim layout.docx e usuários LaTex devem seguir o template Latex versão 1.83. As submissões devem, obrigatoriamente, conter as seguintes seções:

  1. Título, autores(as) e filiação (a submissão de minicursos não deve ser anônima);
  2. Indicação se se trata de minicurso teórico, prático ou teórico-prático;
  3. Justificativa (síntese da importância da temática em questão);
  4. Sumário estendido (explicação resumida do que será coberto em cada tópico);
  5. Público-alvo (especificar o público-alvo, delimitar o número máximo de participantes e sinalizar por que o minicurso proposto deve atrair a atenção desse público. Caso existam pré-requisitos, explicitar e justificar os mesmos);
  6. Biografia dos(as) autores(as) (apresentar cada autor(a) brevemente);
  7. Duração do minicurso (3 ou 6 horas);
  8. Idioma em que será ministrado (português ou inglês);
  9. Infraestrutura e materiais necessários e desejáveis (tais como post-its, flipcharts, projetores, etc.);
  10. Referências bibliográficas.

Os autores devem ficar atentos ao formato das referências, de acordo com o template requerido. As propostas de minicurso devem ser submetidas eletronicamente, em formato PDF, por meio do sistema JEMS.

As submissões serão revisadas e avaliadas por no mínimo 2 (dois) pesquisadores da comunidade de IHC, com o objetivo de analisar a interseção da proposta de minicurso com temas ligados à área e que sejam de interesse da comunidade.

Minicursos selecionados

Os autores dos minicursos selecionados deverão enviar como versão final um resumo de duas páginas, seguindo o mesmo template, para publicação nos Anais Estendidos do IHC 2022. Além disso, os autores devem disponibilizar recursos de apoio, como notas ou slides de curso, substanciais e autocontidos, acompanhados de uma bibliografia, aos participantes do evento, para aprofundamento dos tópicos abordados no curso.

Opcionalmente, caso tenham interesse, os autores poderão submeter um recurso de apoio no formato de capítulo de livro, seguindo o template da SBC e com no mínimo 20 páginas. Se houver a submissão de 2 (dois) ou mais capítulos, estes serão publicados como parte de um livro de minicursos na SBC OpenLib.

Os(as) autores(as) deverão autorizar a publicação do resumo e das notas do minicurso no website do evento. Um(a) apresentador(a) de cada minicurso ganhará a inscrição gratuita no evento.

Comitê de Programa

Cristiano Maciel (UFMT)
Marcos Alexandre Rose Silva (UFSM)
Silvia Berenice Fajardo-Flores (Universidad de Colima)
Maria Villela (UFV)
Edna Canedo (UnB)
Isabela Gasparini (UDESC)
Tiago Barros Pontes e Silva (UnB)
Fernanda Lima (UnB)
Amanda Melo (Unipampa)
Ana Luiza Dias (EMBRAPA)
Luciana Zaina (UFSCar)
Eduardo Tanaka (Eldorado Research Institute)
André da Silva (IFSP)
Andre Freire (UFLA)
Andrey Pimentel (UFPR)
Bruna Rodrigues da Cunha (IFSP)

Coordenação

José Viterbo Filho (UFF) – viterbo@ic.uff.br
Vinicius Carvalho Pereira (UFMT) – vinicius.pereira@ufmt.br

Datas importantes

Prazo de submissão de propostas: 28/07/22, era 14/07/22
Notificação dos resultados: 18/08/22, era 09/08/22
Envio da versão final: 16/09/22, era 16/08/22
Disponibilização dos materiais do minicurso: 26/09/22, era 23/09/22

Conteúdo dessa página

SESSÃO TÉCNICA

Acessibilidade

  1. Developing a Set of Design Patterns Specific for the Design of User Interfaces for Autistic Users
    Dayanne Gomes (UFMA), Nathasha Pinto (UFMA), Aurea Melo (UEA), Ivana Márcia Maia (IFMA), Anselmo Cardoso de Paiva (UFMA), Raimundo Barreto (UFAM), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)
  2. Flying colors: Using color blindness simulations in the development of accessible mobile games
    Mateus Carneiro (UFC), Windson Viana (UFC), Rossana Andrade (UFC), Ticianne Darin (UFC)
  3. Image Descriptions’ Limitations for People with Visual Impairments: Where Are We and Where Are We Going?
    Alessandra Jandrey (PUC-RS), Duncan Ruiz (PUC-RS), Milene Silveira (PUC-RS)
  4. Making Design of Experiments (DOE) accessible for everyone: Prototype design and evaluation
    Fabiani de Souza (CPQD), Gabriela Vechini (UNICAMP), Graziella Bonadia (CPQD)
  5. The Windows 10’s Color Filter Feature as an Aid for Color Blind People in the Use of Websites
    Isa Maria de Paiva (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO)
  6. When just Ok, is not Ok – An Experimental Study through Sequential Chronological Cuts, with Prescriptive and Semantic Analyzes on the Dynamic Translation by VLibras Avatar
    André Silva (UNIRIO), Tatiane Militão de Sá (UFF), Ruan Diniz (PUC Campinas), Simone Bacellar Leal Ferreira (UNIRIO), Sean Siqueira (UNIRIO), Saulo Cabral Bourguignon (UFF)
  7. Evaluation of Assistive Technologies from the perspective of Usability, User Experience and Accessibility: a Systematic Mapping Study
    Tatiany Xavier de Godoi (UFPR), Guilherme Guerino (UEM), Natasha Valentim (UFPR)