IHCzinho

Imagem ilustrativa - IHCzinho: "Eu fico com a pureza da resposta das crianças - é a vida, é bonita e é bonita" Gonzaguinha

Mas acreditamos que esta é uma responsabilidade de toda a comunidade. Por isto, convidamos você a gestar conosco esta iniciativa. Várias iniciativas já vêm sinalizando a necessidade dos eventos acadêmicos oferecerem atividades de acolhimento para as crianças pelas quais participantes dos eventos são responsáveis.

Veja o Guia prático para oferecimento de serviços de recreação em eventos científicos elaborado pelo Parent in Science e o artigo Espaço infantil em eventos da Sociedade Brasileira de Computação: uma necessidade ou não?

Alguns eventos já vinham realizando iniciativas presenciais. Veja a edição de 2019 da CHI – https://chi2019.acm.org/for-attendees/child-care-nursing-room/

Para participar você precisa produzir um vídeo improvisado que deverá ser gravado em conjunto por pais, mães, filhos, filhas e outros membros da família. Os personagens da história serão representados por brinquedos, bonecos, blocos de montar ou quaisquer outros objetos disponíveis em casa. É possível utilizar como cenários a mobília da casa, o jardim, construções de Lego ou qualquer outro material.

Como se trata de um vídeo improvisado, recomenda-se utilizar um smartphone comum para gravar o vídeo na posição horizontal, colocando-o tão próximo dos objetos que pareça um teatro de bonecos. Cada membro da família deve interpretar um personagem, movendo o objeto de maneira expressiva enquanto fala com entonação apropriada, tal como crianças costumam fazer em suas brincadeiras. Como apenas as mãos dos participantes ficarão visíveis no vídeo, não há necessidade de ter vergonha.

O vídeo deve ter entre 1 e 2 minutos. Quanto mais criativa, irônica, maluca, sarcástica ou engraçada for a história, melhor.

Aqui tem um exemplo para inspirar: https://www.youtube.com/watch?v=kXr0vNiEHiA

Passarinho mascote do IHC2021 versão infantil
Passarinho mascote do evento versão infantil

Os vídeos enviados serão exibidos APENAS durante o evento em 4 sessões de 20 minutos cada (programação a definir). Cada sessão terá metade do tempo dedicado à exibição de vídeos e a outra metade para diálogo aberto inspirado nos vídeos. A facilitação do diálogo estimulará a pensar o lugar da criança em IHC. Todos os participantes do evento estão convidados ao diálogo, inclusive e principalmente as crianças que participaram da produção dos vídeos, mas também as crianças que não enviaram vídeos. Não será obrigatória a presença dos autores dos vídeos durante essas sessões (IHCZinho não é um IHC para adultos pequenos!), porém, somente adultos inscritos no evento poderão enviar vídeos para o evento.

Haverá sorteio de prêmios e brindes para os participantes 😉

Essa proposta foi construída a partir da consulta à comunidade realizada por meio de um questionário distribuído nas redes do evento.

Referência: van Amstel, F. M., Gonzatto, R. F., & Moro, G. H. (2018, October). Improvised Video as a Medium for Learning and Designing Interactions. In Proceedings of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (pp. 1-11).

Envie seu vídeo até 13 de outubro de 2021, por meio deste formulário de inscrição.

Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT) – sabim@utfpr.edu.br

Frederick van Amstel (UTFPR-CT) – vanamstel@utfpr.edu.br